Os afrodescendentes da comunidade quilombola Tabacaria, em Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas, foram cadastrados para terem acesso aos benefícios do Programa Bolsa Família, à distribuição de cesta básica e de leite.
Também foram oferecidos serviços como informações sobre o andamento do processo de titulação da terra, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, distribuição de preservativos, orientação sobre diabetes e sobre a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, com a distribuição de material informativo.
Batizada de Ação Social, a atividade foi articulada pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) e contou com a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social de Palmeira dos Índios. [...] A ação faz parte do projeto Programa Brasil Quilombolas, que tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos quilombolas, trocando casas de taipa e lona por residências em alvenaria, bem como a construção de escola, instalação de saneamento básico e energia elétrica. [...]
Disponível em: <http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=126189>. Acesso em: 20 jan.
2015.
O Programa Brasil Quilombolas cadastrou os afrodescendentes para terem acesso aos benefícios da