Analise a imagem a seguir que mostra as etapas do processo produtivo do papel.
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- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Script lido pelo professor: Listen and circle: Hello! I’m Butty, the butterfly
- Biologia | 15. Evolução
Sobre o processo evolutivo, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
O anjo da noite Às dez e meia, o guarda-noturno entra de serviço. Late o cãozinho do portão no primeiro plano; ladra o cão maior no quintal, no segundo plano: de plano em plano, até a floresta, grandes e pequenos cães rosnam, ganem, uivam, na densa escuridão da noite, todos sobressaltados pelo trilar¹ do apito do guarda-noturno. Pelo mesmo motivo, faz-se um hiato³ no jardim, entre os insetos que ciciavam e sussurravam nas frondes²: que novo bicho é esse que começa a cantar com uma voz que eles julgam conhecer, que se parece com a sua, mas que se eleva com uma força gigantesca? Passo a passo, o guarda-noturno vai subindo a rua. Já não apita: vai caminhando descansadamente, como quem passeia, como quem pensa, como um poeta numa alameda silenciosa, sob árvore em flor. Assim vai andando o guarda-noturno. Se a noite é bem sossegada, pode-se ouvir sua mão sacudir a caixa de fósforos, e até adivinhar, com bom ouvido, quantos fósforos estão lá dentro. Os cães emudecem. Os insetos recomeçam a ciciar. O guarda-noturno olha para as casas, para os edifícios, para os muros e grades, para as janelas e os portões. Uma pequena luz, lá de cima: há várias noites, aquela vaga claridade na janela; é uma pessoa doente? O guarda-noturno caminha com delicadeza, para não assustar, para não acordar ninguém. Lá vão seus passos vagarosos, cadenciados, cosendo a sua sombra com a pedra da calçada. Vagos rumores de bondes, de ônibus, os últimos veículos, já sonolentos, que vão e voltam quase vazios. O guarda-noturno, que passa rente às casas, pode ouvir ainda a música de algum rádio, o choro de alguma criança, um resto de conversa, alguma risada. Mas vai andando. A noite é serena, a rua está em paz, o luar põe uma névoa azulada nos jardins, nos terraços, nas fachadas: o guarda-noturno para e contempla. [...] MEIRELES, Cecília. Quadrante 2. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1963. Vocabulário de apoio:
- 1. Trilar: gorjear, trinar.
- 2. Fronde: copa, folhagem.
- 3. Hiato: vazio, lacuna.
- a) Uma das principais características da crônica é o fato de o cronista tomar como ponto de partida um assunto do cotidiano ou um acontecimento sem um significado de grande relevância. Como esse aspecto aparece evidenciado no texto?
- b) De quem é a reflexão que se manifesta por meio da pergunta feita no final do primeiro parágrafo?
- c) Ainda considerando a pergunta feita no final do primeiro parágrafo, levante uma hipótese: por que o autor deixa de empregar as marcas convencionais do discurso direto, tais como o travessão ou as aspas?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: A escrita é uma grande invenção do homem. Precisamos da escrita e por isso é importante conhecermos a sua história: onde, quando, e como os homens começaram a usá-la como forma de informação. Leia o texto a seguir e responda à questão. A escrita não é recente, ela surgiu há milhões de anos a.C., os povos da pré-história não tinham nenhuma escrita alfabética, mas tinham várias formas de registrar, comunicar e conhecer através de gestos, sinais, marcas e desenho. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas. Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita em forma de cunha, usando placas de barro, onde cunhavam a escrita. Muito do que sabemos hoje sobre esse período da história devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época. Os egípcios antigos também desenvolveram a escrita quase na mesma época que os sumérios, mas, porém, existiam duas formas de escritas: a demótica, a mais simplificada, e a hieroglífica, mais complexa formadas por desenhos e símbolos com difícil compreensão. As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamada papiro (planta ciperácea), que era produzida a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para escrever. Já na Roma Antiga, no alfabeto romano havia somente letras maiúsculas. Portanto, na época em que estas começaram a ser escritas, utilizou-se de hastes de bambu ou penas de pato e outras aves, onde ocorreu uma modificação em sua forma original, pois se criou um novo estilo de escrita denominado uncial, que resistiu até o século VIII e foi utilizado na escritura de Bíblias. Na Idade Média, no século VIII, um monge inglês elaborou outro estilo de alfabeto atendendo ao período do imperador Carlos Magno. Contudo, este novo estilo também possuía letras maiúsculas e minúsculas que com o passar do tempo, essa forma de escrita passou por alterações, tornado-se complexa para a leitura. Portanto, no século XV, alguns eruditos italianos incomodados com esse estilo complexo, criaram um novo estilo de escrita. No ano de 1522, um outro italiano, chamado Lodovico Arrghi foi o responsável pela publicação de caligrafia que deu origem ao estilo que hoje nos denominamos de itálico. Com o passar do tempo, todas as civilizações se viram necessitadas a registrar suas ações do cotidiano, como conquistas, festas, rituais, entre outros. A escrita foi um dos principais instrumentos para a grande evolução da humanidade, devido ao grande crescimento da população, o que faz surgir essa necessidade da comunicação. No entanto, o que não deveria acontecer é que algumas pessoas que têm mais domínio da escrita acabam desvalorizando outras que não tem um domínio da escrita alfabética, mas que dominam suas próprias falas, sendo desvalorizadas e, às vezes, extintas por determinadas influências da escrita alfabética. Disponível em: http://pt.shvoong.com/humanities/history/1786707-hist%C3%B3ria-da-escrita/#ixzz1YsBJldxg. Acesso em: 17 out. 2010 (adaptado).
Enunciado:
A história da escrita, nas diversas culturas, é caracterizada pela necessidade que o homem possui de
- Matemática - Fundamental | 07. Grandezas e Medidas
O desenho a seguir, nos mostra a figura de uma casa dividida em cômodos. Analise o desenho para resolver a questão.
Mariana e mais cinco amigos estavam na sala assistindo à TV. Paula e seu filho estavam no quarto 1 dormindo. Antônia tomava banho. Ciro e João faziam um delicioso macarrão para todos na cozinha.
Depois de algum tempo, José e Leo, que estavam na sala, foram para o quarto 2 estudar.
Depois desta movimentação quantas pessoas estão ocupando cada cômodo da casa?