Um porta-lápis de madeira foi construído no formato cúbico, seguindo o modelo ilustrado a seguir. O cubo de dentro é vazio. A aresta do cubo maior mede 12 cm e a do cubo menor, que é interno, mede 8 cm.
O volume de madeira utilizado na confecção desse objeto foi de
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Não é necessário a um príncipe ter todas as qualidades mencionadas, mas é indispensável que pareça tê-las. Direi, até, que, se as possuir, o uso constante delas resultará em detrimento seu, e que, ao contrário, se não as possuir, mas afetar possuí-las, colherá benefícios. Daí a conveniência de parecer clemente, leal, humano, religioso, íntegro e, ainda de ser tudo isso, contanto que, em caso de necessidade, saiba tornar-se o inverso.
(MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Ática, 2004. p. 39).
Nicolau Maquiavel dedicou-se a explicação e compreensão do Estado. Segundo esse teórico político,
- História | 1.1 Pré-Colonial(CFTRJ) O regimento Tomé de Souza, de 1548, tentava corrigir os rumos da colonização portuguesa no Brasil com a criação do Governo-Geral. Essa medida acelerou o desenvolvimento econômico de algumas regiões do Brasil e sua ocupação.Entre as tarefas destinadas ao Governador-Geral estavam:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você sabia que os materiais podem mudar de forma e aparência? Isso acontece porque existem diversas maneiras de transformá-los! Por exemplo, podemos transformar o barro em cerâmica, o leite em queijo e a madeira em móveis. Desde muito tempo atrás, as pessoas descobriram formas de transformar materiais para atender às suas necessidades. Hoje em dia, as transformações são ainda mais avançadas e ajudam a fabricar objetos incríveis que usamos no nosso dia a dia
Joãozinho pegou um pedaço de argila e começou a moldá-lo em diferentes formatos. Ele fez uma bolinha, depois achatou e, por fim, fez uma cobrinha. Qual foi a transformação que aconteceu com a argila?
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
(UFMS) Leia atentamente o texto a seguir.
“Vamos refletir: no Brasil, africanos, indígenas e seus descendentes passaram três séculos e meio tendo sua força de trabalho escravizada e, apesar de serem os geradores de riquezas (financeiras e culturais), representavam uma ameaça à estabilidade política e econômica dos grupos abastados. Isso sem falar na desqualificação de suas compreensões de mundo (culturas, religiões e expressões artísticas). Esses mesmos indígenas, africanos e seus descendentes foram tratados, pelas pseudociências do século XIX, como a origem do mal e do fraco desenvolvimento do Brasil. Em contrapartida, o eurocentrismo e o ideal de embranquecimento da população fizeram com que o governo desenvolvesse políticas de imigração que incentivaram a vinda de grupos europeus. Num primeiro momento, italianos, alemães, portugueses, poloneses etc. receberam tratamento completamente diferente daquele recebido pelas pessoas que vieram por força da escravidão. E também pelos que já estavam aqui e foram dizimados em nome da ‘civilização’”.
(RODRIGUES, Rosiane. “Nós” do Brasil: estudos das relações étnico-raciais. São Paulo: Moderna, 2012. p. 96-97).
Ao associar o texto desse enunciado com a data de 20 de novembro, dia nacionalmente rememorado como o Dia da Consciência Negra, é correto afirmar que:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(IFCE) Quando ocorre a divisão celular descontrolada das células de determinada região do organismo, pode ocorrer a formação de um tumor. Nos tumores benignos, as células permanecem no local, prejudicando apenas o órgão onde se originou o tumor ou os tecidos vizinhos. O câncer é um tumor maligno prejudicial que se espalha para outras regiões do corpo. O processo celular envolvido nessa desobediência genética é chamado de