Uma carga pontual de 8 μC e 2 g de massa é lançada horizontalmente com velocidade de 20 m / s num campo elétrico uniforme de módulo 2,5 kN / C , direção e sentido conforme mostra a figura a seguir. A carga penetra o campo por uma região indicada no ponto A, quando passa a sofrer a ação do campo elétrico e também do campo gravitacional, cujo módulo é 10 m/ s2, direção vertical e sentido de cima para baixo.
Ao considerar o ponto A a origem de um sistema de coordenadas xOy, as velocidades vx e vy quando a carga passa pela posição x = 0, em m/s, são:
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Todos os anos, multidões de portugueses e de estrangeiros saem nas frotas para ir às minas. Das cidades, vilas ,plantações e do interior do Brasil vêm brancos, mestiços e negros juntamente com muitos ameríndios contratados pelos paulistas. A mistura é de pessoas de todos os tipos e condições; homens e mulheres; moços e velhos; pobres e ricos; fidalgos e povo; leigos, clérigos e religiosos de diferentes ordens, muitos dos quais não têm casa nem convento no Brasil. A qual aspecto da vida no Brasil colonial o autor se refere?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
As catapultas são dispositivos que participaram de várias investidas de conquistadores na tentativa de invadir castelos e fortalezas. Essas obras da engenharia podem ser de vários tipos, desde as que usam contrapeso até as que usam molas para lançar seus bólidos. Atualmente as catapultas de molas têm sido muito utilizadas em entretenimento nos parques de diversões, como mostra a figura.
Na catapulta mostrada o conjunto de cordas elásticas possui uma constante elástica equivalente com valor de 3200 N/m e a massa (pessoas + cadeiras) suportada é de 200 kg. Considere que a gravidade no local tem valor de 10 m/s2.
Quando o sistema é deformado de 5 m, qual a altura que as pessoas irão atingir?
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que são contrárias a nossas paixões naturais.
HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado).
Para o autor, o surgimento do estado civil estabelece as condições para o ser humano
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
A epigenética é uma área nova, a qual mostra que características adquiridas pelos pais são transmitidas para os filhos. Mesmo sem mudar a sequência de bases nucleotídicas, os hábitos paternos modificam alguns ligantes de seu DNA, e as modificações passam para a geração seguinte. Assim, algumas características que o filho apresentará serão reflexo das variações induzidas pelo ambiente sobre os pais, durante o decurso da vida deles. Essas novas descobertas permitem a reflexão sobre a validade da “Herança dos Caracteres Adquiridos”, formulada por __________, teoria que ficou desacreditada por muito tempo.
- Geografia | 3.4 Clima
(FUVEST 2016 1° FASE) O vento é o movimento do ar em relação à superfície terrestre. Ele se deve à existência de gradientes de pressão atmosférica, e sua distribuição é representada pelas isóbaras (linhas com o mesmo valor de pressão atmosférica). O vento também sofre influências do movimento de rotação da Terra, podendo-se destacar, entre outras, a força de desvio conhecida por efeito Coriolis. Esse efeito atua sobre os ventos deslocando sua trajetória ao longo das isóbaras, conforme os hemisférios do planeta.
A. Tubelis & F. J. L. Nascimento, Meteorologia Descritiva: Fundamentos e Aplicações Brasileiras. São Paulo: Nobel, 1983. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, em relação aos centros de alta pressão (A), pode-se representar corretamente a circulação dos ventos nos Hemisférios Sul (HS) e Norte (HN), conforme o esquema indicado em:
Nota: representação gráfica de isóbara.