Disponível em: <https://petvideo.files.wordpress.com/2012/07/22.jpg.>. Acesso em: 4 jan. 2016.
Use o espaço a seguir para criar uma linha do tempo sobre fatos relacionados à medicina veterinária. Lembre-se de que uma linha do tempo é apresentada em ordem cronológica e organizada em uma sequência gráfica ordenada. As informações são apresentadas de forma resumida e com datas.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 07.1. Desastres ambientais no campo e na cidade
Leia a reportagem e responda à questão.
CHUVAS DE VERÃO Hoje, as tempestades podem surgir em qualquer estação, provocando verdadeiras catástrofes em São Paulo, que tem 1 500 km de rios, boa parte do solo impermeabilizada, construções irregulares, além de ser alvo do grande volume de lixo. O governo gasta milhões por ano para evitar os estragos. Mas ainda há muito que fazer Silvana Maria Rosso Revista Arquitetura & Construção – 11/2009 (...) A prefeitura de São Paulo defende a cidade dos estragos provocados pelas chuvas promovendo e controlando o escoamento das águas e melhorando a permeabilidade do solo. As ações incluem instalação de lixeiras (35 mil), limpeza da cidade, criação de parques e rotas de trânsito, manutenção e ampliação do sistema de drenagem – composto de 397 mil bocas de lobo, 2 850 km de galerias e ramais e 17 piscinões. O piscinão impede que as águas da chuva cheguem com força aos rios e que o lixo seja carregado por ela. Oito mil e quinhentos funcionários da Secretaria de Serviços recolhem das ruas 270 toneladas de lixo todos os dias e 30 mil trabalhadores das subprefeituras tiram periodicamente do sistema de drenagem o lixo produzido pela população e levado para a rede pela chuva. O trabalho é difícil, pois os cursos d’água ainda são vistos como esgoto. (...) Respeitar as regras do município na hora de construir ajuda a evitar as consequências das chuvas. Jogar o lixo em locais apropriados e no horário indicado pela prefeitura não é só um dever, mas um ato de cidadania. Ajardinar calçadas embeleza a cidade e facilita o escoamento da água da chuva. (...) Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/chuvas-verao-estragos-tempestades-catastrofes-515248.shtml> Acesso em 30/11/2009 - Adaptação
As chuvas fazem parte de um processo ecológico. Faça uma ilustração que mostre como funciona esse processo. Desenhe cada etapa e use setas para indicar a passagem de uma etapa para outra. Faça uma legenda para identificar cada etapa.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
O cobre presente nos fios elétricos e instrumentos musicais é obtido a partir da ustulação do minério calcosita (Cu2S).Durante esse processo, ocorre o aquecimento desse sulfeto na presença de oxigênio, de forma que o cobre fique “livre” e o enxofre se combine com o O2 produzindo SO2, conforme a equação química:
Cu2S (s) + O2 (g) à 2 Cu (l) + SO2 (g)
As massas molares dos elementos Cu e S são, respectivamente, iguais a 63,5 g/mol e 32 g/mol.CANTO, E. L. Minerais, minérios, metais: de onde vêm?, para onde vão? São Paulo: Moderna, 1996 (adaptado).
Considerando que se queira obter 16 mols do metal em uma reação cujo rendimento é de 80%, a massa, em gramas, do minério necessária para obtenção do cobre é igual a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia um trecho de uma canção de Raul Seixas e um trecho de uma crônica vencedora das Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa promovidas pelo MEC para responder à questão..
Enunciado:
A crônica da aluna, que descreve um mês do ano, quando há grandes manifestações religiosas, faz referência à canção de Raul Seixas, Metamorfose Ambulante. Explique o significado da expressão “metamorfose ambulante”, esclarecendo o que ela representa em ambos os textos e se há identidade de sentidos no uso dessa construção nos dois textos.
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
As imagens a seguir representam etapas de um experimento realizado com osso de frango. O objetivo desse experimento é verificar a composição química dos ossos. Em I, o osso ficou mergulhado no vinagre por vários dias. Em II, o osso foi exposto à chama por alguns minutos.
Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto do experimento.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Texto Literário e Não Literário
Texto base: 9716336
Texto para a questão Cambridge, 7 de outubro. Do diretor do Observatório de Cambridge ao presidente do Clube do Canhão. Logo que recebemos a vossa estimada carta de 6 do corrente, dirigida ao Observatório de Cambridge, em nome dos membros do Clube do Canhão, de Baltimore, o nosso gabinete reuniu-se imediatamente e julgou oportuno responder. Em resumo: 1 - O canhão deverá ser instalado numa região situada entre o equador e o grau 28 de latitude norte ou sul. 2 - Deverá ser apontado para o zênite do lugar. 3 - O projétil deverá ser animado de uma velocidade inicial de doze mil jardas por segundo. 4 - Deverá ser lançado no dia 1º de dezembro do próximo ano, às dez horas e quarenta e seis minutos e quarenta segundos. 5 - O projétil chegará à Lua quatro dias após a sua partida, precisamente à meia- -noite do dia 4 de dezembro, no momento em que o astro passa pelo zênite. Os membros do Clube do Canhão devem, portanto, começar sem demora os trabalhos necessários para tal empreendimento, de tal ordem a estarem prontos a operar no momento determinado, pois, se deixarem passar essa data de 4 de dezembro, não voltarão a encontrar a Lua nas mesmas condições em relação ao perigeu e ao zênite senão dezoito anos e onze dias depois. O gabinete do Observatório de Cambridge põe-se inteiramente à vossa disposição para as questões de astronomia teórica, e pela presente expõe as suas felicitações às da América inteira. Pelo gabinete, J. M. Belfast, Diretor do Observatório de Cambridge. VERNE, J. Da Terra à Lua. São Paulo: Melhoramentos, 2011. Vocabulário:
do corrente – do mês corrente, do mês atual.
zênite – ponto em um eixo vertical imaginário que liga a cabeça de um observador à esfera celeste.
perigeu – ponto da órbita de um astro em que ele se encontra mais próximo da Terra.
pela presente – pela presente carta, pela presente correspondência.
Enunciado:
O texto de Júlio Verne