Leia o texto.
Como funciona a máquina de fazer algodão doce?
Pode parecer simples, mas a produção segue dessa maneira: açúcar e colorante são colocados na máquina centrífuga, que roda em alta velocidade e com uma fonte de calor central. Feito isso, o açúcar derrete e, logo em seguida, se solidifica em contato com o ar. Neste ponto, basta colocar o “pauzinho” para ir aglutinando os fios do doce.
Disponível em: <www.megacurioso.com.br/culinaria/71483-como-funciona-a-maquina-de-fazer-algodao-doce.htm>.
No trecho “o açúcar derrete (1) e, logo em seguida, se solidifica (2) em contato com o ar” acontecem duas mudanças de estado físico. Essas mudanças são semelhantes às que
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
Esta ordem do mundo não a criou nenhum dos deuses, nem dos homens, mas sempre existiu e existe e há de existir: fogo sempre vivo, que se acende com medida e com medida se extingue.
Heráclito. Fragmento 30. In: Geoffrey Kirk et al. Os filósofos pré-socráticos. Trad. Carlos A. L. Fonseca. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2010, p. 205 (com adaptações).
Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso, que afirmava que o fogo seria o princípio de todas as coisas, julgue o item a seguir.
O fragmento de texto exemplifica uma cosmogonia que tem início no próprio mundo natural.
- Física
Uma carga pontual de 8 μC e 2 g de massa é lançada horizontalmente com velocidade de 20 m / s num campo elétrico uniforme de módulo 2,5 kN / C , direção e sentido conforme mostra a figura a seguir. A carga penetra o campo por uma região indicada no ponto A, quando passa a sofrer a ação do campo elétrico e também do campo gravitacional, cujo módulo é 10 m/ s2, direção vertical e sentido de cima para baixo.
Ao considerar o ponto A a origem de um sistema de coordenadas xOy, as velocidades vx e vy quando a carga passa pela posição x = 0, em m/s, são:
- Ciências - Fundamental | 02. Propriedades físicas dos materiais
Analise o trecho da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Para que a população continue sendo beneficiada pela água, é importante realizar a:
- Matemática - Fundamental | 07. Razão e Grandezas
Na representação da barra de chocolate abaixo, os quadradinhos mais claros representam aqueles que já foram comidos.
Podemos dizer que ainda restam
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
En el texto,
la expresión “lo que” (l.9) tiene como antecedente semántico el contenido global de una oración precedente en el texto.