(UESC)
O gráfico representa a variação do grau de ionização, α, do ácido acético, CH3COOH (aq), a 25ºC, em função da concentração.
A partir da análise desse gráfico, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a capa do jornal O Pasquim.
Capa do jornal O Pasquim, 17 nov. 1969.
Disponível em:<feraneto.blog.uol.com.br>. Acesso em: 21 jul. 2013.
Na capa de O Pasquim, publicado logo após a prisão de quase toda a equipe do jornal, lê-se: Um Pasquim automático? Sem o Ziraldo, sem o Jaguar, sem o Tarso, sem o Millor, sem o Flávio, sem o Sérgio, sem o Fortuna, sem o Garcez, sem a redação, sem a contabilidade, sem a gerência e sem o caixa (foi o que li na capa) como pode?
Responda:
A) Explique por que O Pasquim pode ser considerado uma brecha na cultura do medo durante o Regime Militar.
B) Estabeleça comparações entre o papel desempenhado pelo O Pasquim durante o Regime Militar e a Imprensa no Brasil atual.
C) Cite e explique outras duas práticas que podem ser consideradas brechas na cultura do medo.
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
No sistema circulatório humano,
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(Unimontes)
“Ame-o ou deixe-o. Nós amamos”.
Anúncio da petroleira Texaco em comemoração ao Dia da Pátria de 1970, com o lema do governo militar.
Disponível em: http://blogs.estadao. com.br/reclames-do-estadao/2010/09/07/ ame-o-ou-deixe-o/> Acesso em: agosto de 2011.
No início dos anos 70, no Brasil, quando estava havendo uma intensa repressão a movimentos sociais, partidos e grupos políticos, armados ou não, o governo Médici, utilizando-se da campanha vitoriosa do tricampeonato de futebol e de uma política econômica momentaneamente favorável, conseguiu, durante algum tempo, manter a imagem de que o país era uma maravilha, que a maioria da população pensava a mesma coisa (“noventa milhões em ação”), incutindo a ideia de que aqueles que não estivessem contentes deveriam ir embora do país
(“Brasil – ame-o ou deixe-o”). (TOMAZI, Nelson D. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1997. Adaptado.)
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre as relações Estado, sociedade e democracia no Brasil, julgue as afirmativas a seguir:
Por meio de uma intensa propaganda ideológica, foi possível, por algum tempo, manter os brasileiros em geral convencidos de que viviam num país excepcional e que grande parte da população vivia bem.
Nas escolas, foram introduzidas disciplinas cujos conteúdos procuraram inculcar determinados conteúdos, valores e normas que visavam disciplinar e despolitizar o estudante, impossibilitando-o de ter uma visão crítica da realidade em que vivia.
A classe política dirigente nessa época propunha, no discurso e nas ideias, um empenho de toda a sociedade em direção à modernização do país, ao mesmo tempo em que se esforçava para a despolitização e desmobilização da sociedade.
O lema da ditadura militar, “Brasil: ame-o ou deixe-o”, propunha que qualquer um que criticasse o governo militar deveria sair ou ser retirado do país. Esse slogan ajudou a justificar prisões ilegais, torturas e extradições.
Estão corretas as afirmativas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
Analise a sequência de maturação celular representada a seguir:
O órgão no qual esse processo ocorre é a (o):
- História | 5.3 Reforma Protestante
(IFSP) As mudanças econômicas e políticas que ocorreram na Europa no início da Idade Moderna levaram a profundas modificações religiosas. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais causas da Reforma Protestante.