Texto base: Leia o trecho a seguir, retirado de uma das mais importantes obras do escritor inglês William Shakespeare. Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma o movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. SHAKESPEARE, William. HAMLET. (Fragmento)
Enunciado:
- A) Identifique quais características do renascimento cultural europeu estão presentes no texto.
- B) A partir de sua análise do texto, você acredita que o renascimento contribui para a construção de uma visão mais otimista quanto ao valor e as capacidades do ser humano? Justifique sua resposta
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Tarde Cinzenta
A 13tarde de inverno é perfeita. O tempo nublado acinzenta tudo. Mesmo os mais 11empedernidos cultores da agitação, do barulho, das cores, hoje se rendem a uma certa passividade e melancolia. Os espíritos 12ensimesmados reinam; os ativos pagam tributo à reflexão. Sem o sol, que provoca a 1rudeza dos contrastes, 2tudo é sutil, tudo é suave.
Tardes assim nos reconciliam com o efêmero. 18Longe das 3certezas substanciais, ficamos flutuando entre as 4névoas da dúvida. A superficialidade, que aparentemente plenifica, dissolve-se; acabamos ancorados no porto das insatisfações. E, ao invés de nos perenizarmos como singularidade, desejamos subsumir na névoa...como a 14montanha e a tarde.
A vida sempre para numa tarde assim. É como se tudo congelasse. Moléculas, músculos, máquinas e espíritos interrompem seu 5furor produtivo 19e se rendem, estáticos, à 6magia da tarde cinzenta.
20Numa tarde assim, não há senão uma coisa a fazer: contemplar. O espírito, carregando consigo um corpo por vezes contrariado, 7aquieta-se e divaga; 8torna-se receptivo a tudo: aos mínimos sons, 24às réstias de luz que atravessam a névoa, ao lento e pesado progresso que tudo conduz para o fim do dia, para o mergulho nas brumas da noite. 25As narinas absorvem com prazer um odor que parece carregado de umidade; a pele sente o toque enérgico do frio. O langor impõe-se e comanda esse estar-no-mundo como que suspenso por um tênue fio 21que nos liga, timidamente, à vida ativa.
Nas tardes cinzentas, o coração balança entre a paz e a inquietação, 23porque a calma e o silêncio inquietam. 9O azáfama anestesia; 10o não fazer deixa o espírito alerta — como um nervo exposto a qualquer acontecer.
Não há jamais nada de espetacular nas 15tardes cinzentas, a não ser o espetáculo da própria tarde. E este é grandiosamente simples: ar friorento, claridade difusa que se perde no cinza, contemplação, inatividade e o contraditório do espírito aguçado e acuado por esse acontecer minimalista da vida.
Na tarde fria e cinzenta, corpos se rendem ao aconchego de 16roupas macias ou de braços macios em abraços suaves. Somente olhares e corações conservam o fogo das paixões. As vozes agudas e imperativas transformam-se em sons baixos, quase guturais, que muitas vezes convertem-se em sussurros, como temendo quebrar a magia da tarde.
Não nos iludamos com as aparências: não há necessariamente tristeza nas tardes cinzentas. Mas também não existe aquela alegria inconsequente dos dias cálidos e dourados pelo sol. 22Existe, sim, um equilíbrio perfeito, numa equidistância entre o tédio e a euforia, fazendo-nos caminhar sobre um 17tênue fio distendido entre o amargor e a satisfação, entre o entusiasmo e o tédio. Tudo isso, porém, só se mostra aqui e ali, em meio à bruma difusa, ao cinza que permeia tudo.
Uma simples tarde cinzenta pode parar o mundo, pode deter a vida. Somente por um instante. Mas talvez apenas nos corações sensíveis.CARINO, J.Disponível em: http://www.almacarioca.net/tarde-cinzenta-j-carino/Acesso em: 23 ago. 2010. (Adaptado)
A locução conjuntiva que substitui a conjunção destacada na oração “porque a calma e o silêncio inquietam.” (ref. 23), sem provocar alteração de sentido, é:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Segundo dados apurados no Censo 2010, para uma população de 101,8 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade e que teve algum tipo de rendimento em 2010, a renda média mensal apurada foi de R$ 1 202,00. A soma dos rendimentos mensais dos 10% mais pobres correspondeu a apenas 1,1% do total de rendimentos dessa população considerada, enquanto que a soma dos rendimentos mensais dos 10% mais ricos correspondeu a 44,5% desse total.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 16 nov. 2011(adaptado).
Qual foi a diferença, em reais, entre a renda média mensal de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais ricos e de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais pobres?
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UEFS)
No campo elétrico criado por uma esfera eletrizada com carga Q, o potencial varia com a distância ao centro dessa esfera, conforme o gráfico. Considerando-se a constante eletrostática do meio igual a 1,0. 1010N.m²/"C² , a carga elétrica, em Coulomb, existente na esfera é igual a
- Literatura | 5.3 Contemporâneo(ENEM 2010 2º APLICAÇÃO)ReclameSe o mundo não vai bem
a seus olhos, use lentes
... ou transforme o mundo
ótica olho vivo
agradece a preferênciaCHACAL et al. Poesia marginal. São Paulo: Ática, 2006.
Chacal é um dos representantes da geração poética de 1970. A produção literária dessa geração, considerada marginal e engajada, de que é representativo o poema apresentado, valoriza
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Use the verbs in parentheses in the Simple Past to complete the dialogue.
Gabriel: Hi, Luana. What _________ you _____________ (do) last weekend?
Luana: I _______________ (run) the Marathon.
Gabriel: Oh, really! Where _______________ it?
Luana: It was in my city, to commemorate its anniversary.
Gabriel: Who _______________ you _______________ (go) with?
Luana: I _______________ (go) with my friends.
Gabriel: When _______________ it _______________ (happen)?
Luana: It _______________ (happen) on Sunday morning.
Gabriel: How _______________ you _______________(like) it?
Luana: I really _______________(enjoy) it.
Gabriel: _______________you _______________(win)?
Luana: No, we _______________(be) the last ones to arrive.