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Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A variação fenotípica nos mamíferos não pode ser atribuída aos efeitos de um único gene. Existem outras causas para essa variação, tais como variedade de genes, influências ambientais e efeitos epigenéticos. Os efeitos epigenéticos devem-se a modificações químicas do DNA — como a adição de um grupo metil à citosina presente na estrutura do DNA —, que não alteram a sequência de nucleotídeos do DNA, mas, sim, a probabilidade da transcrição dos genes. Um exemplo disso é o silenciamento gênico de um dos cromossomos X em mamíferos.
Considerando o fragmento de texto acima e conceitos correlatos, julgue o item.
A metilação do DNA é um meio de regulação da expressão gênica.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Nuestra comarca del mundo, que hoy llamamos América Latina perfeccionó sus funciones. Este ya no es el reino de las maravillas donde la realidad derrotaba a la fábula y la imaginación era humillada por los trofeos de la conquista, los yacimientos de oro y las montañas de plata. Pero la región sigue trabajando de sirvienta. Es América Latina, la región de las venas abiertas. Desde el descubrimiento hasta nuestros días, todo se ha trasmutado siempre en capital europeo o, más tarde, norteamericano, y como tal se ha acumulado y se acumula en los lejanos centros del poder. Todo: la tierra, sus frutos y sus profundidades ricas en minerales, los hombres y su capacidad de trabajo y de consumo, los recursos naturales y los recursos humanos. El modo de producción y la estructura de clases de cada lugar han sido sucesivamente determinados, desde fuera, por su incorporación al engranaje universal del capitalismo. Nuestra derrota estuvo siempre implícita en la victoria ajena; nuestra riqueza ha generado siempre nuestra pobreza para alimentar la prosperidad de otros: los imperios y sus caporales nativos.
GALEANO, E. Las venas abiertas de América Latina. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Argentina, 2010 (adaptado).
A partir da leitura do texto, infere-se que, ao longo da história da América Latina,
- Geografia - Fundamental | 04. Economia, Recursos Minerais e Energéticos
Enunciado:
Leia o texto
O Programa Nacional do Álcool ou Proálcool foi criado em 14 de novembro de 1975 pelo decreto n° 76.593, com o objetivo de estimular a produção do álcool, visando o atendimento das necessidades do mercado interno e externo e da política de combustíveis automotivos. De acordo com o decreto, a produção do álcool oriundo da cana-de-açúcar, da mandioca ou de qualquer outro insumo deveria ser incentivada por meio da expansão da oferta de matérias-primas, com especial ênfase no aumento da produção agrícola, da modernização e ampliação das destilarias existentes e da instalação de novas unidades produtoras, anexas a usinas ou autônomas, e de unidades armazenadoras.
A cana-de-açúcar tem o mais alto retorno para os agricultores por hectare plantado. O custo de produção do açúcar no país é baixo (inferior a US$ 200/toneladas6), podendo dessa maneira competir no mercado internacional. Tal mercado é, entretanto, volátil e apresenta grandes oscilações de preços.
A produção mundial de açúcar em 2000 foi de 131 milhões de toneladas, sendo de cerca de 13% a participação do Brasil. As etapas na produção do açúcar e do álcool diferem apenas a partir da obtenção do suco, que poderá ser fermentado para a produção de álcool ou tratado para o açúcar. Caso a produção de açúcar se torne menos atrativa devido às reduções de preços internacionais o que freqüentemente ocorre poderá ser mais vantajoso a mudança na produção para álcool.
A decisão de produção de etanol a partir de cana-de-açúcar, além do preço do açúcar, é política e econômica, envolvendo investimentos adicionais. Tal decisão foi tomada em 1975, quando o governo federal decidiu encorajar a produção do álcool em substituição à gasolina pura, com o objetivo de reduzir as importações de petróleo, então com um grande peso na balança comercial externa. Nessa época, o preço do açúcar no mercado internacional vinha decaindo rapidamente, o que tornou conveniente a mudança de produção de açúcar para álcool.
Fonte:http://www.biodieselbr.com/proalcool/pro-alcool.htm
Após a leitura do texto sobre a política de incentivo à produção do etanol, analise as seguintes afirmativas:
I – Decidiu-se produzir álcool a partir da cana-de-açúcar por ser um processo mais barato os que outras fontes.
II – O óleo diesel, utilizado nos meios de transporte pesado, vem sendo substituído pelo etanol, devido ao custo - beneficio.
III – O cultivo da cana-de-açúcar é fator de pressão na demanda pela terra, provocando a desestruturação da agricultura familiar.
IV – A produção do Etanol criou um grande número de empregos temporários, existentes apenas nas épocas de safra.
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- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Noites do Bogart
O Xavier chegou com a namorada mas, prudentemente, não a levou para a mesa com o grupo.
Abanou de longe. Na mesa, as opiniões se dividiam.
— Pouca vergonha.
— Deixa o Xavier.
— Podia ser filha dele.
— Aliás, é colega da filha dele.
Na sua mesa, o Xavier pegara na mão da moça.
— Está gostando?
— Pô. Só.
— Chocante, né? — disse o Xavier. E depois ficou na dúvida. Ainda se dizia “chocante”?
Beberam em silêncio. E ele disse:
— Quer dançar?
E ela disse, sem pensar:
— Depois, tio.
E ficaram em silêncio. Ela pensando “será que ele ouviu?”. E ele pensando “faço algum comentário a respeito, ou deixo passar?”. Decidiu deixar passar. Mas, pelo resto da noite aquele “tio” ficou em cima da mesa, entre os dois, latejando como um sapo. Ele a levou em casa. Depois voltou. Sentou com os amigos.
— Aí, Xavier. E a namorada?
Ele não respondeu.
VERISSIMO, L. F. O melhor das comédias da vida privada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
O efeito de humor no texto é produzido com o auxílio da quebra de convenções sociais de uso da língua. Na interação entre o casal de namorados, isso é decorrente:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Os impostos cobrados eram uma forma de exploração da população colonial pela metrópole portuguesa.
(A) Explique o era o “quinto“ e como ele era cobrado.
(B) Cite outros dois (2) impostos, além do quinto, que eram cobrados na área aurífera.