Uma fundação que atende crianças recebe doações de livros e brinquedos dos moradores do bairro onde fica situada. Veja o gráfico que mostra as doações recebidas durante o ano de 2017.
A partir do gráfico, é possível concluir corretamente que a fundação arrecadou
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 8.01 Colonização e Independência
Em 2012 o petróleo africano representava cerca de 5% das reservas e 7% da produção mundial. O sector é dominado pela Nigéria, o maior produtor do continente, com reservas para 41 anos e receitas anuais de 90 a 100 mil milhões de dólares. Segue-se Angola com reservas para 21 anos (o valor duplicou de 2001 a 2010) e receitas de 60 a 70 mil milhões de dólares por ano. No gás natural o destaque vai para Moçambique (a produção na bacia do Rovuma pode ultrapassar os 100 milhões de toneladas na próxima década) e a vizinha Tanzânia. Ambos os paises ameaçam tornar-se players relevantes no cenário mundial do gás (os estudos indicam que as reservas na costa do Indico podem ultrapassar as da Venezuela ou Emirados Arabes Unidos, ficando ligeiramente atrás das dos Estados Unidos). Na costa oriental (Atlântico) Angola, Nigéria, Camarões, Guiné-Equatorial e Gabão também terão uma palavra a dizer sobre o futuro do setor.
Disponível em:<http://www.exameangola.com/pt/?det=33128&id=1999&mid=>. Acesso em: 04 mar. 2014
Alguns países africanos ricos em petróleo ou em minerais metálicos estão crescendo economicamente muito acima da média mundial. Contudo, para muitos especialistas, isso não necessariamente levará ao fim dos problemas socioeconômicos e políticos africanos. Apresente duas análises considerando
A) os aspectos positivos do crescimento econômico.
B) os eventuais problemas de um crescimento feito a partir das exportações de commodities minerais.
- História | 4.2 Baixa Idade Média
“O conhecimento histórico é sempre (...) uma consciência de si mesmo: ao estudar a história de uma outra época, os homens não podem deixar de compará-la com seu próprio tempo (...). Mas, ao comparar a nossa época e a nossa civilização com as outras épocas e civilizações, corremos o risco de lhes aplicar a nossa própria medida(...)”. (GUREVICH, Aron. As categorias da cultura medieval. Lisboa: Editorial Caminho, p. 15).
Aplicando o raciocínio exposto acima aos sentidos que a Idade Média adquiriu em diferentes tempos históricos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Atualmente, os historiadores entendem o medievo na sua multiplicidade, com suas especificidades regionais e temporais, ao mesmo tempo que mostram a permanência e a relevância de determinadas instituições e invenções medievais, como a universidade, o livro, a imprensa e o banco.
( ) No século XV, surge a noção negativa de Idade Média, considerada uma era intermediária e homogênea de trevas e ignorância, separando a antiguidade Greco-romana e o Renascimento, que se via como herdeiro do período “clássico” – noção que ainda perdura entre muitas pessoas.
( ) Nos séculos XX e XXI, obras como “O Senhor dos Anéis”, “As crônicas de Nárnia” e “Game of Thrones” evocam elementos medievais imaginativos, tais como a floresta como lugar do mágico, cavaleiros, espadas, dragões, religiosidade, dando continuidade a recriações da Idade Média em curso desde o século XIX.
( ) Na recente historiografia, por conta das apropriações midiáticas da Idade Média, procura-se estabelecer as diferenças e as distâncias entre a Idade Média e a História do Brasil, mostrando que o medievo não possui relação com a formação de nosso país, por ter sido um fenômeno europeu.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- Literatura | 5.2 Modernismo
Cantiga de enganar
(...)
O mundo não tem sentido.
O mundo e suas canções
de timbre mais comovido
estão calados, e a fala
que de uma para outra sala
ouvimos em certo instante
é silêncio que faz eco
e que volta a ser silêncio
no negrume circundante.
Silêncio: que quer dizer?
Que diz a boca do mundo?
Meu bem, o mundo é fechado,
se não for antes vazio.
O mundo é talvez: e é só.
Talvez nem seja talvez.
O mundo não vale a pena,
mas a pena não existe.
Meu bem, façamos de conta.
De sofrer e de olvidar,
de lembrar e de fruir,
de escolher nossas lembranças
e revertê‐las, acaso
se lembrem demais em nós.
Façamos, meu bem, de conta
– mas a conta não existe –
que é tudo como se fosse,
ou que, se fora, não era.
(...)
Carlos Drummond de Andrade, Claro Enigma.
(FUVEST 2020 1º FASE) Em Claro Enigma, a ideia de engano surge sob a perspectiva do sujeito maduro, já afastado das ilusões, como se lê no verso‐síntese “Tu não me enganas, mundo, e não te engano a ti.” (“Legado”).
O excerto de “Cantiga de enganar” apresenta a relação do eu com o mundo mediada
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Dados da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (ANTU) mostram que o número de passageiros transportados mensalmente nas principais regiões metropolitanas do país vem caindo sistematicamente. Eram 476,7 milhões de passageiros em 1995, e esse número caiu para 321,9 milhões em abril de 2001. Nesse período, o tamanho da frota de veículos mudou pouco, tendo no final de 2008 praticamente o mesmo tamanho que tinha em 2001.
O gráfico a seguir mostra um índice de produtividade utilizado pelas empresas do setor, que é a razão entre o total de passageiros transportados por dia e o tamanho da frota de veículos.
Supondo que as frotas totais de veículos naquelas regiões metropolitanas em abril de 2001 e em outubro de 2008 eram do mesmo tamanho, os dados do gráfico permitem inferir que o total de passageiros transportados no mês de outubro de 2008 foi aproximadamente igual a:
- Inglês - Fundamental | 06. As Frutas e os Legumes em Inglês
Look at the picture and answer the questions.
Write complete sentences.
A) Who has fruit for snack?
B) Who is having a salad?