O indivíduo que muda de uma região para a outra, no interior de um país, é denominado um cidadão migrante. Ele pode constituir família, conseguir ocupação e fazer amigos no local para onde migrou ou, ao contrário, ter deixado tudo isso na localidade na qual morava, para tentar a sorte em outra cidade. Faz novos amigos, arranja outro emprego, sendo possível até que volte ou mande vir para junto de si seus familiares. Isto quando não migram famílias inteiras.
Mas o que leva uma pessoa a querer sair de determinado lugar para viver em outro?
(...)
Mudanças como essas parecem simples, porém mexem com diversas estruturas, acrescentando positiva ou negativamente à sociedade.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/migrante/home.html. Acesso em 01/07/2010
Como se chama o tipo de deslocamento que está sendo descrito no texto?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Texto
O LEGADO FEMININO NAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO
Definitivamente, as mulheres
deixaram sua marca nas Olimpíadas de
Tóquio, que se encerram neste domingo. Elas
se destacaram desde a abertura dos Jogos,
[5] com a escolha da japonesa Naomi Osaka,
uma tenista negra, para acender a pira
olímpica, em uma edição com participação
recorde de atletas femininas: 48,8% do total.
Essas atletas, das mais diferentes
[10] nacionalidades, não só encantaram o mundo
com suas conquistas históricas e quebras de
recordes, como também jogaram luz sobre as
discriminações, preconceitos e o sexismo ao
qual ainda hoje muitas delas são submetidas,
[15] seja no esporte ou em tantas outras áreas.
GAROTAS DOURADAS
As atletas brasileiras, em especial,
voltam para a casa podendo comemorar o
maior número de pódios em uma única
[20] edição dos jogos, desde que a nadadora
Maria Lenk entrou para a história nacional
como a 1ª mulher brasileira a participar de
uma Olimpíada em 1932.
Uma trajetória que começou com a
[25] dança da nossa ‘Fadinha do Skate’? A
maranhense Rayssa Leal, de apenas 13 anos
de idade, a mais jovem atleta brasileira a
subir no pódio olímpico até hoje. Garantiu a
prata no ‘skate street’, uma das novas
[30] modalidades olímpicas que fizeram sua
estreia em Tóquio.
Em seguida, veio Rebeca Andrade, 1ª
ginasta brasileira a ganhar uma medalha
olímpica. Na verdade, ela fez história em
[35] dose dupla: com 1 medalha de ouro no salto
e outra prata no individual geral. O que lhe
garantiu o merecido convite para ser a porta-
bandeira do Brasil no encerramento dos
Jogos de Tóquio.
[40] Como ficar indiferente ao ouro
olímpico de Ana Marcela Cunha na maratona
aquática ou da dupla Martine Grael e Kahena
Kunze, amigas de infância e, agora,
bicampeãs olímpicas na classe 49er FX da
[45] vela?
Cabe ainda uma reverência à seleção
feminina de vôlei, que conseguiu chegar à
final, a despeito do baque sofrido com a
perda de uma de suas principais jogadoras,
[50] flagrada em exame antidoping na reta final
da disputa. Aplausos também à garra de
Beatriz Ferreira na busca de um ouro inédito
para o boxe feminino.
Medalhistas essas que ajudaram o
[55] Brasil a ter, em Tóquio, o seu melhor
desempenho em Olimpíadas, superando as
19 conquistadas no Rio de Janeiro em 2016.
Das 21 medalhas trazidas na
bagagem de volta para casa, 9 foram
[60] conquistadas por elas, refletindo o equilíbrio
entre homens e mulheres na composição da
delegação brasileira que desembarcou este
ano no Japão.
MUITO ALÉM DA PARIDADE
[65] Mas a pauta levantada pelas atletas
femininas desta edição olímpica foi muito
além da bem-vinda paridade de gênero, que
será adotada a partir dos Jogos de Paris em
2024.
[70] A ginasta norte-americana Simone
Biles, por exemplo, chegou ao Japão em
busca de um recorde de 6 medalhas de ouro,
o que a tornaria a atleta olímpica mais bem-
sucedida de todos os tempos. Acabou
[75] voltando para os Estados Unidos com uma
prata e um bronze, o suficiente para se
consagrar como a mulher negra mais
vitoriosa da história olímpica da ginástica
artística.
[80] Fora da arena olímpica, Biles ainda
deflagrou o debate mundial sobre a saúde
mental de atletas de alto rendimento. Isso,
após ela abandonar parte das provas que
disputaria e expor publicamente que estava
[85] lidando com twisties, uma espécie de
bloqueio mental que desorienta atletas em
movimentos que desafiam a gravidade.
PROTESTO CONTRA O SEXISMO
Já a equipe de ginastas da Alemanha
[90] marcou posição com a opção das atletas de
usar macacões até o tornozelo em vez dos
tradicionais collants, em protesto contra a
sexualização da ginástica artística feminina.
Um posicionamento político que
[95] reforça a discussão aberta, durante o último
campeonato europeu de handebol, sobre
como o sexismo se reflete no controle dos
uniformes de atletas. Na ocasião, a equipe
feminina da Noruega foi multada em 1,5 mil
[100] euros ao trocar o biquíni pelo short,
permitido apenas para homens, na
modalidade de praia.
MÃES OLÍMPICAS
A meio-fundista queniana Faith
[105] Kipyegon foi outra a fazer história em Tóquio,
ao vencer a prova dos 1.500 metros feminino
e bater o recorde olímpico que resistia desde
os Jogos de Seul, em 1988. E de quebra,
ainda deu uma resposta dourada àqueles que
[110] ela se afastou por 1 ano das pistas, em 2017,
para ser mãe.
Um enredo parecido com o
enfrentado por Allyson Felix, que conquistou
sua 10ª medalha em Tóquio e se igualou a
[115] Carl Lewis como a maior medalhista olímpica
do atletismo dos Estados Unidos. Ela já havia
ultrapassado a marca do ex-velocista
jamaicano Usain Bolt, em 2019, e se tornado
a maior medalhista da história em
[120] Campeonatos Mundiais, apenas 10 meses
após o nascimento da filha.
Aliás, quando engravidou da filha,
Felix indignou-se quando seus patrocinadores
propuseram a redução de 70% dos seus
[125] ganhos. Não só expôs publicamente a
discriminação contra atletas grávidas e mães,
como liderou uma campanha nos Estados
Unidos, que aboliram contratos deste tipo no
país. Fica assim a lição dessas maravilhosas
[130 ] mulheres olímpicas, que nos remetem a
imagens incríveis como a protagonizada pela
atleta holandesa Sifan Hassan, que caiu, se
levantou e venceu uma eliminatória para a
prova dos 1.500 m do atletismo feminino.
VASCONCELOS, ADRIANA. O LEGADO FEMININO NAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO. Disponível em https://www.poder360.com.br/opiniao/olimpiada/o-legadofeminino-nas-olimpiadas-de-toquio-escreve-adrianavasconcelos. Acesso em 16 de agosto de 2021. (Texto adaptado.)
O texto tem como propósito
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Papel canson ou cartolina branca no tamanho A4
- Lápis, canetinha, lápis de cor
Desenvolvimento:
1 – Anunciar o exercício aos alunos: o desenho do perfil de meu colega.
2 – Pedir que observem o rosto do colega atentando para o lugar dos olhos, do nariz, da boca, onde nascem os cabelos etc. Normalmente os erros de observação mais comuns dizem respeito:
aos olhos próximos da linha do nariz:
ao cabelo nascendo no alto da cabeça:
ao pescoço mais fino que o desenho do rosto:
à posição dos braços:
3 – Estas questões devem ser abordadas no momento em que o professor orienta a observação, mas não devem ser uma imposição ao desenho das crianças. O mais importante aqui é levar os alunos a representarem no desenho o modo como eles percebem a personalidade do colega (do que ele mais gosta, como usa o cabelo, como gosta de se vestir) e encontrar uma forma de deixar isto visível no trabalho inclusive utilizando a contraforma (fundo) para demonstrar tais percepções.
4 – Os resultados podem ser fixados em colorsets coloridos e expostos nas paredes da escola.
Curiosidades sobre as proporções idealizadas do rosto humano:
- A sobrancelha dita onde nasce a orelha.
- A orelha termina na altura da boca.
- A boca é do tamanho definido pelas íris dos olhos.
- Entre os dois olhos a distância é de um olho.
- É de um olho também a largura do nariz.
- O pescoço nasce atrás das orelhas.
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Se f(x) = log10(x) e x > 0, então f(1/x) + f(100x) é igual a
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
Texto base: Leia o trecho a seguir, retirado de uma das mais importantes obras do escritor inglês William Shakespeare. Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma o movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. SHAKESPEARE, William. HAMLET. (Fragmento)
Enunciado:
- A) Identifique quais características do renascimento cultural europeu estão presentes no texto.
- B) A partir de sua análise do texto, você acredita que o renascimento contribui para a construção de uma visão mais otimista quanto ao valor e as capacidades do ser humano? Justifique sua resposta
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO
Texto base: Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://goo.gl/2d646E>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
A tendência política radical de direita que surgiu em meados da década de 1920 na Europa é chamada de nazi-fascismo e teve seus expoentes na figura de Hitler na Alemanha e de Mussolini da Itália.
a) Cite duas características em comum entre os dois regimes.
b) Explique o que significa dizer que ambos os governos eram totalitários.