Analise a tabela a seguir e responda à questão.
O tempo de desenvolvimento dos animais aparece na tabela como tempo de gestação e tempo de incubação.
A) A qual grupo dos vertebrados pertencem os animais que possuem período de gestação?
B) A qual grupo dos vertebrados pertencem os animais que possuem período de incubação?
C) Explique a diferença entre a forma de desenvolvimento dos filhotes desses dois grupos de animais vertebrados.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Textos para à questão.
TEXTO I O RIO
Sempre sonhando rumo ao mar,
como uma canção de prata,
vai cantando em seus cristais
desde a noite até a alvorada;
vem carregado de pássaros,
vem cheirando à montanha,
sempre sonhando rumo ao mar,
caminho que nunca acaba. Cesáreo Rosa-Nieves, In: Poemas com sol e sons – Poesia latino-americana para meninas e meninos.
São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 56. TEXTO II A BACIA HIDROGRÁFICA DO SÃO FRANCISCO O rio principal é o São Francisco, que tem o apelido de Velho Chico. Ele nasce em Minas Gerais e percorre 3 160 quilômetros, passando pela Bahia, por Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O São Francisco é muito importante na economia do Nordeste. Ele permite a agricultura em suas margens e sua água é também usada para irrigar terras distantes. Além disso, abriga as usinas hidrelétricas de Xingó e Paulo Afonso. Entre os afluentes estão os rios Carinhanha e Pardo. Almanaque Recreio. São Paulo: Abril, 2003. p. 74.
Você observou como as ideias foram organizadas em cada um deles. No poema, elas foram escritas em versos; no texto informativo, em parágrafos.
O texto informativo serve para:
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
De acordo com o geógrafo Jurandyr Ross, “[...] consolidam- se na parte externa da superfície da Terra e por isso passam por um processo de esfriamento rápido. Entre os exemplos mais comuns estão o basalto, o riolito, o fonolito e as obsidianas”.
(Fonte: ROSS, Jurandyr L. Sanches (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008, p. 40)
Com base na descrição, o autor se refere as
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Às 9 horas e 35 minutos, o diretor comunicou a dois alunos do colégio que não haveria aula no dia seguinte. Após 5 minutos, cada um comunicou esta notícia a outros dois alunos que, por sua vez, comunicaram cada um, a outros dois e, assim, sucessivamente. Isto foi feito sempre a cada 5 minutos, e todos os alunos receberam a notícia uma única vez. Exatamente às 10 horas, o número de alunos que receberam essa notícia foi
- Biologia
(CFTMG) O mexilhão dourado, originário da Ásia, chegou acidentalmente ao continente sul-americano trazido pela água de lastro dos navios. Por ter uma grande capacidade reprodutiva e dispersiva e pela ausência de predadores na fauna brasileira, causa desequilíbrios ambientais e prejuízos econômicos. Esse molusco é considerado uma espécie
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
O suor e a lágrima
[1] Fazia calor no Rio, quarenta graus e
qualquer coisa, quase quarenta e um. No dia
seguinte, os jornais diriam que fora o dia
mais quente deste verão que inaugura o
[5] século e o milênio. Cheguei ao Santos
Dumont, o voo estava atrasado, decidi
engraxar os sapatos. Pelo menos aqui no Rio
são raros esses engraxates, só existem nos
aeroportos e em poucos lugares avulsos.
[10] Sentei-me naquela espécie de cadeira
canônica, de coro de abadia pobre, que
também pode parecer o trono de um rei
desolado de um reino desolante.
O engraxate era gordo e estava com
[15] calor — o que me pareceu óbvio. Elogiou
meu sapato, cromo italiano, fabricante
ilustre, os Rossetti. Uso-o pouco, em parte
para poupá-lo, em parte porque quando
posso estou sempre de tênis.
[20] Ofereceu-me o jornal que eu já havia
lido e começou seu ofício. Meio careca, o
suor encharcou-lhe a testa e a calva. Pegou
aquele paninho que dá brilho final nos
sapatos e com ele enxugou o próprio suor,
[25] que era abundante.
Com o mesmo pano, executou com
maestria aqueles movimentos rápidos em
torno da biqueira, mas a todo o instante o
usava para enxugar-se — caso contrário, o
[30] suor inundaria o meu cromo italiano.
E foi assim que a testa e a calva do
valente filho do povo ficaram manchadas de
graxa e o meu sapato adquiriu um brilho de
espelho, à custa do suor alheio. Nunca tive
[35] sapatos tão brilhantes, tão dignamente
suados.
Na hora de pagar, alegando não ter nota
menor, deixei-lhe um troco generoso. Ele me
olhou espantado, retribuiu a gorjeta me
[40] desejando em dobro tudo o que eu viesse a
precisar no resto dos meus dias.
Saí daquela cadeira com um baita
sentimento de culpa. Que diabo, meus
sapatos não estavam tão sujos assim, por
[45] míseros tostões fizera um filho do povo suar
para ganhar seu pão. Olhei meus sapatos e
tive vergonha daquele brilho humano
salgado como lágrimas.
CONY, Carlos Heitor. In: Eu aos pedaços: memórias. São Paulo: Leya, 2010. p. 114-115.
O enunciador do texto parte de um acontecimento prosaico, comum, ordinário, que o faz refletir. Assinale a opção que expressa o acontecimento que o leva a essa reflexão.