Diamante e grafite são sólidos covalentes, formados por um único tipo de elemento químico, o carbono, embora apresentem propriedades distintas. Por exemplo, o diamante é duro, não é condutor elétrico, enquanto a grafite é mole, apresenta condutividade elétrica, sendo, por isso, utilizada em fornos elétricos e como lubrificante.
Grafite |
|
| Diamante |
A impossibilidade do material citado de ser usado como lubrificante é por
Questões relacionadas
- Química | A. Modelos Atômicos
Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida.
A cor observada é proveniente da emissão de radiação eletromagnética ao ocorrer a:
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UEL) A ocorrência de verminoses, como as causadas por platelmintos parasitas, está relacionada a situações socioeconômicas desfavoráveis. Frequentemente essas doenças afetam pessoas que vivem em condições precárias de habitação, saneamento e de maus hábitos de higiene.
Adaptado de LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. São Paulo: Ática. 2. ed. 2013, p. 132. v.2.
Com base nos conhecimentos sobre teníase, assinale a alternativa correta.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Na Bíblia, a criação do mundo é descrita a partir das ordens de um único ser, que é Deus: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gen., 1:3). Porém, em certos mitos ameríndios, inclusive brasileiros, a criação do mundo é poeticamente apresentada como resultado de um diálogo entre múltiplos espíritos. As linhas a seguir servem como exemplo. Elas narram o surgimento de um desses espíritos criadores (demiurgos): “Tendo florido (em forma humana) / Da sabedoria contida em seu ser de céu / Em virtude de seu saber que se abre em flor, / Soube para si em si mesmo / a essência da essência da essência das belas palavras primeiras”.
CESARINO, Pedro de N. Os Poetas. Folha de S. Paulo. 18 jan. 2009: p. 6-7 (adaptado).
A Bíblia trata da criação em linguagem poética. Analogamente, são poéticas as linhas ameríndias acima citadas. Em geral, a poesia abriga diferenças de forma e de conteúdo por
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.8 Adjunto Adnominal
Texto base: Leia o anúncio. Texto do anúncio: “Gabriela vivia sonhando com seu príncipe encantado. Mas, depois que ela passou a usar O Boticário, foram os príncipes que perderam o sono.” Disponível em: <https://creativitate2013.files.wordpress.com/2013/03/960x720_287.jpg>. Acesso em: 20 mar. 2015.
Enunciado:
O anúncio de O Boticário brinca com a construção dos contos de fadas – nesse caso, com Cinderela. Para tanto, recursos verbais e não verbais foram explorados.
Nessa perspectiva, explique por que o adjunto adnominal “encantado”, presente na expressão “príncipe encantado”, auxilia na construção de sentido do texto.
- Língua Portuguesa
Emoções na montanha-russa (fragmento)
Uma das sensações mais intensas e perturbadoras 4que se pode experimentar, neste nosso mundo atual, é um passeio na montanha-russa. Só não é nem um pouco recomendável para quem tenha problemas com os nervos ou com o coração, nem para aqueles como sistema digestivo sensível. A própria decisão de entrar na brincadeira já requer alguma coragem, a gente sabe 1que a emoção pode ser forte até demais e 2que podem decorrer consequências imprevisíveis. Entra quem quer ou quem se atreve, mas sabe-se também 3que muita gente entra forçada por amigos e pessoas queridas, meio que contra a vontade, pressionada pela vergonha de manifestar sentimentos de prudência ou o puro medo. Mas, uma vez que se entra, 5que se aperta a trava de segurança e a geringonça se põeem movimento, a situação se torna irremediável. Bate um frio na barriga, o corpo endurece, as mãos cravam nas alças do banco, a respiração se torna cada vez mais difícil e forçada, o coração descompassa, um calor estranho arde no rosto e nas orelhas, ondas de arrepio descem do pescoço pela espinha abaixo.Nicolau Sevcenko: A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa.
Sobre as expressões do primeiro período “uma das sensações mais intensas e perturbadoras” e “um passeio na montanha-russa”, uma análise possível, correta e coerente é a de que: