Uma barra de chocolate de 100 g tem 350 calorias. Para ingerir apenas das calorias, quantos gramas de chocolate alguém pode comer?
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
O mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas. Até há pouco, certos campos – cultura, esporte, religião – ficavam fora do seu alcance. Agora, são absorvidos pela esfera do mercado. Os governos confiam cada vez mais nele (abandono dos setores de Estado, privatizações).
RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003.
No texto é apresentada uma lógica que constitui uma característica central do seguinte sistema socioeconômico:
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
Um dos distúrbios afetadores da visão faz com que a imagem visual não seja focada diretamente na retina. Esse problema pode ter origem quando o globo ocular é mais alongado ou o cristalino tem uma distância focal curta.
O distúrbio descrito causa
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Canetinhas coloridas
- Papel cartolina ou canson em tam. A4
- Lápis de escrever
Desenvolvimento:
1 – Pedir às crianças que posicionem a folha de papel sobre a carteira, peguem seu lápis (não pode ser lapiseira) e fechem os olhos para, ao sinal do professor, rabiscarem a folha de forma aleatória (evitar rabiscar na mesma direção ou em apenas uma área do papel).
2 – O professor deve marcar no máximo 10 segundos e com uma palma, por exemplo, encerrar os movimentos das crianças sobre o papel.
3 – Em seguida, solicitar a elas que descubram figuras escondidas no emaranhado de linhas e tracem sobre seus limites uma linha com a canetinha colorida.
4 – Depois de identificada a forma principal, as crianças poderão colorir o desenho.
5 – Pode-se também completar a imagem para melhor visualização da forma que se pretende alcançar.
6 – Dar um nome ao seu desenho.
- Matemática - Fundamental | 07.2. Planificação de sólidos geométricos
A planificação de um cubo é sempre formada por seis quadrados congruentes. Mas há diferentes maneiras de unir esses quadrados para obter uma planificação.
Dentre as figuras abaixo, a única que não representa a planificação de um cubo é:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
O EFEITO CASA
Nas últimas edições dos jogos olímpicos, o país-sede tem melhorado seu desempenho em relação à edição anterior – e piorado na olimpíada seguinte (em número de medalhas). Veja o exemplo da Austrália.
Escreva todos os números que indicam quantidade de medalhas ganhas em ordem crescente, sem repeti-los.