Sabrina estava estudando as tabuadas. Ela começou a escrever a tabuada do 4 e decidiu que, ao mesmo tempo, já anotaria as multiplicações e os produtos da tabuada do 8, pois sabe que estes correspondem ao dobro dos produtos da tabuada do 4.
Se 9 x 4 = 36, que cálculo Sabrina faria, então, para obter o produto de 9 x 8?
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor,
Leia o texto para o aluno acompanhar a leitura.
What does the farmer do on the farm?
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe as imagens abaixo:
Elas ilustram um brinquedo conhecido como pião, que roda ao redor de seu próprio eixo, assim como a Terra quando realiza o movimento de rotação. Sobre o movimento de rotação da Terra podemos afirmar que é responsável pela existência dos(as):
- Matemática - Fundamental | 03. Números Racionais
Fábio mede 1,80 m e sua irmã mede uma altura referente à altura de Fábio, elevado ao quadrado, com seu resultado subtraído por 1,64. Qual a altura da irmã de Fábio?
- História | 6. Idade Contemporânea
A vida na Terra passou por várias situações que levaram à extinção de inúmeras espécies. Em uma dessas situações, há cerca de 65 milhões de anos, os dinossauros desapareceram. Uma das razões para esse fato parece ter sido o choque de um asteroide com a superfície da Terra, tema explorado no filme Armageddon. Nesse filme, um asteroide encontrava-se em rota de colisão com a Terra à velocidade constante vast = 35.000 km • h-1. Quando, da Terra, se observou esse asteroide pela primeira vez, restavam 18 dias para o choque entre a Terra e o asteroide. Na narrativa do filme, a única solução foi enviar astronautas, em uma nave espacial, até a superfície do asteroide e, lá, detonar uma bomba nuclear para dividir o asteroide em diversas partes.
Suponha que a explosão da bomba nuclear tenha dividido o asteroide em duas partes iguais e que ela tenha ocorrido no ponto denominado barreira zero — dzero —, que depende da potência da bomba e determina o ponto mais próximo da Terra em que, sobre a trajetória do asteroide, a bomba ainda poderia ser detonada, de modo que as duas partes resultantes da explosão não causassem danos ao planeta, passando, da superfície terrestre, à distância h = 120.000 km, considerada a menor distância de segurança. Considere, também, que as duas partes do asteroide tenham traçado, após a explosão, trajetórias retilíneas formando um ângulo com a trajetória original do asteroide, conforme ilustrado na figura acima.
Considere, ainda, que o asteroide e as partes resultantes de sua explosão sejam partículas, com relação à Terra, que o raio da Terra — r — seja igual a 6.400 km e que a bomba tenha imposto às partes do asteroide apenas velocidades perpendiculares — vtrans — à trajetória original, conforme ilustrado na figura. Considere, também, que a relação entre a potência p da bomba, em megatons, e o ângulo , em radianos, estejam relacionados pela expressão .
Com base nas informações do texto, julgue o item, desprezando todos os efeitos de atração gravitacional entre a Terra e o asteroide.
No texto, expressões como astronautas e nave espacial remetem à realidade mundial pós-Segunda Guerra, quando EUA e União Soviética (URSS), na condição de superpotências, ampliaram o cenário da disputa pela hegemonia mundial, fazendo da corrida espacial um capítulo a mais da Guerra Fria.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com base nas informações do texto, faça o que se pede. a) Compare a produção cafeeira no Vale do Paraíba com a produção do Oeste Paulista. Qual a diferença entre o modo de produção do café nas fazendas das duas regiões?
b) Por que o desenvolvimento dos centros urbanos está ligado à expansão cafeeira ao longo do Brasil Império?