Assinale a alternativa que corresponde a uma situação que desperta em você uma emoção boa, de felicidade.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02.2. O brasil africano
Leia o texto.
Inicialmente, os negros eram transportados em porões; com o passar do tempo, no século XVIII, passaram a ser transportados em navios maiores, de três andares. No andar inferior, ficavam os jovens meninos, rapazes e homens adultos; no andar intermediário, ficaram as mulheres; no andar superior, ficavam as grávidas e as crianças menores. Os prisioneiros viajavam sentados em filas paralelas, cada um com a cabeça apoiada sobre o corpo de quem estava à frente. [...] Disponível em: <http://homoliteratus.com/o-poeta-dos-escravos-o-canto-do-aflitos/>. Acesso em: 15 out. 2015.
O texto revela um dos aspectos do transporte de escravos no "auge" do tráfico negreiro, realizado principalmente pelos portugueses nos séculos XVI e XVII, a superlotação. O Brasil, que na época era uma colônia portuguesa, foi um dos principais destinos desse comércio. A característica que marcou o tráfico negreiro realizado pelos portugueses foi
- Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
Observe, neste mapa de uma cidade, a localização da igreja (I).
O par ordenado que corresponde à localização dessa igreja é
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia a situação a seguir e responda à questão. Um grande incêndio aconteceu em uma parte da cidade há alguns anos atrás. Próximo ao local, foi encontrada uma maleta contendo um óculos de grau, um vestido estampado, um guarda-pó, um par de luvas, um termômetro, um medidor de pressão, um chinelo e uma sandália de salto, uma caderneta de endereços, uma foto de uma família com a indicação das pessoas que estão na foto, uma carteira de identidade queimada onde se podia ler apenas a data de nascimento: 08/03/1948.
Enunciado:
Para um historiador escrever sobre a história deste incêndio, que fontes históricas ele poderia consultar? Cite dois exemplos e informe o que essa fonte histórica poderia revelar.
- Língua Portuguesa | B. Fonemas
E a indústria de alimentos na pandemia?
O editorial da edição de 10 de junho do British Medical Journal, assinado por professores da Queen Mary University of London, na Inglaterra, propõe uma reflexão tão interessante que vale provocá-la entre nós, aqui também: a pandemia de Covid-19 deveria tornar ainda mais urgente o combate à outra pandemia, a de obesidade.
O excesso de peso, por si só, já é um fator de risco importante para o agravamento da infecção pelo Sars-CoV 2, como lembram os autores. A probabilidade de uma pessoa com obesidade severa morrer de Covid-19 chega a ser 27% maior do que a de indivíduos com obesidade grau 1, isto é, com um índice de massa corporal entre 30 e 34,9 quilos por metro quadrado, de acordo com a plataforma de registros OpenSAFELY.
O editorial cita uma série de outros dados e possíveis razões para a associação entre a má evolução de certos casos de Covid-19 e a obesidade. No entanto, o que mais destaca é o ambiente obesogênico que o novo coronavírus encontrou no planeta.
Nos Estados Unidos e no Reino Unido, para citar dois exemplos, entre 65% e 70% da população apresentam um peso maior do que o recomendado para o bem da saúde. E, assim, os autores apontam o dedo para a indústria de alimentos que, em sua opinião, em todo o globo não parou de promover produtos ultraprocessados, com muito açúcar, uma quantidade excessiva de sódio e gorduras além da conta.
A crítica do editorial é mesmo cortante: “Fica claro que a indústria de alimentos divide a culpa não apenas pela pandemia de obesidade como pelos casos mais graves de Covid-19 e suas consequências devastadoras”, está escrito.
E os autores cobram medidas, lembrando que o confinamento exigido pela Covid-19 aparentemente piorou o estado nutricional das pessoas, em parte pela falta de acesso a alimentos frescos, em outra parte porque o pânico fez muita gente estocar itens ultraprocessados em casa, já que esses costumam ter maior vida de prateleira, inclusive na despensa.
Mas o que deixou os autores realmente desconfortáveis foram as ações de marketing de algumas marcas nesses tempos desafiadores. Todas, claro, querendo demonstrar o seu envolvimento com iniciativas de responsabilidade social, mas dando tiros que, para olhos mais atentos, decididamente saíram pela culatra. Por exemplo, quando uma indústria bem popular na Inglaterra distribuiu nada menos do que meio milhão de calóricos donuts para profissionais na linha de frente do National Health Service britânico.
A impressão é de que as indústrias de alimentos verdadeiramente preocupadas com a população, cada vez mais acometida pela obesidade, deveriam aproveitar a crise atual para botar a mão na consciência, parar de promover itens pouco saudáveis e reformular boa parte do seu portfólio. As mortes por Covid-19 dão a pista de que essa é a maior causa que elas poderiam abraçar no momento.
Fonte: Adaptado de https://abeso.org.br/e-a-industria-de-alimentos-na-pandemia. Publicado em 30 de junho de 2020. Acessado em 09 Mar 21.
GLOSSÁRIO: O termo “ambiente obesogênico” foi criado pelo professor de Bioengenharia da Universidade da Califórnia, nos EUA, Bruce Blumberg. Segundo ele, são os Obesogênicos os responsáveis por contribuir no ganho de peso sem que o indivíduo tenha consciência de que está engordando.
Assinale a palavra cuja divisão silábica está correta.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
7. Texto base: .Lee el fragmento siguiente y contesta la cuestion
Consejos para la buena alimentación Lic. Marcela Licata - zonadiet.com
¿Por qué debemos comer cuatro veces al día? ( desayuno - almuerzo - merienda - cena y en lo posible hacer colaciones a media mañana y tarde).
Muchas personas creen que para 'mantener la línea' o bajar de peso lo mejor es dejar de comer en algunos de los momentos del día o evitar la cena o el desayuno, lo cierto es que, con saltearse alguna de la comidas, no se logran los resultados esperados.
Es muy frecuente que al saltearnos o evitar alguna comida, a la siguiente comamos de más, y ese sobrante nuestro organismo lo almacene y se deposite como grasa. Es decir, nuestro cuerpo, si todos los días a una cierta hora nota que le falta energía, economiza, gasta menos y almacena el sobrante; y esos resultados se ven alrededor del abdomen, en la grasa abdominal.
Por lo tanto cuando necesitemos bajar de peso es mucho mejor disminuir la cantidad de alimentos que se comen que saltear alguna comida.
Si distribuimos la energía a lo largo del día con las cuatro comidas nuestro metabolismo se mantiene estable y no van a existir excesos de Kcal para almacenar. Disponible en: http://www.zonadiet.com (fragmento). Acceso 19 feb. 2012
Enunciado:
¿Por qué no debemos saltear ninguna de las comidas?