Os dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
(Foto: Reprodução/Enem)
Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a 250 000, o número de desempregados em março de 2010, nessa região, foi de
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A promessa da tecnologia moderna se converteu em uma ameaça, ou esta se associou àquela de forma indissolúvel. Ela vai além da constatação da ameaça física. Concebida para a felicidade humana, a submissão da natureza, na sobremedida de seu sucesso, que agora se estende à própria natureza do homem, conduziu ao maior desafio já posto ao ser humano pela sua própria ação. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém.
JONAS. H. O princípio da responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2011 (adaptado).
As implicações éticas da articulação apresentada no texto impulsionam a necessidade de construção de um novo padrão de comportamento, cujo objetivo consiste em garantir o(a)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Inaugurando a onda de protestos de sua época, o movimento negro inspirou muitos movimentos sociais que ocorreram nos Estados Unidos a partir da década de 60. Vivendo em uma sociedade que tinha suas bases fundadas num sistema de segregação formal e informal, um cotidiano de linchamentos e violência policial e sofrendo discriminação no emprego, na educação e nos serviços públicos, os negros iniciaram um movimento em busca de direitos políticos, sociais e econômicos. Formado em grande parte por jovens, este movimento atacou os alicerces da sociedade norte-americana através de inúmeros protestos e atos de rebeldia. Disponível em: <http://goo.gl/BuFQr3>. Acesso em: 02 abr. 2015.
Enunciado:
Ao analisar o chamado “movimento negro” nos Estados Unidos, o texto procura destacar que ele
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
Um professor pediu que 4 alunos realizassem uma experiência sobre a analise de interações intermoleculares presentes nos sistemas. Sabe-se que as substâncias são: água, álcool, éter e cetona. Cada aluno molhou o quadro com a substância que recebeu. Depois de algum tempo, concluíram que se fosse usado um frasco com manômetro em cada uma das substâncias, a pressão maior seria do(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Documento 1
Imagem das manifestações populares de junho de 2013: Ocupação do Congresso Nacional
Documento 2
Letra de música do compositor baiano Tom Zé sobre as manifestações de junho de 2013
Povo Novo
A minha dor está na rua
Ainda crua
Em ato um tanto beato, mas
Calar a boca, nunca mais!
O povo novo quer muito mais
Do que desfile pela paz
Mas
Quer muito mais
Quero gritar na
Próxima esquina
Olha a menina
O que gritar ah, o
Olha menino, que a direita
Já se azeita,
Querendo entrar na receita, mas
De gororoba, nunca mais
Já me deu azia, me deu gastura
Essa politicaradura
Dura,
Que rapa-dura!".
Glossário:
beato – beatificado pela Igreja, religioso.
gororoba – comida ruim, mistura.
Disponível em: <http://musica.com.br/artistas/tom-ze/m/povo-novo/letra.html>.
Acesso em: 10 jan. 2015.
A imagem e a letra de música apresentam indícios de que no Brasil vive-se em uma democracia.
Isso significa que a população brasileira
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
A totalidade dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas sociais determinadas de consciência. O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
Em “Contribuição à crítica da economia política”, o filósofo Karl Marx defende como fundamento basilar da sociedade o(a)