As meninas Arabela
abria a janela. Carolina
erguia a cortina. E Maria
olhava e sorria:
“Bom dia!” Arabela
foi sempre a mais bela. Carolina,
a mais sábia menina. E Maria
apenas sorria:
“Bom dia!” Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela; uma que se chamava Arabela,
uma que se chamou Carolina. Mas a profunda saudade
é Maria, Maria, Maria, que dizia com voz de amizade:
“Bom dia!”
Enunciado:
Leia o quadro com as palavras retiradas do poema:
cortina janela menina amizade Carolina
A sílaba tônica de cada palavra do quadro é a:
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
A dúvida pode significar o fim de uma fé, ou pode significar o começo de outra. Em dose moderada, estimula o pensamento. Em excesso, paralisa-o. A dúvida, como exercício intelectual, proporciona um dos poucos prazeres puros, mas, como experiência moral, ela é uma tortura. Aliada à curiosidade, é o berço da pesquisa e assim de todo conhecimento sistemático. Em estado destilado, mata toda curiosidade e é o fim de todo conhecimento.
O ponto de partida da dúvida é sempre uma fé, uma certeza. A fé é, pois, o estado primordial do espírito. O espírito “ingênuo” e “inocente” crê. Essa ingenuidade e inocência se dissolvem no ácido corrosivo da dúvida, e o clima de autenticidade se perde irrevogavelmente. As tentativas dos espíritos corroídos pela dúvida de reconquistar a autenticidade, a fé original, não passam de nostalgias frustradas em busca da reconquista do paraíso perdido. As certezas originais postas em dúvida nunca mais serão certezas autênticas. Tal dúvida, metodicamente aplicada, produzirá novas certezas, mais refinadas e sofisticadas, mas essas certezas novas não serão autênticas. Conservarão sempre a marca da dúvida que lhes serviu de parteira.
A dúvida, portanto, é absurda, pois substitui a certeza autêntica pela certeza inautêntica. Surge, portanto, a pergunta: “por que duvido?” Essa pergunta é mais fundamental do que a outra: “de que duvido?” Trata-se, portanto, do último passo do método cartesiano: duvidar da dúvida — duvidar da autenticidade da dúvida. A pergunta “por que duvido?” engendra outra: “duvido mesmo?”
Descartes, e com ele todo o pensamento moderno, parece não dar esse último passo. Aceita a dúvida como indubitável.
Vilém Flusser. A dúvida. São Paulo: Editora Annablume, 2011, p. 21-2 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
A mitologia grega é composta de histórias de deuses que se assemelham aos seres humanos, tanto em aparência física quanto em sentimentos. Entre outras funções, tais histórias, transmitidas oralmente, de geração em geração, buscavam explicar a origem do universo, a fundação de uma polis ou um acontecimento extraordinário.
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Todos os dias, em uma maternidade, a enfermeira chefe anota o total de nascimentos. A cada 15 dias, ela calcula a média de nascimentos e encaminha para o diretor do hospital. No 14º dia, a média estava em 10 nascimentos por dia e, no dia seguinte, ela encaminhou a média de 9,8 nascimentos para o diretor.
Quantos nascimentos aconteceram no 15º dia?
- Matemática - Fundamental | 32. Medida de comprimento
Leia as informações e responda o que se pede.
Carmem está grávida. Ela quer saber qual será a estimativa da altura de seu filho com base na carga genética. Ela mede 175 cm e seu marido 186 cm. Faça o cálculo de acordo com o que está indicado na reportagem considerando que o bebê será:
a) um menino.
b) uma menina.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
TEXTO I
A PAPER PÃO é uma rede de franquias especializadas na publicidade e propaganda em sacos de pão, a mídia com melhor custo x benefício do mercado. Somos líderes na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Uma marca inovadora que preza pela satisfação e sucesso de seus franqueados.
As embalagens PAPER PÃO são de excelente qualidade, coloridas, feitas de papel Kraft, tinta à base de água e cola sem poliamida. Todas atóxicas, recicláveis e 100% biodegradáveis. Os sacos também são aprovados pela ANVISA. Somos amigos da natureza. Trabalhamos com embalagens de 2, 3 e 5k, o que proporciona maior possibilidade de faturamento ao franqueado.
O franqueado ganha com a venda dos anúncios. As embalagens são divididas por módulos, são espaços publicitários que podem ser vendidos para diferentes empresas.
Disponível em: https://www.paperpao.com.br. Acesso em: 18 maio 2021.
TEXTO II
Papel de Pão
Eu nem sei dizer o que senti
Quando eu acordei e não lhe vi
Confesso que chorei, não suportei a dor
É doloroso se perder um grande amor
Mais alucinado eu fiquei
Quando li o bilhete que encontrei
Estava escrito num papel de pão
Foi o que arrasou meu coração
Ainda me lembro bem
Estava escrito assim
Não me procure
Nosso amor chegou ao fim
Ao fim
[...]
FAGUNDES, C. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 18 maio. 2021.
Considerando-se a função que os sacos e os papéis de pão apresentam no anúncio e na canção, ambos os textos evidenciam a
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Os programas de prevenção à dengue não estão restritos a cidades brasileiras. No material elaborado sobre esse tema pelo Ministério da Saúde de El Salvador, país da América Central, objetiva-se