Analise as figuras a seguir.
A parte sombreada de cada uma das figuras, em relação à figura total, pode ser representada por uma fração. A maior das frações corresponde à figura de número:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01.3.Vestígios arqueológicos: locais de pesquisa de historiadores e de arqueólogos.
Leia os textos a seguir e responda à questão.
TEXTO 01
Os tipos de sítios arqueológicos Existem muitos sítios arqueológicos registrados que são conhecidos, mas também podem existir aqueles que não foram descobertos e que ainda não conhecemos, ou aqueles que foram destruídos e nunca poderemos saber como eram. Por isso, são importantes as pesquisas arqueológicas na preservação dos vestígios, para que as pessoas possam conhecer o passado [...] HERBERTS, Ana Lúcia, COMERLATO, Fabiana. Patrimônio arqueológico: para conhecer e conservar. Florianópolis: Eletrosul /DPM- Departamento de Patrimônio Imobiliário e meio Ambiente,2003. P. 11-12.
TEXTO 02
Aos poucos, o Brasil se dá conta de que sua história começou muito antes de 1500. Um povo pouco conhecido dos arqueólogos descobriu o litoral pelo menos cinco mil anos antes de Pedro Álvares Cabral. Seu maior legado são os sambaquis [...] que desafiam a imaginação dos cientistas há mais de mil anos, mas só na última década começaram a fornecer indícios de como viviam os primeiros habitantes do litoral brasileiro [...] FRUET. Henrique, Revista Isto é digital. Edição 1641, 14 mar.2001. Disponível em:< < http://www.istoe.com.br> Acesso em: 08 maio 2014. (Fragmento)
A) Conforme o texto 01, explique o que são sítios arqueológicos.
B) Conforme o texto 02, explique o são sambaquis.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Um professor, depois de corrigir as provas de sua turma, percebeu que várias questões estavam muito difíceis. Para compensar, decidiu utilizar uma função polinomial f, de grau menor que 3, para alterar as notas x da prova para notas y = f(x), da seguinte maneira:
A nota zero permanece zero.
A nota 10 permanece 10.
A nota 5 passa a ser 6.
A expressão da função y = f(x) a ser utilizada pelo professor é
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Analise a charge:
(SCHMIDT, Mario. História Crítica, São Paulo: Editora Atual, 1995, p. 141)
A partir da análise, EXPLIQUE a crítica feita pela charge a um dos princípios do nazi-fascismo.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Confidência do Itabirano
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem
[horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.
(FUVEST 2016 1° FASE) No texto de Drummond, o eu lírico
- Sociologia - Fundamental | 5. Direitos
Analise o cartaz a seguir.
Disponível em: http://aprendizdofuturo.blogspot.com.br/p/1-ao-5-ano-do-ensino-fundamental.html
Acesso em 05 jul. 2013.
Esse cartaz faz referência a uma política do Ministério da Educação para garantir um princípio que está na Constituição Brasileira desde 1988, mas que ainda é descumprido no país. Este princípio trata da