(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO)
A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante. Assim,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o texto registrado na imagem a seguir.
A linguagem empregada na maior parte dos textos escritos, como livros didáticos, livros literários, revistas, jornais e outros, é a norma culta padrão. Já nos textos orais, na fala, é comum que haja o predomínio de uma linguagem coloquial, não-padrão.
Mas nem sempre as coisas ocorrem desse jeito. Há textos orais bastante formais, como o discurso de posse de um presidente da república, por exemplo, bem como textos escritos informais, como mensagens de celular (torpedo), piadas, diálogos e outros.
- A) A linguagem verbal da imagem está escrita na modalidade informal da Língua Portuguesa, possuindo marcas de oralidade. É possível que o anunciante, dono do carrinho, sofra algum tipo de preconceito linguístico. Explique as prováveis causas desse preconceito.
- B) Corrija o anúncio de Tapioca na variante formal da língua.
- C) Você já presenciou algum tipo de preconceito contra alguém, relacionado ao uso da língua? Qual?
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2016 1ª APLICAÇÃO) Mandinga – Era a denominação que, no período das grandes navegações, os portugueses davam à costa ocidental da África. A palavra se tornou sinônimo de feitiçaria porque os exploradores lusitanos consideravam bruxos os africanos que ali habitavam – é que eles davam indicações sobre a existência de ouro na região. Em idioma nativo, manding designava terra de feiticeiros. A palavra acabou virando sinônimo de feitiço, sortilégio.
COTRIM, M. O pulo do gato 3. São Paulo: Geração Editorial, 2009 (fragmento).
No texto, evidencia-se que a construção do significado da palavra mandinga resulta de um(a):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: Diziam que fora minha mãe que antes de morrer pedira para que eu não fosse criado com meu pai. Fiquei assim no engenho do meu avô, aos cuidados da tia Maria. A casa-grande do engenho Corredor quase que não tinha dono. A velha Janoca, a minha avó, desde que me entendi de gente não tinha olhos para tomar conta das coisas. Mandava em tudo, sem, porém, dar boa ordem na vida de sua casa. As minhas tias Maria e Naninha viviam já neste tempo como se fossem pernas de governo. A tia mais velha olhava para as relações com o mundo de fora. Se havia visita, se era preciso uma carta, se carecessem de um telegrama, tudo isto seria feito pela tia Maria. Quando o meu avô tinha que sair para ir ao júri ou à Paraíba, quem lhe preparava a camisa, quem lhe botava as abotoaduras nos punhos, era a tia Maria. A velha Janoca tomava partido entre as filhas e criava às vezes preferências odiosas. Aí tudo seria para a sua preferida. O meu avô não dava a menor opinião. Janoca era para ele a última palavra [...] A mulher não o embaraçava na vida, não lhe dava despesas, não criava situações. Apenas era preciso respeitar-lhe o gênio. REGO, José Lins do. Meus verdes anos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
Enunciado:
Diziam que fora minha mãe que antes de morrer pedira para que eu não fosse criado com meu pai. Fiquei assim no engenho do meu avô, aos cuidados da tia Maria.
O foco narrativo desse fragmento foi modificado corretamente para a terceira pessoa em
- História | 5.2 Renascimento Cultural
Eu digo que é necessário apreender os membros e seu funcionamento; adquirido este conhecimento, estudaremos suas atitudes nas diferentes condições em que se encontram os homens; em terceiro lugar, imaginaremos as composições com personagens estudadas a partir da natureza, segundo a oportunidade; e então estaremos à espreita, nas ruas, nas praças e nos campos, anotando rapidamente os traços, ou seja, colocando um O para uma cabeça, uma linha reta ou curva para o braço, e p mesmo para as pernas e o tronco; de volta a casa, desenvolveremos estas notas para arrematar a forma.
DA VINCI, L. Disponível em:
Por mais geniais que fossem os artistas do Renascimento, o texto do Da Vinci deixa transparecer que o
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Conversando com os veteranos do curso, um aluno do início do primeiro ano de uma universidade percebeu que precisaria comprar, em média, 2 livros por mês letivo antes do início do quinto ano da faculdade, caso tenha interesse em possuir as obras principais do curso em sua biblioteca pessoal. Considere que, no curso, são concedidos 4 meses de férias por ano, sendo, portanto, 8 meses letivos ao ano.
A quantidade de livros didáticos referentes aos assuntos da graduação que esse aluno terá comprado ao iniciar o quinto ano de faculdade será