Na figura abaixo estão representadas objetos formados por sólidos geométricos.
A partir da observação da figura, identifique quais dos materiais escolares mostrados acima são formados por superfícies planas.
Questões relacionadas
- História | 3.4 Ditadura Militar
Sobre as manifestações ocorridas no Brasil, no ano de 1968, considere as seguintes afirmativas:
1. O fim do milagre econômico, com suas consequências econômicas e sociais, foi uma das razões que levaram a tais manifestações.
2. Em 1968 houve várias greves de trabalhadores. Algumas delas terminaram pacificamente; outras, sob repressão do aparato militar do governo.
3. Um marco para o desencadeamento de várias dessas manifestações no Brasil foi o assassinato de um estudante, pela polícia, quando ele participava de uma passeata.
4. O ponto alto da convergência dessas manifestações foi a chamada Passeata dos Cem Mil, realizada nesse ano.
5. Uma reação do Marechal Castelo Branco às manifestações foi a promulgação do Ato Institucional nº 1, que restabelecia direitos civis e políticos aos cidadãos.
Assinale a alternativa correta.
- Sociologia - Fundamental | 6. Gênero e Sexualidade
(Unesp 2019) Por muitíssimo tempo escreveu-se a história sem se preocupar com as mulheres. No século XII assim como hoje, masculino e feminino não andam um sem o outro. As damas de Guînes e as damas de Ardres tiveram todas por marido um ás da guerra, senhor de uma fortaleza que seu mais remoto ancestral havia edificado.
O texto trata de relações desenvolvidas num meio social específico, durante a Idade Média ocidental. Nele
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O gosto da cor
18/fev/10
Segundo Johannes Itten, pintor, professor e ensaísta místico, uma das figuras mais importantes da primeira fase da Bauhaus, existem sete contrastes de cor. Por contraste, Itten generalizou os principais atributos das cores em: matiz, luminosidade, saturação, complementaridade, temperatura, simultaneidade, efeito de peso e distanciamento.
Os três primeiros definem uma cor qualquer, segundo um sistema tridimensional de cores, uma das poucas maneiras de fixarmos um padrão de cor ou uma amostra standard de cor.
São, portanto, “contrastes físicos” da cor e podem ser traduzidos por equações matemáticas. Os demais são de sentido psicológico. Certas cores causam em nós sensações de calor ou frio, de aproximação ou distanciamento, de maior acentuação cromática ou mesmo de modificação, dependendo do seu entorno (simultaneidade). Como também disse Josef Albers, um outro mestre da Bauhaus, a cor está em constante modificação.
* Por Nelson Bavaresco
Mas é só isso? Evidentemente que não. Sempre há mais e mais coisas a respeito da cor, uma sensação que só existe em nossa mente. A cor é sempre virtual no site do nosso cérebro e depende daquilo que aprendemos em nossa infância e, provavelmente, até mesmo antes do nascimento. Assim, a cor está em nós e a descrevemos pelo poder da linguagem.
Apenas para suscitar outras mentes, vamos falar um pouco daquilo que chamo de “Oitavo Contraste”, isto é, o gosto da cor. Meu interesse sobre essa área surgiu quando descobri, num sebo de São Paulo, o livro “A cor do gosto”, de autoria do médico brasileiro Octacílio de Carvalho Lopes, editado pela Anhanguera, em 1959.
Um livro muito bem escrito quanto às descrições da cor. Entretanto, faltou metodologia na extensa pesquisa que Lopes realizou por muitos anos. Ele pedia aos amigos, colegas e clientes para anotarem suas opiniões sobre o gosto das cores, mas sem uma planilha e uma escala de cores.
Por mais que tabulemos seus resultados, é difícil alguma conclusão coerente, tantas são as associações entre as cores e os sabores. Por exemplo: sabemos que o branco tanto pode ser doce, associado ao açúcar, ou salgado, associado ao sal. Assim, estabelecer um método de pesquisa para essa área do gosto não é nada fácil. De qualquer forma, foi um trabalho pioneiro em sua época. E isto no Brasil!
Estudando outros autores, eu acabei chegando a um esquema bastante simples: cores quentes são mais “comestíveis” enquanto as cores frias são bem menos. Segundo diversos autores, incluindo Goethe e Itten, o azul é a cor menos “comestível” do leque de cores básicas.
Mas isso pode sofrer muitas variações, principalmente culturais. Preto não é uma cor comestível, mas na cultura do Brasil, temos a nossa famosa feijoada. Na Itália e Espanha há o famoso arroz “sul tinta” pretejado pela tinta da lula. Por outro lado, é certo que cores quentes, como o alaranjado provocam maior apetência, sendo indicadas para refeitórios, enquanto esquemas azuis seriam apropriados para spas, onde a perda de peso é um dos objetivos dos programas nesse tipo de estabelecimento.
No Cecor adotamos quatro acordes para os gostos das cores. E atribuímos valores conceituais entre mais, mais mais, mais menos e menos menos, como na figura abaixo.
Estamos certos que temos com isso uma aproximação especulativa quanto aos efeitos desse oitavo contraste, como um gráfico de orientação quanto à escolha de cores relacionadas ao estado de apetência ou da falta dele.
http://www.mundocor.com.br/cores/cores_gosto.asp
De acordo com o texto acima, associamos as cores aos sabores, através de sensações e percepções. Proponha aos alunos que pesquisem um pouco sobre o assunto em livros, revistas, jornais e sites, e observem as cores utilizadas nos ambiente onde envolve a degustação, como restaurantes, supermercados, lanchonetes, etc.
Abra um espaço para que os alunos possam compartilhar as informações pesquisadas e observadas, para que discutam se existe um padrão em relação à essa associação das cores e sabores. Depois proponha que montem alguns cardápios, que tenham um resultado harmonioso, pratos coloridos. Talvez esse seja um momento em que seria interessante que procurassem em revistas páginas de receitas, ou mesmo em livros de receitas, pratos que consideram harmoniosos em relação às cores. Proponha que elejam uma das sugestões criadas por eles e executem, a produção pode ser fotografada.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el poema y, a continuación, contesta la pregunta.
Busca en el poema el nombre de dos alimentos saludables.
- Matemática | 15.1 Ponto
João é morador de Brasília, a capital do Brasil. Ele mora na SQN 202, trabalha na SQN 204, e percorre diariamente o trajeto indicado no mapa abaixo, seguindo de A até B.
Orientando-se pelos pontos cardeais desenhados no mapa, qual é a orientação da trajetória que João deve seguir desde sua residência até seu local de trabalho?