No heredograma abaixo, a característica representada em negrito é dominante ou recessiva e qual o genótipo do indivíduo número 6, respectivamente?
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FUVEST 2011 1° FASE) É assim extremamente simples a estrutura social da colônia no primeiro século e meio de colonização. Reduz-se em suma a duas classes: de um lado os proprietários rurais, a classe abastada dos senhores de engenho e fazenda; doutro, a massa da população espúria dos trabalhadores do campo, escravos e semilivres. Da simplicidade da infraestrutura econômica – a terra, única força produtiva, absorvida pela grande exploração agrícola – deriva a da estrutura social: a reduzida classe de proprietários e a grande massa, explorada e oprimida. Há naturalmente no seio desta massa gradações, que assinalamos. Mas, elas não são contudo bastante profundas para se caracterizarem em situações radicalmente distintas.
Caio Prado Jr., Evolução política do Brasil. 20ª ed. São Paulo: Brasiliense, p.28-29, 1993 [1942].
Neste trecho, o autor observa que, na sociedade colonial,
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km² de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo.
Disponível em: http://www.wwf.org.br. Acesso em: 23 abr. 2010.
Segundo este levantamento, a densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km², é de:
- História - Fundamental | 01. Minha vida de criança
Os museus nos mostram como as pessoas de outras épocas e lugares pensavam, viviam, se relacionavam, estudavam, etc. Todo museu colabora com a preservação da história de um lugar, de um povo e de uma época.
Coloque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Museu é um lugar de preservação da memória.
( ) Museu é um espaço de brincadeira.
( ) Museu é um espaço onde ficam guardados objetos para serem pesquisados.
( ) Museu é um espaço de conhecimento que educa.
( ) Museu é um espaço que não preserva a nossa história.
( ) Existem muitos tipos de museus.
- Ciências - Fundamental | 12. Desequilíbrios Ambientais e Suas Soluções
Texto base: Leia o segmento de notícia abaixo.
Antes de chegar à Cidade Um*, o rio Tietê passa pela região metropolitana de São Paulo e recebe esgoto e poluentes químicos. Na margem há sujeira de todo o tipo e os moradores lamentam que a água tão poluída não consiga ser reaproveitada. Se fosse limpa, a água poderia ser captada e resolveria o problema de abastecimento do município em outras regiões ao longo do rio. Em Cidade Dois*, a pouco mais de 400 quilômetros de Cidade Um*, a realidade é bem diferente. O rio Tietê não é poluído – ao contrário, é o trecho mais limpo do estado de São Paulo. São 58 km de extensão e a cidade foi a primeira não ribeirinha a captar água do Tietê para abastecimento público. Hoje, 55 mil moradores recebem na torneira de casa a água retirada diretamente do rio. * os nomes das cidades foram substituídos.
Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/08/poluicao-impede-uso-do-rio-tiete-para-amenizar-falta-dagua-em-itu.html>. Acesso em: ago. 2014. Adaptado.
Enunciado:
A situação retratada no texto
- Biologia | 09. Botânica
A luminosidade é um fator de grande influência no crescimento dos caules pois, normalmente, eles têm um crescimento em direção à luz, o chamado fototropismo positivo.
Assinale a alternativa que contém o nome do principal hormônio vegetal envolvido no fototropismo positivo dos caules.