Tereza encomendou um bolo de aniversário, fez o pedido de um bolo médio. Logo, a vendedora lhe disse que um bolo médio mede aproximadamente 6 kg.
Quando Tereza foi buscar o bolo a vendedora pesou para conferir o peso e dar o valor do produto. O bolo pesou 5,5 kg, como o quilo do bolo é R$ 30 reais, então Tereza pagou:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base: A tira a seguir apresenta alguns tipos de fobias, dentre elas uma exótica. Sobre o conteúdo da tira, responda às questão.
Enunciado:
Em cada quadro da tira aparece um tipo de fobia. A palavra responsável por acentuar o medo que a personagem sente é o
- Ciências - Fundamental | 12. A Lua
(UCS) A Lua, corpo celeste mais próximo de nós, é o satélite natural da Terra. Ela executa três movimentos e apresenta quatro fases diferentes.
Biologia | 12.8 Impactos AmbientaisPara o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno - derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis em substituição às sacolas comuns.
Disponível em: http://epocanegocios.globo.com.Acesso em: 1 ago. 2012
A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à)
Língua Inglesa | 1.4 Reading StrategiesCatherine Fletcher, Tue 4 Feb 2020
The decision by a UK University to close history, modern languages and politics degrees in favour of more “careerfocused” courses has been widely criticised. The problem lies in reducing university education to what sells to employers. A society – and a world – urgently needs people who have the education to think about big issues, which aren’t only scientific or technological: they’re also about the ways that people have made, and continue to make, decisions. The humanities matter. And it matters that students from all backgrounds have the opportunity to join in these world-changing discussions.
Roger Brown, Mon 10 Feb 2020
Catherine Fletcher is completely correct to warn about the damage that current policies are doing to the humanities. But her warning comes much too late. As I and other scholars have shown, the problem started with a government green paper which declared that the fundamental purpose of higher education was to serve the economy. Until we recover the idea that higher education is as much about the public good as anything else, we will never be able to sustain the humanities as an essential component of a balanced curriculum. Unfortunately, there is very little sign that this has been grasped by any of our current policymakers.
(Adaptado de www.theguardian.com/education/2020/feb/10/humanities-are-notthe-right-courses-to-cut. Acessado em 22/05/2019.)
Os textos acima concordam quanto à identificação de um problema nos cursos universitários no Reino Unido, mas divergem quanto
Biologia | 8.3 Monera e BacteriosesMuitos microrganismos são agentes etiológicos de diversas doenças infecciosas e parasitárias em humanos. Observe o quadro a seguir e identifique seus respectivos agentes etiológicos.
Agente etiológico
Modo de transmissão
Sintoma
Profilaxia
I
A transmissão é fecal-oral e se dá por meio da água e de alimentos contaminados pelas fezes.
Diarreia volumosa, com fezes em “água de arroz”, que começa de repente, acompanhada de vômitos, cãibras e, raramente, de febre e dores abdominais.
Ingerir água fervida ou clorada; lavar bem as mãos e as frutas e verduras; não ingerir frutos do mar crus.
II
Ingestão de cistos presentes nas fezes do gato, que podem estar no solo ou no pelo do animal ou em carne crua ou malcozida.
Geralmente evolui sem sintomas; pode causar cegueira; em gestantes, pode passar para o feto, causando lesões no seu sistema nervoso.
Lavar as mãos ao lidar com animais ou com terra, utilizada por estes; só ingerir carnes bem cozidas.
III
Lesões na pele causadas por objetos contaminados, corte do cordão umbilical com instrumentos não esterilizados.
Dor de cabeça, febre e fortes contrações musculares, que provocam rigidez na nuca e na mandíbula.
Vacinar com reforço a cada 10 anos.
IV
Mordida de animal infectado, principalmente de cão e gato.
Alterações respiratórias, taquicardia; afeta o sistema nervoso central.
Vacinar cães e gatos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos agentes etiológicos.