No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que abolia a escravidão. O quadrinho abaixo revela que muitos da sociedade comemoraram a decisão, mas foi um processo difícil.
Disponível em: < http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=3796>. Acesso 27 de maio de 2015.
Após a abolição da escravatura, identifique quais mudanças aconteceram na sociedade brasileira em relação à vida dos negros e à vida dos donos de escravos.
Questões relacionadas
- Literatura | 4.3 Naturalismo
“Era Noca, que vinha toda alterada.
─ Nossa Senhora! Quebrou-se o espelho grande do salão!
─ Quem foi que o quebrou? Perguntou Nina, para dizer alguma coisa.
─ Ninguém sabe. Veja só, que desgraça estará para acontecer! Espelho quebrado: morte ou ruína.
─ Morte! Se fosse a minha...”
(Júlia Lopes de Almeida, A Falência. Campinas: Editora da Unicamp, 2018, p. 257.)
O diálogo apresenta a reação das personagens femininas ao incidente doméstico com o objeto de decoração no palacete de Botafogo.
Assinale a alternativa que justifica a fala final de Nina.
- Física | D. Capacitores
Capacitores são dispositivos que podem armazenar energia quando há um campo elétrico em seu interior, o qual é produzido por cargas elétricas depositadas em suas placas. O circuito ao lado é formado por um capacitor C de capacitância 2μFe por duas fontes de fem, consideradas ideais, com ε1= 10 V e ε2= 15 V.
Assinale a alternativa correta para a energia elétrica armazenada no capacitor C.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.01 Pronome Relativo: Funções Sintáticas
Leia o trecho inicial do terceiro capítulo do romance Memórias póstumas de Brás Cubas:
Mas, já que(1) falei nos meus dois tios, deixem-me fazer aqui um curto esboço genealógico.
O fundador da minha família foi um certo Damião Cubas, que(2) floresceu na primeira metade do século XVIII. Era tanoeiro de ofício, natural do Rio de Janeiro, onde(3) teria morrido na penúria e na obscuridade, se somente exercesse a tanoaria. Mas não; fez-se lavrador, plantou, colheu, permutou o seu produto por boas e honradas patacas, até que(4) morreu, deixando grosso cabedal a um filho, licenciado Luís Cubas. Neste rapaz é que verdadeiramente começa a série de meus avós – dos avós que a minha família sempre confessou, – porque o Damião Cubas era afinal de contas um tanoeiro, e talvez mau tanoeiro, ao passo que o Luís Cubas estudou em Coimbra, primou no Estado, e foi um dos amigos particulares do vice-rei Conde da Cunha.
[...]
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
Há quatro palavras marcadas no texto. Duas delas são usadas para retomar algum termo já mencionado, evitando repeti-lo. Essas palavras, os pronomes relativos, estão marcadas pelos números
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem que compara dois tipos de raízes.
Disponível em: <http://files.bioplanta.webnode.com/200000003-3df6e3ffb7/raiz[1]%20(2).jpg>. Acesso em: 14 out. 2012.
A) Explique qual a vantagem do primeiro tipo de raiz em relação ao segundo.
B) Explique por que em regiões de mineração é comum encontrar plantas com o primeiro tipo de raiz em maior número do que as plantas com raízes do segundo tipo.
- Química | 1.4 Ligações Químicas
Essas placas adesivas são ricas em proteínas, as quais possuem em abundância o aminoácido LDopa. Esse aminoácido possui, em sua cadeia lateral, um grupo catechol (dihidroxibenzeno), que tem papel essencial na adesão do mexilhão à superfície rochosa. A figura ilustra um esquema da placa adesiva do mexilhão e um esquema da principal interação entre o grupo catechol e a superfície do óxido de titânio, que representa uma superfície rochosa.
A adesão do mexilhão à rocha deve-se principalmente à interação intermolecular do tipo: