(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO)
MILLENIUM GOALS
Disponível em: http://www.chris-alexander.co.uk/1191. Acesso em: 28 jul. 2010 (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem)
Definidas pelos países membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural, esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Texto base: Leia o texto a seguir.
- 21. Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do papa [...]
- 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. [...]
- 36. Qualquer cristão que está verdadeiramente contrito tem remissão plena tanto da pena como da culpa, que são suas dívidas, mesmo sem uma carta de indulgência. [...]
- 86. [...] Por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a dos ricos mais crassos, não constrói com seu próprio dinheiro ao menos esta Basílica de São Pedro, ao invés de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?
LUTERO, Martinho. Obras completas, v.1., Porto Alegre/São Leopoldo: Sinodal e Concórdia, 1987, p. 64-190. (Fragmento)
Enunciado:
- A) Explique o que eram as indulgências e por que Lutero as criticava.
- B) De acordo com Lutero, qual era a única forma de uma pessoa obter sua salvação?
- C) A partir da leitura destes artigos podemos afirmar que sua intenção real de Martinho Lutero era romper definitivamente com a Igreja Católica e com o Papa?
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar.
HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.
David Hume afirma que o conhecimento humano é formado a partir do(a)
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Em 2010, a NASA anunciou a descoberta de uma nova espécie de bactéria que no seu DNA apresenta ligações de arsênio ao invés de fósforo. O arsênio é um elemento químico fundamental para a vida, mesmo sendo extremamente venenoso. Apresenta três estados alotrópicos, é bom condutor de calor e péssimo condutor de eletricidade, reage com o cloro, com o enxofre, com o oxigênio, é altamente tóxico, volátil e insolúvel na água. Sobre o arsênio e o DNA, assinale a afirmação verdadeira.
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Considere as afirmações a seguir, referentes aos três processos de transferência de calor.
I. A radiação pode ser refletida pelo objeto que a recebe.
II. A condução ocorre pela propagação de oscilações dos constituintes de um meio material.
III. A convecção ocorre apenas em fluidos.
Quais estão corretas?
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Agosto 9
Día de Los Pueblos Indígenas
Rigoberta Menchú nació en Guatemala, cuatro siglos y medio después de la conquista de Pedro de Alvarado y cinco años después de la conquista de Dwight Eisenhower.
En 1982, cuando el ejército arrasó las montañas mayas, casi toda la familia de Rigoberta fue exterminada, y fue borrada del mapa la aldea donde su ombligo había sido enterrado para que echara raíz.
Diez años después, ella recibió el Premio Nobel de la Paz. Y declaró:
— Recibo este premio como un homenaje al pueblo maya, aunque llegue con quinientos años de demora.
Los mayas son gente de paciencia. Han sobrevivido a cinco siglos de carnicerías.
Ellos saben que el tiempo, como la araña, teje despacio.
GALEANO, E. Los hijos de los días. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2012.
A trajetória pessoal de Rigoberta Menchú se confunde com a da própria civilização maia. No texto, ressalta-se como característica desse povo o(a)