Para o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno - derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis em substituição às sacolas comuns.
Disponível em: http://epocanegocios.globo.com.Acesso em: 1 ago. 2012
A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à)
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- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia os textos a seguir para responder adequadamente à questão. O texto 1, anúncio de uma loja de frutas e legumes, foi baseado no texto 2, cartaz promocional do filme O Auto da Compadecida, baseado em livro de mesmo nome, escrito por Ariano Suassuna. Texto 1 Disponível em: <http://www.hortifruti.com.br/campanhas/hollywood.html>. Acesso em: 15 out. 2013. Texto 2 Disponível em: <http://zip.net/bglbXw>. Acesso em: 15 out. 2013.
Enunciado:
Levando em conta os objetivos do texto publicitário, explique se o leitor entenderia o texto 1, mesmo se desconhecesse a existência do filme e do livro O Auto da Compadecida.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
(A) A cafeicultura está relacionada ao surgimento de novas relações de trabalho no país.
Você concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta.
(B) Como a Lei Eusébio de Queirós influenciou o surgimento de novas relações de trabalho?
(C) Getúlio Vargas adotou uma série de medidas para estimular a indústria nacional. Uma delas foi a criação de leis trabalhistas. Cite duas leis trabalhistas implantadas por Getúlio Vargas.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL
36. Texto base: [...] resultou da conjugação de três forças: uma parcela do Exército, fazendeiros do oeste paulista e representantes das classes médias urbanas que, para a obtenção dos seus desígnios, contaram indiretamente com o desprestígio da monarquia e o enfraquecimento das oligarquias tradicionais. COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República – Momentos decisivos. 7. ed. São Paulo: Unesp, 1999.
Enunciado:
A historiadora Emília Viotti está se referindo à:
- História | 1. Colônia
O ano de 1998 marca os quinhentos anos do Descobrimento do Brasil, pois, "Em 1498, D. Manuel ordenava que Duarte Pacheco Pereira navegasse pelo Mar Oceano, a partir das ilhas de Cabo Verde até o limite de 370 léguas [estipuladas pelo Tratado de Tordesilhas]. É esta a primeira viagem, efetivamente conhecida pelos portugueses, às costas do litoral norte do Brasil"
(FRANZEN, Beatriz. A presença portuguesa no Brasil antes de 1500. In: ESTUDOS LEOPOLDENSES. São Leopoldo: Unisinos, 1997. p. 95.).
Esse fato fez parte
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Una obra basada en fotografías de Sebastião Salgado recrea la tragedia de los refugiados
"En un rincón entre las hojas / dos niños me miraban. / Uno sujetaba una taza blanca. / El otro nada, / arrebujado / en una especie de manta. / No estaban asustados. / No estaban tristes. / No estaban interesados. / Simplemente me miraban". Una actriz recrea el instante en el que Sebastião Salgado prepara su cámara para retratar a dos niños tirados en un camino durante la Primera Guerra del Congo, en 1997, cuando miles de huérfanos vagaban por los campos de Zaire en busca de comida. Es una de las escenas centrales del espectáculo teatral Éxodos, inspirado en imágenes de refugiados, exiliados y migrantes captadas por el fotógrafo brasileño y recogidas después en su libro Éxodos.
La obra, que cuenta en tono poético el viaje de un grupo de niños que huyen de una guerra, irrumpe en un momento en el que fotografías muy parecidas a los que hizo Salgado hace 20 años se reproducen a diario en los periódicos. Ahora mismo hay 50 millones de personas desplazadas forzosamente de sus hogares.
Las fotografías de Salgado cobran vida en el escenario. Algunas fotos se proyectan, otras se ponen en movimiento y se transforman en escenas. "La atmósfera global del espectáculo parte del estudio minucioso de esas imágenes. Las miradas, la textura de la tierra, los muros rotos, los ladrillos, los refugios de plástico. Todo eso está recogido. Y también los objetos que las personas se llevan precipitadamente en los éxodos: las pequeñas maletas, las mantas, los juguetes... siempre hay un juguete", explica el director. El espectáculo se centra en los niños, "los más vulnerables y desprotegidos en las migraciones. Miles de ellos caminan solos, aferrados a un juguete que quizá sea su único vínculo con su pasado, en busca de un lugar donde haya paz".
Internet: elpais.com.es (con adaptaciones).
Basándose en las informaciones contenidas en el texto y en la imagen, juzgue los ítem siguiente.
El tema central de ambas obras, dramática y fotográfica, es un registro de refugiados a lo largo de veinte años.