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Carinho de avó
Um abraço aqui, um papinho ali. Quem tem alguém para chamar de vovó sabe o quanto é bom esse carinho. Cada qual com seu jeito, elas costumam traduzir para nós os acontecimentos com sabedoria de quem viveu muito mais do que a gente. A avó deste livro não é diferente. Do seu jeito, cobre seus netos de agrados, ensina muitas coisas a eles, mas, também, aprende um bocado! Receitas da vó para salvar a vida . Texto de Neide Barros e ilustrações de Juju Martiniano. Escrita Fina Edições . BARROS, Neide. Carinho de avó. Ilustrações de Juju Martiniano. Revista Ciência Hoje para Crianças. Rio de Janeiro: Instituto Ciências Hoje UFRJ. Ano 26, n. 245, maio, 2013. p. 24.
O texto apresenta ao leitor uma dica para leitura. Certamente, você já leu alguns contos e saberia dar dicas sobre eles. Redija um texto oferecendo uma dica sobre um conto que você achou interessante e que poderia agradar aos colegas também.
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- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
O CN- , assim como o monóxido de carbono (CO), pode causar a morte por suspensão das atividades respiratórias. No entanto, o mecanismo verificado é diferente. O CO liga-se ao íon Fe2+ do grupo heme da proteína hemoglobina, deslocando o O2 e impedindo seu transporte até as células. Por outro lado, o CN- tem pouquíssima afinidade com o Fe2+ , ligando-se, no entanto, rapidamente aos íons Fe3+ da enzima citocromo c oxidase, transportadora da cadeia respiratória responsável pela transferência final de elétrons ao O2 , conforme ilustra a figura acima. Dessa forma, o íon férrico fica impedido de retornar ao estado ferroso, bloqueando toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, a síntese acoplada de ATP. Na equação a seguir, Hm.O2 e Hm.CO são os complexos formados pelos grupos heme das moléculas de hemoglobina com o O2 e o CO, respectivamente, e KC é a constante de equilíbrio da reação.
Hm.O2 + CO ⇔ Hm.CO + O2 Kc = 210
Com base nessas informações, julgue o próximo item.
Para aumentar a eficiência no transporte de oxigênio, as células que sintetizam grandes quantidades de hemoglobina, tanto no organismo humano como em outros mamíferos, têm o seu núcleo compactado e, portanto, metabolicamente inativo.
- Geografia - Fundamental | 08. A tecnologia conectando pessoas e espaços
Leia o texto. Waze é o maior aplicativo de navegação e trânsito do mundo baseado em uma comunidade. Junte-se aos outros motoristas em sua área e compartilhe informações de trânsito das vias em tempo real, fazendo todos economizarem tempo e combustível em seus deslocamentos diários. Simplesmente, dirigindo com o Waze aberto, você já está contribuindo com informações de trânsito em tempo real. Você também pode alertar acidentes, polícia e outros perigos que você encontrar no trajeto. Receba alertas em sua rota e encontre os postos com combustível mais barato próximos a você. Além disso, você pode adicionar amigos, compartilhar locais e manter outras pessoas informadas sobre seu horário de chegada. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.waze&hl=pt_BR.> Acesso: 06 nov. 2015.
As novas tecnologias têm dado contribuições importantes para o transporte urbano como a:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Separe os membros da família em dois grupos, masculino e feminino.
- Matemática | 1.08 Potenciação
Os computadores operam com dados em formato binário (com dois valores possíveis apenas para cada dígito) utilizando potências de 2 para representar quantidades. Assim, tem-se, por exemplo: 1 kB = 210 bytes, 1 MB = 210kB e 1 GB = 210MB, sendo que 210 = 1024. Nesse caso, tem-se que kB significa quilobyte, MB significa megabyte e GB significa gigabyte. Entretanto, a maioria dos fabricantes de discos rígidos, pendrives ou similares adotam preferencialmente o significado usual desses prefixos,em base 10. Assim,nos produtos desses fabricantes,1 GB = 103 MB = 106Kb = 109Bytes. Como a maioria dos programas de computadores utilizam as unidades baseadas em potências de 2, um disco informado pelo fabricante como sendo de 80 GB aparecerá aos usuários como possuindo, aproximadamente, 75 GB.
Um disco rígido está sendo vendido como possuindo 500 gigabytes, considerando unidades em potências de 10.
Qual dos valores está mais próximo do valor informado por um programa que utilize medidas baseadas em potências de 2?
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Nós, escravocratas
Há exatos cem anos, saía da vida para a história um dos maiores brasileiros de todos os tempos:
o pernambucano Joaquim Nabuco. Político que ousou pensar, intelectual que não se omitiu em agir, pensador e ativista com causa, principal artífice da abolição do regime escravocrata no Brasil.
[5] Apesar da vitória conquistada, Joaquim Nabuco reconhecia: “Acabar com a escravidão não basta.
É preciso acabar com a obra da escravidão”, como lembrou na semana passada Marcos Vinicios Vilaça, em solenidade na Academia Brasileira de Letras. Mas a obra da escravidão continua viva, sob a forma da exclusão social: pobres, especialmente negros, sem terra, sem emprego, sem casa, sem água, sem esgoto, muitos ainda sem comida; sobretudo sem acesso à educação de [10] qualidade.
Cem anos depois da morte de Joaquim Nabuco, a obra da escravidão se mantém e continuamos escravocratas.
Somos escravocratas ao deixarmos que a escola seja tão diferenciada, conforme a renda da família de uma criança, quanto eram diferenciadas as vidas na Casa Grande ou na Senzala.
[15] Somos escravocratas porque, até hoje, não fizemos a distribuição do conhecimento: instrumento decisivo para a liberdade nos dias atuais. Somos escravocratas porque todos nós, que estudamos, escrevemos, lemos e obtemos empregos graças aos diplomas, beneficiamo-nos da exclusão dos que não estudaram. Como antes, os brasileiros livres se beneficiavam do trabalho dos escravos.
Somos escravocratas ao jogarmos, sobre os analfabetos, a culpa por não saberem ler, em vez [20] de assumirmos nossa própria culpa pelas decisões tomadas ao longo de décadas. Privilegiamos investimentos econômicos no lugar de escolas e professores. Somos escravocratas, porque construímos universidades para nossos filhos, mas negamos a mesma chance aos jovens que foram deserdados do Ensino Médio completo com qualidade. Somos escravocratas de um novo tipo: a negação da educação é parte da obra deixada pelos séculos de escravidão.
[25] A exclusão da educação substituiu o sequestro na África, o transporte até o Brasil, a prisão e o trabalho forçado. Somos escravocratas que não pagamos para ter escravos: nossa escravidão ficou mais barata, e o dinheiro para comprar os escravos pode ser usado em benefício dos novos escravocratas. Como na escravidão, o trabalho braçal fica reservado para os novos escravos: os sem educação.
[30] Negamo-nos a eliminar a obra da escravidão.
Somos escravocratas porque ainda achamos naturais as novas formas de escravidão; e nossos intelectuais e economistas comemoram minúscula distribuição de renda, como antes os senhores se vangloriavam da melhoria na alimentação de seus escravos, nos anos de alta no preço do açúcar. Continuamos escravocratas, comemorando gestos parciais. Antes, com a proibição do [35] tráfico, a lei do ventre livre, a alforria dos sexagenários. Agora, com o bolsa família, o voto do analfabeto ou a aposentadoria rural. Medidas generosas, para inglês ver e sem a ousadia da abolição plena.
Somos escravocratas porque, como no século XIX, não percebemos a estupidez de não abolirmos a escravidão. Ficamos na mesquinhez dos nossos interesses imediatos negando fazer a revolução [40] educacional que poderia completar a quase-abolição de 1888. Não ousamos romper as amarras que envergonham e impedem nosso salto para uma sociedade civilizada, como, por 350 anos, a escravidão nos envergonhava e amarrava nosso avanço.
Cem anos depois da morte de Joaquim Nabuco, a obra criada pela escravidão continua, porque continuamos escravocratas. E, ao continuarmos escravocratas, não libertamos os escravos condenados à falta de educação.
CRISTOVAM BUARQUE
A expressão somos escravocratas é repetida quatro vezes no texto que, embora assinado pelo autor Cristovam Buarque, é todo enunciado na primeira pessoa do plural.
O uso dessa primeira pessoa do plural, relacionado à escravidão, reforça principalmente o objetivo de: