Ana, João e Maria são alunos do 2º ano e gostam muito de frequentar os diversos espaços existentes na escola.
O local visitado pelos alunos é a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Bom Dia, Todas as Cores!
Meu amigo Camaleão acordou de bom humor.
– Bom dia, sol, bom dia, flores,
bom dia, todas as cores!
Lavou o rosto numa folha
Cheia de orvalho, mudou sua cor
Para a cor-de-rosa, que ele achava
A mais bonita de todas, e saiu para
O sol, contente da vida.
Meu amigo Camaleão estava feliz
Porque tinha chegado a primavera.
E o sol, finalmente, depois de
Um inverno longo e frio, brilhava,
Alegre, no céu.
– Eu hoje estou de bem com a vida
– Ele disse. – quero ser bonzinho
Pra todo mundo...
Logo que saiu de casa,
O Camaleão encontrou
O professor pernilongo.
O professor pernilongo toca
Violino na orquestra
Do Teatro Florestal.
– Bom dia, professor!
Como vai o senhor?
– Bom dia, Camaleão!
Mas o que é isso, meu irmão?
Por que é que mudou de cor?
Essa cor não lhe cai bem...
Olhe para o azul do céu.
Por que não fica azul também?
O Camaleão,
Amável como ele era,
Resolveu ficar azul
Como o céu da primavera...
Até que numa clareira
O Camaleão encontrou
O sabiá-laranjeira:
– Meu amigo Camaleão,
Muito bom dia e você!
Mas que cor é essa agora?
O amigo está azul por quê?
E o sabiá explicou
Que a cor mais linda do mundo
Era a cor alaranjada,
Cor de laranja, dourada.
Nosso amigo, bem depressa,
Resolveu mudar de cor.
Ficou logo alaranjado,
Louro, laranja, dourado.
E cantando, alegremente,
Lá se foi, ainda contente...
[...]
Vocês agora já sabem como era o Camaleão.
Bastava que alguém falasse, mudava de opinião.
Ficava roxo, amarelo, ficava cor-de-pavão.
Ficava de toda cor. Não sabia dizer NÃO.
[...]. Texto: Ruth Rocha Disponível em: <http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm>. Acesso em: 17 out. 2013. (Fragmento)
O narrador do texto lido tem a função de apresentar as personagens nos diálogos. Quais são as personagens apresentadas na parte dessa história?
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Tainá quer comprar 1 Lego Creator e 1 Lego Atlantis. Ela tem seis notas de 10 reais para fazer o pagamento. Assinale a alternativa correta:
- Ciências - Fundamental | 7.3 Animais Mamíferos e Ovíparos
Leia o texto a seguir e saiba mais sobre um lugar em que é possível interagir com diversos animais.
Já imaginou ter contato com um animal selvagem? Pegar um filhotinho no colo? E alimentar um elefante? Por incrível que pareça tudo isso é possível. E não é preciso ir muito longe, basta ir ao Zoológico de Lújan que fica a pouco mais de uma hora e meia de Buenos Aires, na Argentina. Lá é possível interagir com tigres, leões, macacos, leões marinhos, lhamas, búfalos, elefantes, pumas, dromedários e também com urso pardo. Se tiver sorte pode até pegar um filhotinho de leão no colo.
Disponível em: <http://www.tudoparaviajar.com.br/argentina/zoo-lujan> Acesso em: 30 mar. 2014.
Uma característica comum aos animais destacados no texto é
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Em uma área de construção civil, uma máquina a 20 metros de altura e em mau funcionamento arremessou para baixo um tijolo de 4 kg de massa com velocidade inicial de 5 m/s e sob efeito da aceleração da gravidade de 10 m/s2, fazendo com que o objeto chegasse ao chão com velocidade de 15 m/s.
A quantidade de energia mecânica dissipada durante a queda do tijolo foi
- Química | 1.4 Ligações Químicas
Diamante e grafite são sólidos covalentes, formados por um único tipo de elemento químico, o carbono, embora apresentem propriedades distintas. Por exemplo, o diamante é duro, não é condutor elétrico, enquanto a grafite é mole, apresenta condutividade elétrica, sendo, por isso, utilizada em fornos elétricos e como lubrificante.
Grafite
Diamante
A impossibilidade do material citado de ser usado como lubrificante é por