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As migrações podem ter diversas motivações. Em casos de guerra, elas quase nunca são voluntárias, surgindo assim, os refugiados de guerra.
Apresente as principais implicações humanitárias desse tipo de migração.
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Sabe-se que as DST (doenças sexualmente transmissíveis) têm-se difundido intensamente nos últimos anos, principalmente em função da falta de informação de como evitá-las e também por causa das mudanças de valores relativos à sexualidade, ao uso de drogas, entre outros.
Qual preocupação pode diminuir os riscos de contaminação com as DST?
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DICIONÁRIO FEITO POR CRIANÇAS REVELA UM MUNDO QUE OS ADULTOS NÃO ENXERGAM MAIS
[1] Em abril, aconteceu a Feira do Livro de Bogotá, e um dos maiores sucessos foi um livro chamado Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças. Nele, há um dicionário com mais de 500 definições para 133 palavras, de A a Z, feitas por crianças.
O curioso deste “dicionário infantil” é como as crianças definem o mundo através daquilo que [5] os adultos já não conseguem perceber. O autor do livro é o professor Javier Naranjo, que compilou informações ao longo de dez anos durante as aulas. Ele conta que a ideia surgiu quando ele pediu aos seus alunos para definirem a palavra “criança”, e uma das respostas que lhe chamou atenção foi: “uma criança é um amigo que tem o cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir cedo”.
[10] Veja outros verbetes do livro e as idades das crianças que os definiram:
• Adulto: pessoa que, em toda coisa que fala, fala primeiro dela mesma. (Andrés, 8 anos) • Água: transparência que se pode tomar. (Tatiana, 7 anos) • Branco: o branco é uma cor que não pinta. (Jonathan, 11 anos) • Camponês: um camponês não tem casa, nem dinheiro, somente seus filhos. (Luis, 8 anos) [15] • Céu: de onde sai o dia. (Duván, 8 anos) • Dinheiro: coisa de interesse para os outros com a qual se faz amigos e, sem ela, se faz inimigos.
(Ana María, 12 anos) • Escuridão: é como o frescor da noite. (Ana Cristina, 8 anos) • Guerra: gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz. (Juan Carlos, 11 anos) [20] • Inveja: atirar pedras nos amigos. (Alejandro, 7 anos) • Mãe: mãe entende e depois vai dormir. (Juan, 6 anos) • Paz: quando a pessoa se perdoa. (Juan Camilo, 8 anos) • Solidão: tristeza que dá na pessoa às vezes. (Iván, 10 anos) • Tempo: coisa que passa para lembrar. (Jorge, 8 anos) • Universo: casa das estrelas. (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br, 22/05/2013.
O curioso deste “dicionário infantil” é como as crianças definem o mundo através daquilo que os adultos já não conseguem perceber. (l. 4-5)
Adultos e crianças, embora usando a mesma linguagem, não veem e não descrevem o mundo da mesma maneira.
Com base no conteúdo desse fragmento, pode-se concluir que qualquer descrição da realidade apresenta a seguinte característica:
- Biologia | 14. Biotecnologia
Um paciente, com câncer sanguíneo (linfoma) e infectado por HIV, fez quimioterapia e recebeu um transplante de células-tronco da medula óssea de um doador resistente ao HIV. Como resultado, tanto o câncer como o HIV retroagiram neste paciente. O receptor mais usado pelo HIV para entrar nas células do corpo é o CCR5. Um pequeno número de pessoas resistentes ao HIV tem duas cópias mutadas do gene do receptor CCR5. Isso significa que o vírus não pode penetrar nas células sanguíneas do corpo que costumam ser infectadas. O paciente recebeu células‐tronco da medula óssea de um doador que tem essa mutação genética específica, o que fez com que também ficasse resistente ao HIV.
Disponível em https://www.bbc.com. Acesso em: 20 mar. 2019 (adaptado).
A terapia celular a que o texto se refere
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Os olhos são órgãos complexos e essenciais para a percepção visual do mundo que nos cerca. Além de captar e transmitir informações visuais para o cérebro, eles são capazes de se adaptar a diferentes intensidades de luz e cores.
Por que os nossos olhos precisam da luz para ver?
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Uma gimnosperma conhecida como cedrinho (Cupressus lusitanica) é uma opção de cerca-viva para quem deseja delimitar o espaço de uma propriedade. Para isso, mudas dessa espécie são plantadas a intervalos regulares. Podas periódicas garantem que o espaço entre as mudas seja preenchido, resultando em uma cerca como a ilustrada na imagem.
Para se obter uma cerca-viva de altura controlada, que crie uma barreira física e visual, deve-se