O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) estabeleceu algumas regras para que as sociedades chegassem a um desenvolvimento sustentável.
Classifique as regras como sociais ou ambientais.
- Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta Terra: ---------------------------------------------
- Melhorar a qualidade da vida humana: --------------------------------------------------------------------
- Minimizar o esgotamento dos recursos naturais: --------------------------------------------------------
- Permanecer nos limites de capacidade de suporte do planeta Terra:-----------------------------
Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos:---------------------------------------------------
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
Materiais necessários
- “Modelo” de um trabalho interativo, criado pelo professor, para trabalho em sala.
- Materiais necessários para confecção de placas de sinalização com: cartolinas, pincel atômico, fita adesiva e etc.
- Materiais necessários aos grupos para a realização do trabalho de instalação interativa de cada um: tecidos, barbante, pedras, pedaços de papelão, pedaços de madeira, mobiliário da escola, corda, e outros, que os próprios alunos também podem providenciar.
- Outros materiais como tesoura, martelo, cola quente, máquina e refil, cola branca, fitas adesivas, alfinetes e etc.
- Reserva dos locais na escola com antecedência.
Procedimentos
1. Os alunos já tiveram contato com obras e artistas que fazem trabalhos interativos. Solicitar que os alunos façam mais pesquisas sobre instalações que utilizam materiais que permitem a interação do público com a obra.
2. Peça aos alunos que durante a pesquisa, pensem em como poderiam, utilizando materiais disponíveis na natureza ou em suas casas e na escola, montar uma instalação onde o público pudesse estar em contato direto com os materiais utilizados por eles.
3. Faça com antecedência uma montagem com a releitura de uma das obras de Lygia Clark, sugeridas em anexo, para que na aula de discussão sobre a montagem dos trabalhos, os alunos possam vivenciar uma obra interativa.
4. Prepare a escola para receber a exposição de seus alunos. Organize um espaço satisfatório ou vários locais onde os grupos poderão montar seus trabalhos. Ajude-os a sinalizar os locais e montar um “mapa” de visitação para orientação dos visitantes.
5. Lembrar aos alunos que a instalação deve provocar no público a vontade de interagir com a obra e que, portanto deve ser bem planejada e bem feita.
6. Orientar os alunos na produção dos trabalhos, escutando-os e providenciando outros materiais que precisarem.
7. Providenciar durante a semana que antecede esta aula, convites para os pais, os professores, os técnicos administrativos, os alunos e outros da comunidade escolar, de comparecimento à abertura da exposição durante o horário da aula de artes.
8. Pedir para os alunos observarem as reações dos visitantes e guardarem em suas memórias os comentários e procedimentos dos visitantes. Se possível, filme partes das visitações para que todos possam ver como foi a reação do público.
9. Avaliar com os alunos o processo de desenvolvimento da atividade, desde as pesquisas até a instalação, permitindo que os alunos relatem sobre o que aprenderam, o que vivenciaram na montagem coletiva e durante a apresentação da instalação.
10. Verificar se os alunos conseguiram com esta experiência, perceber o que vem a ser arte interativa, discutindo com os alunos sobre a duração da instalação e a dinâmica que as formas foram sendo articuladas pelos expectadores durante exposição.
Obras de Lygia Clark como sugestão em anexo.
Bichos – Lygia Clark – Disponível em: <http://andancasedevaneios.com/2014/09/15/sabado-cultural-exposicao-artevida-feira-da-praca-xv-ocupacao-zuzu-angel/>. Acesso em 24 jan. 2016.
Superfície modulada nº 9 – Lygia Clark – Disponível em: <http://gabineted.blogspot.com.br/2014/05/lygia-clark-o-abandono-da-arte-1948-1988.html>. Acesso em 24 jan. 2016.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(ITA) Com os motores desligados, uma nave executa uma trajetória circular com período de 5.400s próxima à superfície do planeta em que orbita. Assinale a massa específica média desse planeta.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(MACKENZIE) Um fungo, uma tragédia
Em 1845, na Irlanda, irrompeu uma devastadora praga da batata, que resultou em perdas quase que totais nas colheitas do produto agrícola mais importante do país. Nos anos seguintes, essa praga levou as populações de camponeses ao desespero com mais de um milhão de mortes causadas pela fome, já que a batata era o seu produto e alimento básico. A mangra ou mancha da batata é causada por um fungo parasita, o Phytophthora infestans. As plantas afetadas têm suas folhas e tubérculos apodrecidos e a transmissão por esporos, é muito rápida.
(Trecho extraído do livro de Cesar e Cezar, volume II)
A respeito da reprodução dos fungos, são feitas as seguintes afirmações:
I. Todos eles apresentam reprodução assexuada realizada por esporos.
II. Nem todos eles apresentam reprodução sexuada.
III. O esporo do fungo é uma célula haploide que, sozinha, pode dar origem a um novo indivíduo.
IV. Os fungos mais simples, os ficomicetos, só apresentam reprodução assexuada.
Estão corretas, apenas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UFG) A planta sensitiva, Mimosa pudica, responde ao toque, um estímulo mecânico, fechando os folíolos. Esse fechamento consiste de uma resposta iônica que promove a queda da pressão osmótica devido à
- Filosofia | 2.2 Clássica
TEXTO I
A refutação consistia, em certo sentido, da parte destrutiva do método, ou seja, o método socrático levava o interlocutor a reconhecer sua própria ignorância. Primeiro ele forçava uma definição do assunto sobre o qual a investigação versava; depois, escavava de vários modos a definição fornecida, explicitava e destacava as carências e contradições que implicava; então exortava o interlocutor a tentar nova definição, criticando-a e refutando-a com o mesmo procedimento; até o momento em que o interlocutor se declarava ignorante.
REALE, G. História da Filosofia: filosofia pagã. 3. ed.São Paulo, 2007 (Adaptação).
TEXTO II
Os sofistas, pela primeira vez na filosofia grega, desviaram o olhar da natureza e dirigiram-no mais amplamente para o homem; segundo, foram eles os primeiros a fazer do pensamento objeto de pensamento, dando início a uma crítica de suas condições, possibilidades e limites. E por último submeteram os padrões dos valores éticos a uma reflexão perfeitamente racional, com isso abrindo possibilidade de a ética ser tratada cientificamente, e de fazer-se dela um sistema filosófico coerente.
STÖRIG, H. J. História geral da Filosofia. 2. ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2009 (Adaptação).
A principal diferença entre as duas visões acerca da Filosofia encontra-se na