Desde que a Terra se formou, a todo instante as substâncias que estão nela presentes estão continuamente se transformando. Durante o dia, as plantas transformam a água e o gás que dá a essa mudança.carbônico em glicose e oxigênio, por meio da fotossíntese. Assinale a alternativa com o nome se
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Bandejas de isopor
- Papel canson
- Rolo de pintura
- Tesoura sem ponta
- Tinta guache – cores variadas
- Palitinho ou lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar com os alunos sobre a iso-gravura, que é uma técnica para fazer xilogravura usando o isopor.
- Inspirada na xilogravura, a iso-gravura é uma técnica adaptada para se utilizar das possibilidades do carimbo(principalmente para crianças). Tem como suporte o isopor ao invés da madeira.
- Fonte: http://artenacontemporaneidade.blogspot.com.br/2010/08/isogravura.html
- O professor vai distribuir as bandejas para os alunos e pedir para eles recortarem as bordas pois vão trabalhar somente na parte plana do isopor.
- Peça aos alunos para desenhar forçando o lápis até afundar o isopor. Cuidado se for escrever palavras, pois as letras ficam invertidas.
-
- Ajuste as bordas da placa, para que o desenho fique com uma moldura bonita depois de estampado.
- Escolha a cor da tinta e passe o rolinho na placa de isopor, cobrindo bem toda a superfície.
-
- Pedir aos alunos para virar o isopor na folha de papel e fazer pressão sobre a placa para transferir o desenho. Retire o isopor com cuidado para não borrar o desenho.
- Espere secar
-
- Fonte: http://obviousmag.org/archives/2014/02/tecnica_de_como_fazer_xilogravura_com_isopor.html
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MATERIAL
- Bandejas de isopor
- Papel canson
- Rolo de pintura
- Tesoura sem ponta
- Tinta guache – cores variadas
- Palitinho ou lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar com os alunos sobre a iso-gravura, que é uma técnica para fazer xilogravura usando o isopor.
- Inspirada na xilogravura, a iso-gravura é uma técnica adaptada para se utilizar das possibilidades do carimbo(principalmente para crianças). Tem como suporte o isopor ao invés da madeira.
- Fonte: http://artenacontemporaneidade.blogspot.com.br/2010/08/isogravura.html
- O professor vai distribuir as bandejas para os alunos e pedir para eles recortarem as bordas pois vão trabalhar somente na parte plana do isopor.
- Peça aos alunos para desenhar forçando o lápis até afundar o isopor. Cuidado se for escrever palavras, pois as letras ficam invertidas.
-
- Ajuste as bordas da placa, para que o desenho fique com uma moldura bonita depois de estampado.
- Escolha a cor da tinta e passe o rolinho na placa de isopor, cobrindo bem toda a superfície.
-
- Pedir aos alunos para virar o isopor na folha de papel e fazer pressão sobre a placa para transferir o desenho. Retire o isopor com cuidado para não borrar o desenho.
Espere secar
Fonte: http://obviousmag.org/archives/2014/02/tecnica_de_como_fazer_xilogravura_com_isopor.html
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
: A questão refere-se ao enunciado a seguir, a respeito do conceito de ambiguidade, e da propaganda divulgada num outdoor pela Assistência Funeral SINAF. Leia-os e observe-os com atenção. Ambiguidade é a possibilidade de uma mensagem ter dois sentidos. Ela, às vezes, é provocada pela má organização das palavras na frase. Ex.: - “Onde está a cachorra da sua mãe?” (Que cachorra? A mãe ou a cadela criada pela mãe?). - “O cadáver foi encontrado perto do banco.” (Uma casa bancária ou um banco de jardim?). Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vício_de_linguagem - 16/10/2009 - adaptado. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ8_08.htm - 16/10/2009.
No outdoor, a imagem supostamente empolgada e espírito jovial de um senhor idoso, associada à frase Como arrumar uma coroa, pode ser identificada
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe the text and answer the questions.
Available at: http://anewdomain.net/2013/04/03/history-of-the-mobile-phone-infographic-motorola-dynatac-1973-plus-mobile-1946-innovations/. Accessed on May 27th 2015.
A) When did the first mobile telephone call occur? _____________________________________________________
B) Where did it occur? ___________________________________________________________________________
C) When was the first SMS message sent? ___________________________________________________________
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Explique por que os registros a seguir são considerados fontes históricas escritas e/ou materiais.
- História - Fundamental | 06.3.As primeiras cidades.
Como era feita a divulgação das notícias e dos comunicados na Antiguidade?