O termo "astigmatismo" foi cunhado pelo médico alemão Johann Friedrich Horner em 1849, mas os primeiros relatos sobre a condição datam do século XVIII. Apesar de ser um problema comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre suas causas e tratamentos.
Quais são os sintomas comuns do astigmatismo?
Questões relacionadas
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
[1] Há alguns meses fui convidado a visitar o Museu da Ciência de La Coruña, na Galícia. Ao final da visita, o curador1 anunciou que tinha uma surpresa para mim e me conduziu ao planetário2 . Um planetário sempre é um lugar sugestivo, porque, quando se apagam as luzes, temos a impressão
de estar num deserto sob um céu estrelado. Mas naquela noite algo especial me aguardava.
[5] De repente a sala ficou inteiramente às escuras, e ouvi um lindo acalanto de Manuel de Falla.
Lentamente (embora um pouco mais depressa do que na realidade, já que a
apresentação durou ao todo quinze minutos) o céu sobre minha cabeça se pôs a rodar. Era o céu que aparecera sobre minha cidade natal – Alessandria, na Itália – na noite de 5 para 6 de janeiro de 1932,
quando nasci. Quase hiper-realisticamente vivenciei a primeira noite de minha vida.
[10] Vivenciei-a pela primeira vez, pois não tinha visto essa primeira noite.
Provavelmente nem minha mãe a viu, exausta como estava depois de me dar à luz; mas talvez meu pai a tenha visto,
ao sair para o terraço, um pouco agitado com o fato maravilhoso (pelo menos para ele) que testemunhara e ajudara a produzir.
O planetário usava um artifício mecânico que se pode encontrar em muitos lugares.
Outras [15] pessoas talvez tenham passado por uma experiência semelhante. Mas vocês hão de me perdoar se durante aqueles quinze minutos tive a impressão de ser o único homem desde o início dos
tempos que havia tido o privilégio de se encontrar com seu próprio começo. Eu estava tão feliz que tive a sensação – quase o desejo – de que podia, deveria morrer naquele exato momento
e que qualquer outro momento teria sido inadequado. Teria morrido alegremente, pois vivera a
[20] mais bela história que li em toda a minha vida.
Talvez eu tivesse encontrado a história que todos nós procuramos nas páginas dos livros e nas telas dos cinemas: uma história na qual as estrelas e eu éramos os protagonistas.
Era ficção porque a história fora reinventada pelo curador; era História porque recontava o que . acontecera no cosmos num momento do passado; era vida real porque eu era real e não uma personagem de romance. .
Adaptado de Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução: Hildegard Feist. São Paulo:
Companhia das Letras, 1994.
No último parágrafo, ao descrever a experiência vivida no planetário, o autor
identifica três efeitos: de ficção, de História e de realidade.
De acordo com a exposição do autor, a interação entre esses três efeitos pode ser descrita como uma relação de:
- Química | 1.7 Gases
(UEFS)
O estudo dos gases proporciona excelentes exemplos de aplicação do método cientifico, que mostra como a observação de regularidades da natureza, por meio da experimentação, conduz a leis e como essas poderiam ser explicadas por meio de teorias e de modelos. O comportamento de oxigênio, O2(g), contido em um recipiente de 6,0L, a pressão de 5,0atm, interligado por meio de uma válvula a outro de 15,0L, onde há vácuo, de acordo com a figura, constitui exemplo de aplicação do método científico ao sistema gasoso.
Admitindo-se que a temperatura do sistema formado pelos recipientes é igual a 27oC, o volume de O2(g) no interior da ligação é desprezível e esse gás é considerado ideal, é correto afirmar:
- História | 4.2 Baixa Idade Média
Paris, cidade do rei, primeira cidade na Europa medieval a tornar-se verdadeiramente capital – o que Roma desde há muito tempo tinha deixado de ser. Capital não dum império, nem duma cristandade, mas dum reino, o Reino. A arte urbana que culmina em Paris nas formas a que chamamos de góticas aparece como uma arte régia. Os seus temas principais celebram uma soberania, a de Cristo e da Virgem. Na Europa das catedrais afirma-se o poder dos reis que se liberta da asfixia feudal e se impõe.
DUBY, G. A catedral, a cidade, a escola. In: A Europa na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1988. VOT2021.
O texto do historiado Georges Duby retrata um período de grandes transformações na Europa Ocidental. De acordo com o texto, a França presenciou o (a):
- Literatura | 3. Produção Colonial
(IFSP) Leia um trecho do poema Ilha da Maré, do escritor brasileiro Manuel Botelho de Oliveira.
E, tratando das próprias, os coqueiros,
galhardos e frondosos
criam cocos gostosos;
e andou tão liberal a natureza
que lhes deu por grandeza,
não só para bebida, mas sustento,
o néctar doce, o cândido alimento.
De várias cores são os cajus belos,
uns são vermelhos, outros amarelos,
e como vários são nas várias cores,
também se mostram vários nos sabores;
e criam a castanha,
que é melhor que a de França, Itália, Espanha.
(COHN, Sergio. Poesia.br Rio de Janeiro: Azougue, 2012.)
Podemos relacionar os versos desse poema ao Quinhentismo Nacional, pois
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Texto 4
Texto 5
Menina de 13 anos cria rede social para pets
Se você é usuário do Facebook, Twitter ou Orkut , já deve ter se deparado algumas vezes com perfis de cães e gatos nas redes sociais. Muitos deles têm até mais amigos do que muita gente por aí. E agora, os bichinhos ganharam um site de relacionamento só para eles. O The Pet’s Universe foi idealizado por Fernanda Mendes, de apenas 13 anos, e desenvolvido por seu pai, Flavio Mendes, 47. Segundo o engenheiro carioca, a ideia surgiu quando a filha e o irmão adotaram uma lagartixa após a morte do gato da família. “Quando as crianças trouxeram a Brad, saímos em busca de informação de como criá-la e não foi nada fácil. Um dia a Fernanda disse: ‘pai, por que não criamos um petbook ? Seria uma comunidade de pessoas que têm animais de estimação e que poderiam compartilhar experiências e dicas’. Achamos legal ter um espaço para falar sobre pets , etc.”.
Os membros do Pet’s Universe podem criar e manter blogs e comunidades, consultar o horóscopo dos animais, dividir conselhos, discutir experiências, fazer novas amizades e consultar as dicas do Dr. Koleira [...].
Para se tornar membro do Pet’s Universe , basta o dono entrar no endereço www.thepetsuniverse.com e criar um perfil para seu animal de estimação. Atualmente, a rede já conta com mais de 600 membros.
(FLORENCE, Luciana. Menina de 13 anos cria rede social para pets.
Adaptado de: <http://colunas.criativa.globo.com/bicharada/2011/02/23/menina-
-de-13-anos-cria-rede-social-para-pets/>. Acesso em: 06 dez. 2011.)
O tema da mobilização de pessoas nas redes sociais está presente nos textos 4 e 5, no entanto