O relógio de sol é um instrumento que serve para medir a passagem
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No cartaz tudo parecia fácil, no entanto, os migrantes nordestinos encontraram na Amazônia
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Observe a figura a seguir:
Sobre o processo social nela contido, assinale a alternativa CORRETA.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Seca d’água
É triste para o Nordeste
o que a natureza fezmandou 5 anos de secauma chuva em cada mêse agora, em 85mandou tudo de vezA sorte do nordestinoé mesmo de fazer dóseca sem chuva é ruimmas seca d’água é pior.Quando chove brandamentedepressa nasce o capimdá milho, arroz, feijãomandioca e amendoimmas como em 85até o sapo achou ruim.[...]Meus senhores governantesda nossa grande naçãoo flagelo das enchentesé de cortar o coraçãomuitas famílias vivendosem lar, sem roupa e sem pão.ASSARÉ, Patativa do. Digo e não peço segredo. São Paulo: Escritura, 2001, p. 117-118.
Esse é um fragmento do poema Seca d’água, do poeta popular Patativa do Assaré. Nesse fragmento, a relação entre o texto poético e o contexto social se verifica:
- Química | 2.4 Cinética Química
Os eixos do gráfico a seguir representam duas variáveis, uma delas não identificada no gráfico. Uma curva representa animais endotérmicos e a outra, animais ectotérmicos.
A curva que corretamente se aplica ao ser humano é:
- Biologia | 12.6 Populações
Leia o texto a seguir:
Com base em análises estatísticas, genéticas e em modelos evolutivos, Mauro Galetti (UNESP) e sua equipe estudaram uma palmeira – palmito-juçara (Euterpe edulis) – importante fonte de alimento para mais de 50 espécies de aves da Mata Atlântica, como papagaios, sabiás e tucanos, que se alimentam de seus frutos, além de ter importância econômica. Para isso, coletaram nove mil sementes de 22 populações da palmeira espalhadas ao longo da costa sudeste do Brasil. Ao combinarem todos esses dados, os pesquisadores verificaram que, em locais onde as aves de maior porte haviam sido extintas há mais de 50 anos, tanto pela caça predatória quanto pelo desmatamento, as populações das palmeiras produziam apenas frutos pequenos, enquanto em áreas de floresta mais conservada e com quantidade de aves suficiente para desempenhar sua função ecológica de dispersão de sementes, as palmeiras produziam frutos de tamanhos mais variados, com sementes pequenas e grandes.