Na escola em que Marcelo estuda,dos estudantes participam das aulas facultativas aos sábados.
Marque a alternativa que apresenta a figura que representa corretamente essa quantidade de alunos. Considere que essa quantidade de alunos seja representada pela região mais escura de cada figura.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 05. Vírus e Viroses
(UECE) Com relação ao modo de transmissão de algumas doenças virais correlacione as colunas abaixo:
I. Sarampo ( ) Picada de inseto.
II. Poliomielite ( ) Mordedura, lambedura ou arranhadura por animal infectado.
III. Raiva ( ) Contato direto, pelo ar, com pessoas doentes.
IV. Febre amarela ( ) Contaminação por via digestiva.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Química | A. Modelos Atômicos
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder às questões abaixo:
A luz branca é composta por ondas eletromagnéticas de todas as frequências do espectro visível. O espectro de radiação emitido por um elemento, quando submetido a um arco elétrico ou a altas temperaturas, é descontínuo e apresenta uma de suas linhas com maior intensidade, o que fornece “uma impressão digital” desse elemento. Quando essas linhas estão situadas na região da radiação visível, é possível identificar diferentes elementos químicos por meio dos chamados testes de chama.
A tabela apresenta as cores características emitidas por alguns elementos no teste de chama:
Elemento
Cor
sódio
laranja
potássio
violeta
cálcio
vermelho-tijolo
cobre
azul-esverdeada
Em 1913, Niels Böhr (1885-1962) propôs um modelo que fornecia uma explicação para a origem dos espectros atômicos. Nesse modelo, Bohr introduziu uma série de postulados, dentre os quais, a energia do elétron só pode assumir certos valores discretos, ocupando níveis de energia permitidos ao redor do núcleo atômico.
Considerando o modelo de Böhr, os diferentes espectros atômicos podem ser explicados em função
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(PUC-PR) Um sistema de cargas pontuais é formado por duas cargas positivas +q e uma negativa -q todas de mesma intensidade, cada qual fixa em um dos vértices de um triângulo equilátero de lado r. Se substituirmos a carga negativa por uma positiva de mesma intensidade, qual será a variação da energia potencial elétrica do sistema? A constante de Coulomb é denotada por k.
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
[1] Em outubro de 1917, os bolcheviques (maioria,
em russo) lideraram uma revolução, invadiram o palácio
do czar, subiram pelas escadarias e derrubaram séculos de
[4] absolutismo, instalando um governo de operários e camponeses.
Tudo mentira. Os bolcheviques não eram maioria,
o czar não morava no palácio de inverno (ele abdicara em
[7] março e estava preso a quilômetros de distância). Em outubro
de 1917, não havia mais monarquia, e a Rússia era uma
república mambembe. Os poucos revoltosos entraram no
[10] palácio por janelas laterais, e o prédio não estava guarnecido
por tropa capaz de defendê-lo. A cena da tomada do palácio,
com uma heroica multidão subindo sua escadaria, foi uma
[13] invenção do cineasta Sergei Eisenstein. Ele teve a ajuda de
cinco mil figurantes, e a filmagem, em 1928, causou mais
danos ao palácio que a sua tomada em 1917. A grandiosidade
[16] de Eisenstein fez que suas cenografias engolissem a realidade.
O massacre da escadaria de Odessa, do Encouraçado
Potemkin, também não aconteceu.
Elio Gaspari. O centenário da Rússia de 1917. In: O Globo, 11/1/2017, p. 16 (com adaptações).
Tendo o trecho precedente como referência, julgue o item.
Questões relacionadas às minorias foram ignoradas quando da formação da URSS, tendo a unificação do território sido a principal preocupação política dos russos.
- Matemática - Fundamental | 2.1 Conjuntos dos Números Inteiros
Um número somado ao seu antecessor e a seu sucessor resulta em 183. Quais são esses números?