Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(FUVEST 2008 1ª FASE) Um sistema de duas lentes, sendo uma convergente e outra divergente, ambas com distâncias focais iguais a 8 cm, é montado para projetar círculos luminosos sobre um anteparo. O diâmetro desses círculos pode ser alterado, variando-se a posição das lentes. Em uma dessas montagens, um feixe de luz, inicialmente de raios paralelos e 4 cm de diâmetro, incide sobre a lente convergente, separada da divergente por 8 cm, atingindo finalmente o anteparo, 8 cm adiante da divergente. Nessa montagem específica, o círculo luminoso formado no anteparo é melhor representado por
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O faraó era um governante com amplos poderes dentro do território egípcio. Graças aos poderes a ele investidos, poderia colocar a maioria da população sob o seu comando por meio do eficiente sistema de trabalho servil que organizava tal sociedade. Sendo o Estado o único proprietário de terras, o faraó era responsável pela condução das atividades agrícolas de toda nação. Além disso, também cabia a ele orientar quais seriam as obras públicas e demais construções a serem executadas pelos servos. Apesar de a autoridade faraônica ter visível presença no interior da sociedade egípcia, devemos frisar o importante papel desempenhado pelo corpo de auxiliares que apoiavam o faraó. Um grande conjunto de funcionários públicos, militares de alta patente, fiscais e escribas eram utilizados para que o faraó estivesse ciente de todas as informações necessárias para a condução de seu governo. Somente assim podemos compreender a sustentação desta forma de governo centralizada. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/farao.htm Acesso em: 18 de nov. 2016.
Enunciado:
a) No seu governo, o faraó precisa de um grande aparato burocrático. Transcreva o trecho que explica o significado de “aparato burocrático”.
b) “No Egito Antigo, o Estado era teocrático”. Explique a frase.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UFRGS) Em relação às macromoléculas que constituem a maioria dos seres vivos, é correto afirmar que
- Química | 2.8 Radioatividade
Em 1989, foi anunciada a realização em laboratório da assim chamada “fusão a frio”, um processo de fusão nuclear à temperatura ambiente realizada por meio de uma célula eletroquímica. Apesar do clamor inicial suscitado por esse resultado, experimentos sucessivos não conseguiram reproduzi-lo. De acordo com o que foi divulgado à época, núcleos de deutério ²H se fundiam por meio das reações:
²H+²H-> ³He + n + E1
²H+²H->³He + ¹H + E2
Para a situação apresentada, considere uma célula eletroquímica que possibilite o processo de fusão a frio gerando uma potência de 11,2 W. Na hipótese de que as duas reações aconteçam com a mesma frequência, conclui-se que os nêutrons liberados durante 1 segundo seriam:
Dados: E1≈3,0 MeV
E2≈4,0 MeV
1Ev = 1,6 x 10—19J
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Considere o diagrama a seguir
No diagrama, as letras A, B e C substituem, respectivamente,