No momento em que o avô conta a história familiar para sua neta mostrando fotos, ele está usando uma fonte histórica
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
XXVI Conferencia Internacional de la Cruz Roja y de la Media Luna Roja: Mito y realidad
El extraordinario progreso técnico y el galopante crecimiento demográfico que caracterizan nuestro siglo nos obligan a hacer constar: el hombre no ha conseguido gestionar estos fenómenos en beneficio de toda la humanidad y cada vez hay más personas en la miseria, más personas vulnerables o excluidas de la sociedad que necesitan ayuda y compasión.
Así pues, el cometido básico del Movimiento Internacional de la Cruz Roja y de la Media Luna Roja en favor de las personas vulnerables, principalmente en tiempo de conflicto armado, pero también en cualquier otra circunstancia, es hoy esencial.
La principal esperanza suscitada por la Conferencia está estrechamente relacionada con esta situación y con la función básica de la Conferencia: se trata de reanudar o, más bien, de relanzar y potenciar el diálogo entre los Estados y nuestro Movimiento, a fin de examinar cómo pueden coordinar sus esfuerzos de la manera más eficaz para mejorar la suerte que corre la inmensa masa de personas que carecen de lo esencial y cuya vida es, a menudo, un calvario sin esperanza. Podemos y debemos hacer más. Podemos y debemos colaborar mejor. La Conferencia es una ocasión para reflexionar al respecto y para abrir nuevos caminos
Disponível em: https://www.icrc.org. Acesso em: 20 set. 2021.
Os textos são importantes para a comunicação dos seres humanos, eles são elaborados com uma finalidade, após a leitura deste a sua finalidade é:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIPÊ) Ainda chamadas algumas vezes de plantas, ou “algas verde azuladas”, as cianofíceas não são plantas nem algas. Essas cianobactérias causaram uma devastação no meio ambiente planetário — mais do que qualquer outra forma biológica anterior ou posterior. [...] As cianofíceas evoluíram quando as bactérias fotossintéticas, empregando um sistema singular de clorofila verde, sofreram uma mutação de suas predecessoras roxas para retirar seus átomos de hidrogênio da água. [...] O crescimento vertiginoso das cianobactérias na Terra não foi um fenômeno local. Onde quer que essas bactérias verdes azuladas crescessem, elas incorporavam o “H” da H2O em seus corpos minúsculos e liberavam o “O” no ar, como O2, o gás oxigênio. Altamente destrutivo para todas as células, ao provocar explosões biológicas em miniatura, o gás oxigênio foi fatal para a maioria das formas de vida primitivas. Até hoje ele é tóxico em concentrações elevadas.
(MARGULIS; SAGAN. 2002, p. 115-116)
A respeito da evolução metabólica evidenciada no texto e suas repercussões para a evolução dos seres vivos e manutenção da biosfera, é correto afirmar.
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(FAC. ALBERT EINSTEIN) O valor da vida
Hermann A.V. von Tiesenhausen
Diretor executivo do jornal Medicina
A mistanásia é um termo pouco utilizado nas conversas do dia a dia, mas, que, infelizmente, não está tão distante de nossa realidade. A imprensa registra, sem filtros, o drama de milhares de pacientes e profissionais nos postos de saúde, hospitais e prontos-socorros e traduz a dura proximidade com a expressão.
O significado de mistanásia remete à omissão de socorro, à negligência. Ela representa a morte miserável, antes da hora. É conhecida como a eutanásia social. No Brasil, seu flagelo atinge, sobretudo, os mais carentes, que dependem exclusivamente do Estado quando o corpo padece.
Um exemplo do que a mistanásia pode causar apareceu em série de reportagens exibida pelo Jornal Nacional (Rede Globo), em janeiro, que dissecou o drama dos pacientes com câncer no país. A falta de tudo torna a larga espera pelo atendimento um duro calvário e, em meio ao desespero, centros de excelência, como o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, minguam a céu aberto.
A falência do sistema público de saúde não é só um fenômeno administrativo ou contábil. Quem dera o fosse. Assim, seria mais fácil suportá-la, pois contas se arrumam. A questão é que o desequilíbrio causado por uma gestão feita de pessoas perdidas em meio ao tiroteio entrou em nossas casas pela porta da frente.
A situação grave, contornada com paliativos, ceifa vidas, inclusive de crianças e jovens, impedidos de receber aquilo que a Constituição lhes garante como direito cidadão: o acesso universal, integral, gratuito e com equidade a serviços de saúde de qualidade.
Nesta edição do jornal Medicina, apresentamos números do valor da vida e da saúde de cada brasileiro para o setor público. A média nacional não supera os ao dia, ou seja, quase nada se comparado a outros países com modelos assistenciais semelhantes.
Essa conta acentua a tragédia da morte anunciada em corredores e filas de espera e suscita um questionamento importante, pois os dados evidenciam que, apesar do pouco destinado, é o mau uso dos recursos que estão disponíveis que aprofunda a crise.
O Brasil está diante de um dilema. É hora de rever caminhos, adotar novas posturas, corrigir falhas para não sentenciar a população à doença e tirar do estado de coma em que se encontra o Sistema Único de Saúde (SUS), uma das maiores políticas sociais do mundo e balizador de todo modelo de atenção no País.
Jornal Medicina. Publicação oficial do Conselho Federal de Medicina. Janeiro 2016.
“[...] estado de coma em que se encontra o Sistema Único de Saúde [...]”
Nesse trecho do último parágrafo, a metáfora médica foi empregada para significar que o SUS:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Cemitério?
Dois caipiras estavam discutindo. Queriam saber como se escreve cemitério.
— Óia cumpadre, eu acho que é cemetério, porque lá é tudo feito de cemento.
— Pois eu acho que é sumitério, cumpadre, porque, quando nóis vai pra lá, nóis sume.
Disponível em: <http://humortadela.bol.uol.com.br/piadas-texto/26439>. Acesso em: 31 out. 2013.
- Física | 3.2 Dilatação
(MACKENZIE) Um cubo regular homogêneo de aresta 20,0 cm está inicialmente a 20 oC. O coeficiente de dilatação linear médio do material com que foi fabricado é 2,0 .10-5 oC-1.
Aquecendo-se uniformemente o cubo com uma fonte de calor constante durante 50 s, a temperatura se eleva para 120 oC. A dilatação ocorrida em uma das superfícies do cubo é