(PUC-PR) Um sistema de cargas pontuais é formado por duas cargas positivas +q e uma negativa -q todas de mesma intensidade, cada qual fixa em um dos vértices de um triângulo equilátero de lado r. Se substituirmos a carga negativa por uma positiva de mesma intensidade, qual será a variação da energia potencial elétrica do sistema? A constante de Coulomb é denotada por k.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UNIME) Pediatras, ginecologistas e endocrinologistas têm recebido, em seus consultórios, um número crescente de pacientes com sinais de puberdade precoce — processo que culmina com o evento que caracteriza o problema: a ocorrência da primeira menstruação (menarca) antes dos 10 anos. Esse adiantamento no relógio da puberdade, que, segundo as estimativas, atinge cerca de 10% das meninas, pode trazer consequências indesejáveis se não for cuidado adequadamente.
(NETO, 2014)
Uma abordagem de aspectos da fisiologia reprodutiva normal permite afirmar:
- Geografia | 5.1 População
(PUC-RS) Considere o gráfico com a Pirâmide Etária do Rio Grande do Sul de 2010.
Sobre a população gaúcha e suas características, apresentadas na pirâmide, está correto o que se afirma em:
- Física
(UTFPR) Estamos deixando de usar lâmpadas incandescentes devido ao grande consumo de energia que essas lâmpadas apresentam. Se uma lâmpada de 60W ficar ligada durante 10 minutos, produzirá um consumo de energia, em joules, igual a:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UPE) A liofilização é uma técnica, que tem sido aplicada para a conservação de vários produtos alimentícios. Indicada para produtos que tenham constituintes sensíveis ao calor, como proteínas e vitaminas, a liofilização conserva as propriedades nutritivas, pois as membranas das células não se rompem com a perda do vapor de água. O produto é colocado em câmaras herméticas, e o ar de dentro é removido por meio de bombas de alto vácuo, criando a condição para que ocorra a sublimação da água, que é retirada para compartimentos específicos.
Adaptado de: http://www.unilago.edu.br/
Nesse processo, ocorre a:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2013 2º APLICAÇÃO)
Fronteira. Condição antidemocrática de existência das democracias, distinguindo os cidadãos dos estrangeiros, afirma que não pode haver democracia sem território. Em princípio, portanto, nada de democracia sem fronteiras. E, no entanto, as fronteiras perdem o sentido no que diz respeito às mercadorias, aos capitais, aos homens e às informações que as atravessam. As nações não podem mais ser definidas por fronteiras rígidas. Será necessário aprender a construir nações sem fronteiras, autorizando a filiação a várias comunidades, o direito de voto múltiplo, a multilealdade.
ATTALI, J. Dicionário do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001 (adaptado).
No texto, a análise da relação entre democracia, cidadania e fronteira apresenta sob uma perspectiva crítica a necessidade de