Texto base: Observe a imagem a seguir
Disponível em: <http://crv.sistti.com.br/sistema_crv_dotnet/imagens/md_ef_ci/2009-03-10_17/image010.gif> Acesso em: 26 nov. 2016.
Enunciado:
a)Explique o processo de formação do carvão mineral.
b)Aponte o principal problema ambiental gerado pelo uso do carvão mineral como fonte de energia.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais:
- Você certamente possui os materiais sugeridos no item 02 do desenvolvimento em sua sala de aula
- Cartolina branca no tamanho A4 divida ao meio, assim:
- Lápis grafite 2B
- Lápis de cor
- Objetos sugeridos no item 05 do desenvolvimento ou no item 02 das observações
- Uma caixa decorada ou baú capaz de conter os objetos definidos segundo a proposta da atividade
Desenvolvimento:
1 - Comente com os alunos sobre a memória visual e sua importância para o artista. Olhar quase nunca é ver. Precisamos ter concentração, mas é preciso saber também que nossa memória pode ser treinada. Mesmo quando o artista está diante de um objeto a ser desenhado, ele precisa olhar para ele várias vezes. Há também aqueles artistas capazes de realizar, com competência, um desenho de memória.
2 - Comece propondo alguns jogos capazes de exercitar nossa memória. Veja algumas sugestões:
- Mostrar objetos, fotos, brinquedos, blocos coloridos, etc. Por alguns segundos, remover e depois perguntar qual foi o objeto retirado.
- Mostrar um grupo de gravuras para a criança durante 3 a 8 segundos. Cubra-os, remova uma ou duas gravuras do grupo e depois pergunte o nome dos objetos retirados.
3 - É possível também elaborar com os alunos um jogo de memória feito com cartõezinhos de cartolina branca e formas geométricas colocadas ou, até mesmo, se possível, figuras iguais.
4 - Outro exercício interessante são os jogos dos sete erros contidos em revistas de palavras cruzadas.
5 - Ao final destes exercícios, divida a turma em grupos de quatro componentes cada. Escolha um objeto que deverá ser apresentado para cada grupo. Cada criança deverá manipular com cuidado o objeto, observando sua forma, sua cor, a proporção entre as partes componentes do objeto.
6 - Em seguida, distribua a cartolina com uma linha divisória. Recolha os objetos nos grupos e coloque-os em uma caixinha previamente preparada para isso. Poderá também ser um saquinho colorido, um bauzinho. Do lado esquerdo do papel, cada criança deverá desenhar seu objeto de memória e colorir o desenho.
7 - Realize anotações das falas das crianças ao longo do processo.
8 - Em seguida, entregue novamente o objeto para que realizem do lado direito da folha um desenho - agora olhando para o objeto. Colorir.
9 - Realize uma exposição dos resultados, montando o papel com os dois desenhos sobre papel colorset colorido. Coloque junto aos desenhos os respectivos objetos e as frases que você registrou devidamente impressas.
Observações:
1 - Sugiro que os objetos escolhidos tenham formas simples, mas que sejam inusitados em relação ao cotidiano das crianças, por exemplo, um ferro de passar roupa, chapéu ou boné, luminária ou abajur, sapato feminino com salto, uma chaleira. Observe que são objetos com formas simples. Evite algo muito elaborado.
2 - Outra sugestão seria que todos os objetos fossem antigos. Não sei qual o grau de facilidade para consegui-los. Talvez até mesmo as crianças possam trazê-los de casa. Neste caso, além do exercício do desenho de memória, estaria presente a possibilidade de conversar sobre como estes objetos auxiliavam no dia a dia das pessoas, por exemplo, o ferro à brasa. Gosto de refletir sobre o fato de que tendemos a considerar o mundo em que nascemos como se fosse assim desde sempre - e não é. Acredito ser uma reflexão interessante a ser feita com os alunos. É importante pensar a respeito das mudanças rápidas dos últimos anos e como estará o futuro quando olhamos para um passado muito recente onde não havia luz elétrica, computador ou celular. Até mesmo o consumo poderá ser motivo de reflexão neste momento.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Tiendas para niños
Los niños necesitan muchas cosas. Las compras para ellos nunca se acaban. Ropa, juguetes, mobiliario, complementos… en la tienda o desde casa a través de Internet. Las posibilidades en el mercado son inmensas. Hoy queremos enseñarte algunas de las mejores tiendas para niños, para que encuentres lo que buscas para tu hijo.
Tiendas de ropa hay muchas tanto pequeños y grandes comercios como compras a través de la Red. Además de las líneas modernas, puedes optar por ropa de calidad de estilo tradicional. Si eso es lo que buscas, no dudes en entrar a PuntoBebé una tienda online creada por un grupo de mujeres que confeccionan ropa de bebé de forma artesanal. Los modelos son exclusivos y se hacen por encargo. Las tiendas de juguetes son numerosas y suelen ofrecer mucha variedad. Desde las más conocidas como Toys’R’ Us, que cuenta además con cunas, canastillas y otras necesidades, o Imaginarium, una cadena creativa que divierte a los pequeños a la vez que trata de formarles.
Pero existen otras cadenas menos conocidas pero a las que merece la pena echar un vistazo. Este es el caso de Eurekakids una tienda especializada en jugueterías que cuenta además con mobiliario y otros complementos. Sus tiendas se sitúan por toda Europa y están presentes en muchas ciudades de nuestro país. Sus productos se dirigen desde a recién nacidos a niños de 12 años y pueden adquirirse también a través de su web.
Otros comercios ofrecen variedad de productos. Prenatal es otra de las más conocidas. Sus tiendas, normalmente en grandes superficies, están llenas de moda para tu hijo, pero también de mobiliario, tronas, cunas, carritos de paseo, etc. Dedicando un poco de tiempo a buscar, puedes encontrar la más variada oferta a los mejores precios.
http://www.cosasdebebes.es/las-mejores-tiendas-para-ninos/
(A) ¿Cuál es el tiempo en que está escrito el texto? (Presente, pasado, futuro)
(B) Comprueba la respuesta al ítem anterior retirando del texto dos fragmentos diferentes.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Fija la atención en el texto que sigue para contestar la pregunta.
LA PASTA DE DIENTES QUE PREDICE EL TIEMPO Elena Sanz 10/01/2011 David Carr, del Media Lab del Instituto MIT (EE UU), ha desarrollado un dispensador inteligente que proporciona un sabor diferente a la pasta de dientes que utilizamos en función de la previsión meteorológica. En concreto, la pasta sabe a menta cuando la temperatura exterior es fría. Si el sol sale por la mañana, el cepillado dental tendrá un agradable sabor a canela. Y si el color de la pasta se torna azul quiere decir que la lluvia viene en camino.
El dispositivo consiste en un expendedor plástico de pasta dental conectado a un ordenador que puede informarse de las condiciones climatológicas a través de un software. El sistema distribuye los diferentes sabores dependiendo del pronóstico.
Los científicos del MIT elaboraron el dentífrico como parte de un proyecto que pretende integrar objetos de uso diario con las tecnologías de la comunicación. De este modo, en lugar de ver la televisión, leer un diario o consultar Internet para confirmar el pronóstico del tiempo y saber qué ropa ponernos, obtendremos la información sin necesidad de cambiar nuestra rutina diaria. Disponible en: http://www.muyinteresante.es/la-pasta-de-dientes-que-predice-el-tiempo. Acceso en 20 dec. 2011.
Enunciado:
¿Podemos confirmar que la pasta sufre modificación al identificar informaciones sobre el tiempo? ¿Cómo?
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
No heredograma abaixo, a característica representada em negrito é dominante ou recessiva e qual o genótipo do indivíduo número 6, respectivamente?
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Marca la alternativa que presenta las opciones de ropas adecuadas para las previsiones de lluvia y nieve.