Um professor pediu que 4 alunos realizassem uma experiência sobre a analise de interações intermoleculares presentes nos sistemas. Sabe-se que as substâncias são: água, álcool, éter e cetona. Cada aluno molhou o quadro com a substância que recebeu. Depois de algum tempo, concluíram que se fosse usado um frasco com manômetro em cada uma das substâncias, a pressão maior seria do(a)
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia o texto e observe a imagem.
[...] O elemento unificador dessa civilização é a religião, o muçulmano é seu seguidor. Esta civilização ocupa uma imensa região que vai da Turquia, no leste da Europa, até o Paquistão e Bangladesh, no sul da Ásia, incluindo o norte da África. Contudo é mais forte no Oriente Médio ou Sudoeste Asiático. A religião foi fundada por Maomé no início do século VII, e expandiu-se para distantes regiões do globo, em um processo de conquista e dominação político-cultural de outros povos.
VESENTINI, José Willian. Sociedade e espaço. São Paulo: Ática, 2005. Adaptado.
O texto refere-se à civilização
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem e leia o texto a seguir:
Principais características da pirâmide de Gizé:
- - As três pirâmides de Gizé foram construídas no Egito Antigo há, aproximadamente, 4500 anos. Serviram de tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.
- - A maior das pirâmides é a do faraó Quéops com 147 metros de altura. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide".
- - Acredita-se que mais de 100.000 homens, na maioria escravos, foram utilizados para a construção da pirâmide de Quéops. Levou, aproximadamente, 30 anos para ser finalizada.
- - Foram usados vários conhecimentos matemáticos para a construção das pirâmides.
- - No interior das pirâmides, dentro de uma sala especial, eram colocados o sarcófago dos faraós, com suas riquezas.
Disponível:www.suapesquisa.com/monumentos/piramides_gize.htm. Acesso em: 02 out. 2011.
As pirâmides egípcias eram
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Pensava em escrever esta coluna sobre o consumismo natalino, mas percebi que não adiantaria muito. Afinal, quem é que quer ouvir bronca justo no Natal? As férias já começaram e todo mundo está no bem-bom, brincando na casa da avó com os primos ou trançando nas pernas das mães, que preparam os quitutes para a festa.
Com o tempo corrido, são poucas as situações como o Natal, quando podemos juntar nossas famílias e encontrar os primos, tios, tias, avôs e avós. Às vezes dos dois lados da família, às vezes só de uma parte.
Em certas casas, ainda existe algum tipo de ritual natalino: a avó fica esperando a missa do galo, as crianças ficam esperando os presentes, alguns rezam. Mas tenho cá comigo que a grande maioria troca presentes, janta e pronto.
Pois, gente, queria propor uma coisa diferente. Não é muito grande nem nada, mas acho que está novamente na hora de vocês darem uma lição nos pais: aproveitem de verdade o dia e a festa, façam com que eles sejam especiais para além de todas as coisas que nos dizem nas propagandas da TV.
Para isso, vale tudo: cozinhem uma comida diferente, cantem uma música divertida, façam presentes vocês mesmos, enfim, inventem. Esse tipo de data existe para celebrarmos o amor entre nós, que no dia a dia fica tão difícil de demonstrar. Aproveitem de verdade a coisa boa do Natal, que é ficar junto. Feliz Natal!
(Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di22121207.htm>. Acesso em: 26 dez. 2012.)
A ideia principal do texto está evidente em
- Física | 1.2 Vetores
(MACKENZIE) Com seis vetores de módulo iguais a 8u, construiu-se o hexágono regular a seguir. O módulo do vetor resultante desses 6 vetores é:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Celina Guimarães Viana nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e marcou história pela sua luta entre a igualdade entre os sexos. Na época em que viveu, ela não tinha o direito de eleger seus líderes, ou seja, o voto era um direito só dos homens. Daí, sabe o que ela fez? O maior rebuliço, e acabou conseguindo votar em 1928, quando já tinha 48 anos. Além disso, ela batalhou para que a punição física fosse abolida de dentro das escolas e incentivou que a educação, a criatividade e os esportes andassem sempre lado a lado!
Disponível em: <www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/mulheres-que-marcaram-a-historia>.
Considera-se que, em uma república, os representantes do povo na política sejam escolhidos pelo próprio povo, por meio de eleições. Porém, mesmo tendo sido a República proclamada no Brasil em 1889, no caso de Celina Guimarães Viana por muito tempo ela não conseguiu exercer esse direito, como diz no texto.
Por qual razão Celina Guimarães Viana não conseguiu exercer o direito de voto no Brasil por tanto tempo?