De acordo com as leis brasileiras, as crianças:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | C. Os Modais de Transporte
O gráfico mostra a participação percentual dos principais tipos de meio de transporte em alguns países.
Disponível em: <http://www.logisticadescomplicada.com/wp-content/uploads/2010/07/comparativo-matriz-de-transporte-paises-e1278870799281.jpg>. Acesso em: 22 out.2013.
- A) Apresente uma característica geográfica comum a todos os países apresentados no gráfico.
- B) Diferencie a estrutura de transporte do Brasil dos demais países do gráfico.
- C) Explique os problemas econômicos decorrentes do tipo da estrutura de transporte comum ao Brasil
- Ciências - Fundamental | 06. Nutrição do corpo humano
Leia o texto abaixo.
Excesso de sal prejudica a flora intestinal, mostra estudo
Diante dos malefícios do consumo excessivo de sal atestados pela ciência, principalmente o surgimento de problemas cardíacos, pesquisadores alemães compararam amostras de fezes de ratos alimentados com uma dieta com quantidade normal de sódio e de roedores que seguiram um regime com alto teor de sódio. A partir do 14º dia, descobriram uma redução significativa de espécies microbianas na flora de roedores alimentados com sal em excesso. Em nova etapa de testes com roedores, observou-se que incluir Lactobacillus murinus na dieta reduziu a quantidade de células TH17, relacionadas à hipertensão, e impediu o agravamento de inflamação experimental do cérebro. Na terceira fase da pesquisa, a equipe contou com a participação de um pequeno grupo de humanos e descobriu que o aumento da ingestão de sal reduziu a sobrevivência intestinal de múltiplas espécies de Lactobacillus, aumentou a quantidade de células TH17 e a pressão arterial. Hermes Aguiar Júnior, gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, e membro titular da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia, ressalta a necessidade de estudar melhor o tema, mas destaca que o estudo alemão pode ser considerado importante por mostrar mais um motivo para o consumo controlado de sal.
Disponível em: <www.uai.com.br/app/noticia/saude/2017/11/21/noticias-saude,217218/excesso-de-sal-prejudica-
a-flora-intestinal-mostra-estudo.shtml>. Adaptado.
Ao ler a notícia acima, o leitor deve compreender que
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Placas de isopor
- Tinta guache preta
- Rolinho para pintura
- Computador ou note-book
PROCEDIMENTOS
- Faça uma roda de conversa e peça para os alunos dizerem o que sabem sobre a literatura de cordel.
- A literatura tem em seu fascínio, as facetas de diferentes textos que são uma delícia para as mentes ansiosas por aprender, que são nossos alunos. Nesta aula eles irão mergulhar no mundo dos cordéis.
“A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.
A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente na região Nordeste do Brasil. Ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.
Em algumas situações, estes poemas são acompanhados de violas e recitados em praças com a presença do público.
Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos. Mais recentes, podemos citar os poetas José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva), Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.
Vários escritores nordestinos foram influenciados pela literatura de cordel. Dentre eles podemos citar: João Cabral de Melo, Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.”
Fonte do trecho do texto: http://www.ablc.com.br/ http://www.ablc.com.br/
- O professor vai explicar para a turma que uma das características desse tipo de produção é a manifestação da opinião do autor a respeito de algo dentro da sua sociedade. Os cordéis não tem a característica de serem impessoais ou imparciais, pelo contrário, na maioria das vezes usam várias técnicas de persuasão e convencimento para que o leitor acate a ideia proposta.
Fonte da citação: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/ http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/
- O professor vai levar a turma para a sala de informática pedir para pesquisarem sobre o cordel.
A pesquisa na internet deve responder as seguintes questões:
O que é Literatura de cordel?
Qual a origem da Literatura de cordel?
Quais são as características da Literatura de cordel?
Quais são os principais cordelistas brasileiros?
Qual a importância da xilogravura na Literatura de cordel?
-Após a pesquisa individual dos alunos, peça para que alguns socializem suas descobertas. Anote as descobertas dos alunos.
- Incentive os alunos a pesquisarem sobre a xilogravura.
- Esta atividade será realizada em duplas.
- O professor vai pedir as duplas para escolher um trecho de um cordel para construir a ilustração através da técnica de xilogravura.
- Peça para o aluno copiar o trecho em um documento, colocando a autoria, um breve texto sobre o autor do cordel e também a indicação do site que utilizou.
- Os alunos vão usar bandejas de isopor (essas de alimentos, que geralmente as pessoas jogam fora - é uma boa já entrar com o assunto do lixo no meio ambiente).
- O professor vai explicar os alunos como será o processo de impressão:
“corte as abas, deixando só o fundo, para ficar mais fácil e não quebrar. Com o lápis, os alunos desenham, formando os sulcos. Depois, com um rolinho e tinta guache, passar sobre o desenho e em seguida, imprimi-lo em um papel. Não é exatamente xilogravura, mas pelo menos você exemplifica a técnica.”
- Para realizar seu trabalho o aluno deverá ilustrar através da xilogravura o trecho que escolheu de um cordel.
- Depois que cada dupla confeccionar sua xilogravura, peça para que as duplas fotografe sua obra e salve na pasta de documentos.
- Cada aluno deverá abrir um documento em um programa de apresentação, e no slide inserir a foto da xilogravura, o trecho escolhido do cordel e a autoria. Deverá salvar na pasta de documentos.
-O professor vai unir os slides de todos os alunos e fazer um índice com o nome de cada aluno e link e o slide, assim quando se clicar no nome do aluno se conhecerá o trabalho desenvolvido pela dupla de alunos.
- Na reunião de pais , disponibilize o livro de xilogravura e cordel feito pelos alunos , assim cada um poderá compartilhar com o seu familiar os aprendizados sobre o Cordel.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36133
POESIA, MÚSICA E XILOGRAVURA PARA ILUSTRAR
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
[1] A palavra "átomo" cunhada pelos gregos, mas,
nas primeiras décadas do século XIX, não havia evidência
experimental de que a matéria fosse composta de átomos. (...)
[4] Em 1827, o naturalista inglês Robert Brown
observou que grãos de pólen boiando em um copo de água
se movimentavam constantemente, em um zigue-zague
[7] caótico, sem que nenhuma força os empurrasse. Brown
chegou a achar que o pólen estivesse vivo, mas recuou em
seguida: o efeito era o mesmo com pó de granito. Ali estava
[10] um mistério para ser resolvido. Alguns cientistas, no entanto,
especularam que o movimento browniano fosse causado pelo
choque aleatório entre as moléculas que compunham o
[13] sistema. Anos depois, Albert Einstein cogitou que, embora
os átomos fossem pequenos demais para serem observados,
seria possível estimar o seu tamanho calculando-se seu
[16] impacto cumulativo em objetos “grandes” — como um grão
de pólen. Se a teoria atômica estivesse certa, então deveria
ser possível, analisando-se o movimento das partículas
[19] “grandes” (chamado movimento browniano), calcular as
dimensões físicas dos átomos.
Einstein assumiu que o movimento aleatório das
[22] partículas em suspensão era causado pela colisão de trilhões
e trilhões de moléculas de água e computou o peso e o
tamanho dos átomos, dando a primeira prova experimental
[25] de existência deles. Einstein foi além: calculou que um
grama de hidrogênio continha 3,03 × 1023 átomos, valor
surpreendentemente próximo do real. Sua fórmula foi
[28] confirmada em 1908 pelo francês Jean Perrin. Abria-se ali o
mundo do muito pequeno.
Internet: <www.moderna.com.br/>. Especial Einstein: 100 anos de relatividade (com adaptações).
Tendo o texto como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item.
O equívoco de Brown ao “achar que o pólen estivesse vivo” (l.8) reside no fato de ele ter desconsiderado que o grão de pólen é o embrião da planta que o gerou e germinará se forem apresentadas condições ideais.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UNESP) Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1).
Na tirinha, o personagem afirma que os vírus podem ser de DNA ou RNA e que estes não têm vida própria fora das células. Esta última afirmação se justifica, pois os vírus de: