O tema da sustentabilidade na agricultura é cada vez mais importante, uma vez que os métodos tradicionais podem ter impactos negativos no meio ambiente. Por isso, as práticas agrícolas estão sendo cada vez mais planejadas de forma a preservar a natureza e garantir a qualidade dos alimentos. Entre as técnicas utilizadas, destacam-se o plantio de vegetais e a criação de animais de forma sustentável e os sistemas agroflorestais.
Qual é o principal objetivo do plantio de vegetais e da criação de animais de forma sustentável?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, atualmente, cerca de 100 milhões de meninas trabalham, em todo o mundo.
Com relação ao trabalho infantil, as meninas são sempre mais prejudicadas que os meninos. Por isso, a organização decidiu dedicar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deste ano --realizado no dia 12 de junho-- às meninas, que são a maioria dos menores que se dedicam ao trabalho doméstico (em casa ou fora) e à agricultura. Entre os 5 e os 11 anos, há mais meninas que trabalham que meninos. As meninas trabalham em funções mais perigosas e, além disso, trabalham mais horas que os meninos.
Comparadas com os meninos, as meninas abandonam a escola mais frequentemente. Quando as famílias se afundam cada vez mais na pobreza e têm que escolher entre enviar seus filhos ou suas filhas à escola, são as meninas que saem perdendo. No mundo, cerca 75 milhões de crianças não estão na escola. Delas, mais da metade são meninas.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u579361.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
Existe um dia dedicado ao combate ao trabalho infantil. Em sua opinião, por que foi criado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil?
- Inglês - Fundamental | 12. Describing People and Parts Of The Body (Descrevendo As Pessoas e Partes do Corpo)
Look at the pictures for the following categories of physical characteristics. Write the appropriate word below each picture. The words are in the box. There are three extra items.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer the question. Each year, Americans celebrate the Thanksgiving holiday on the fourth Thursday of November. Most families follow traditions begun on the first Thanksgiving, but many have their own traditions that they follow each year. Here are some of the common traditions associated with "Turkey Day."
Travel
One of the best things about Thanksgiving is spending time with family. Many people live far from family members and travel long distances by car, train, or plane to be with their loved ones. Thanksgiving is the busiest travel day of the year!
The Feast
Traditional foods are a large part of Thanksgiving celebrations. Many families include the entire family in the food preparation. Traditional foods include turkey, stuffing, gravy, sweet potatoes, cornbread, mashed potatoes, and cranberry sauce. Many people serve pie for dessert at the end of the meal. Popular pie flavors are pumpkin, pecan, sweet potato, and apple.
Helping Others
Many generous folks use Thanksgiving as an opportunity to help the less fortunate. Some people volunteer to serve food at homeless shelters on Thanksgiving Day and others donate to shelters or participate in canned food drives.
TV
Television also plays a part in Thanksgiving celebrations. Many families watch the New York City Macy's Thanksgiving Day Parade. The parade includes marching bands, floats, songs and performances from Broadway musicals, and giant helium-filled balloons! People may also enjoy televised football games. Available at: <kids.nationalgeographic.com/kids/stories/peopleplaces/thanksgiving-trditions/> Accessed on: Sept. 28. 2014. (Fragment)
1- How do American People celebrate Thanksgiving Day?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <http://goo.gl/JxSJ9e>. Acesso em: 03 abr. 2015.
Enunciado:
Considerando o período do governo de Fernando Henrique Cardoso no Brasil, explique qual é a crítica proposta pela charge.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.6 Verbo
Texto base: Um mundo como a Terra Por Ulisses Capozzoli
O anúncio um tanto bombástico da identificação de um planeta com características próximas às da Terra na sexta-feira passada (18/04/14), orbitando uma estrela anã vermelha a 490 anos-luz do Sistema Solar, é compreensível quanto à possibilidade de que mundos como o nosso possam ser abundantes no corpo da Galáxia, a Via Láctea e em outros “universos-ilha”, para usar a expressão de Kant, espalhados por todo o Universo. Mas, considerada por outros aspectos, soa algo literalmente inalcançável, uma espécie de “paraíso perdido”, agora para tomar de empréstimo o título de uma obra do poeta inglês John Milton. Kepler 186f, uma espécie de primo distante da Terra, foi identificado pelo telescópio espacial Kepler, atualmente fora de operação por um defeito em seu delicado sistema de apontamento. Astrônomos planetários identificaram o planeta analisando os dados coletados pelo Kepler pelo processo de trânsito planetário. Imagine o farol de seu carro numa noite escura e que subitamente um inseto do porte de uma pulga cruze na frente dele. Você, obviamente, não se dará conta disso. Mas um sistema sofisticado de detecção na variação na quantidade de luz emitida pelo farol de seu veículo (nesta analogia o Sol que abriga um planeta em sua órbita) seria capaz de identificar as dimensões do corpo da pulga, ainda que fosse incapaz de determinar sua massa. Ao menos desde 1992, quando foi identificado o primeiro planeta extrassolar, ou seja, o primeiro planeta fora do reino do Sol, astrônomos planetários buscam um mundo do porte e características da Terra, na esperança de responder uma pergunta ancestral: se somos a única inteligência do Cosmos. Evidentemente que a última frase do parágrafo anterior pressupõe vida, e vida inteligente, como concebemos à imagem de nossa própria existência, e esse já é um reducionismo capaz de arruinar completamente um raciocínio mais amplo e complexo. De qualquer maneira, de alguma forma procuramos nossa própria imagem em outros mundos e, na essência, sonhamos com a possibilidade de indagar a prováveis outras criaturas sobre questões que nos são fundamentais e para as quais ainda não obtivemos respostas satisfatórias. Disponível em: http://blogdasciam.blog.uol.com.br. Acesso em 05/03/2018 (adaptado)
Enunciado:
Considere os verbos em destaque nas frases:
I. “Astrônomos planetários identificaram o planeta (...)”
II. “(...) subitamente um inseto do porte de uma pulga cruze na frente dele.”
III. “(...) são fundamentais (...)”
Eles se classificam, respectivamente, como: