Texto base: Enxada [...] – Bão dia, patrão. Vim buscá sua semente, plantá. – Leva, preguiçoso, ladrão. – Preguiçoso, ladrão, num sou não. Vou plantá seus arrôis. Inté amanhã tá tudo plantado. No rancho não tem decumê. Somente guarapa fria de rapadura. [...] CORALINA, Cora. Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais. São Paulo. Gaudi Editorial, 2008. p. 213.
No trecho do poema “Enxada”, de Cora Coralina, a variante linguística apresentada está mais próxima da linguagem de
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Pode-se representar o número de indivíduos de cada nível trófico por uma pirâmide de números. O diagrama ao lado representa uma pirâmide de números.
Assinale a alternativa que identifica corretamente os organismos indicados no diagrama.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL
58.
Baile da Ilha Fiscal (óleo sobre tela, Francisco Figueiredo, Museu Histórico Nacional)
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Baile_da_Ilha_Fiscal. Acesso em novembro de 2009.
No sábado, dia 09 de novembro de 1889, os salões do Palácio da Ilha Fiscal, na entrada da Baía de Guanabara foram palco do baile mais extraordinário promovido pelo Império. Foi também o último, o apagar das luzes da monarquia no Brasil, realizado apenas seis dias antes que as forças republicanas instaurassem no país a nova ordem.
Pedro II quando entrava pelo tapete vermelho tropeçou. Amparado por dois jornalistas, não chegou a cair. Espirituoso, teria dito: “Como vêem, a Monarquia escorregou, mas não caiu”.
VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Editora Objetiva,2002
O Baile da Ilha Fiscal ficou conhecido como o símbolo do final da Monarquia. A crise da Monarquia é decorrente, dentro outros fatores:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir sobre a Revolução Russa.
"A Rússia, madura para a revolução social, cansada de guerra e à beira da derrota, foi o primeiro dos regimes da Europa Central e Ocidental a ruir sob as pressões e tensões da Primeira Guerra Mundial. A explosão era esperada, embora ninguém pudesse prever o momento e ocasião da detonação. […] A fragilidade do regime se revelou quando as tropas do Czar, mesmo os leais cossacos de sempre, hesitaram e depois se recusaram a atacar a multidão, e passaram a se confraternizar com ela. Quando, após quatro dias de caos, elas se amotinaram, o Czar abdicou […]”.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914- 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 66-67.
O autor do texto refere-se aos momentos iniciais da Revolução de Fevereiro de 1917 que foi motivada pelo
- Matemática - Fundamental | 05. Interpretando tabelas e gráficos
Leia a reportagem e responda o que se pede.
QUEDA LIVRE A 36 KM DE ALTITUDE
Em tempos de esportes radicais e fartura de patrocínio para aventureiros, está difícil uma proeza realmente inédita. A exceção é o projeto de Felix Baumgartner. Em dia ainda indefinido, entre junho e julho, ele saltará de um balão de hélio na estratosfera, a 36 quilômetros de altitude, e, se der tudo certo, se tornará o primeiro homem a quebrar a barreira do som em queda livre. (...)
A que altura do solo Felix Baumgartner estará quando já tiver percorrido ¼ da distância? Escreva a sua resposta em quilômetros.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the question and mark the answer.