Somente em fins do século XIX, a escravidão foi oficialmente abolida no Brasil. Como nessa mesma época, as lavouras de café estavam se expandindo para novas áreas do país e os cafeicultores necessitavam de mais trabalhadores, era preciso encontrar uma outra fonte de mão de obra para substituir os escravos africanos.
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Interbits) Leia o texto a seguir.
A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio espacial a que a criança, particularmente, se destine.
Durkheim, Émile. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1972, p.41.
Tomando em consideração a definição acima, é correto afirmar que, para Durkheim:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
Leia o anúncio publicado numa revista pelo Ministério da Educação.
Disponível em: < www.mec.gov.br>. Acesso em: 12 out.2012.
Na campanha do Ministério da Educação, o produto anunciado são livros, ou seja, incentiva-se a leitura e, como se vê, o Menino Maluquinho, personagem do cartunista Ziraldo, foi convocado para ajudar. Redija um texto, justificando a escolha do personagem e apontando a validade da escolha.
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UNESP) A invasão
A divisão ciência/humanismo se reflete na maneira como as pessoas, hoje, encaram o computador. Resiste-se ao computador, e a toda a cultura cibernética, como uma forma de ser fiel ao livro e à palavra impressa. Mas o computador não eliminará o papel. Ao contrário do que se pensava há alguns anos, o computador não salvará as florestas. Aumentou o uso do papel em todo o mundo, e não apenas porque a cada novidade eletrônica lançada no mercado corresponde um manual de instrução, sem falar numa embalagem de papelão e num embrulho para presente. O computador estimula as pessoas a escreverem e imprimirem o que escrevem. Como hoje qualquer um pode ser seu próprio editor, paginador e ilustrador sem largar o mouse, a tentação de passar sua obra para o papel é quase irresistível.
Desconfio que o que salvará o livro será o supérfluo, o que não tem nada a ver com conteúdo ou conveniência. Até que lancem computadores com cheiro sintetizado, nada substituirá o cheiro de papel e tinta nas suas duas categorias inimitáveis, livro novo e livro velho. E nenhuma coleção de gravações ornamentará uma sala com o calor e a dignidade de uma estante de livros. A tudo que falta ao admirável mundo da informática, da cibernética, do virtual e do instantâneo acrescente-se isso: falta lombada. No fim, o livro deverá sua sobrevida à decoração de interiores.
(O Estado de S. Paulo, 31.05.2015.)
Em “falta lombada” (2º parágrafo), o cronista se utiliza, estilisticamente, de uma figura de linguagem que:
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(FGV-SP) Estes rios fazem parte da paisagem e do dia a dia do homem do Nordeste, servindo como fonte de água, áreas de recreação, cultivo de vegetais e criação de animais. O sertanejo apresenta estratégias de sobrevivência durante os períodos de estiagem, que são resultado direto de suas percepções sobre as variações no fluxo de água desses rios. Estes ambientes fazem parte da cultura do sertanejo sendo citados em sua produção artística por grandes escritores como Euclides da Cunha, João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.
(www.ecodebate.com.br/2012/09/03/reducao-de-apps-compromete-rios-e--biomas-brasileiros-entrevista-com-o-biologo-elvio-sergio-medeiros)
O texto faz referência a dois elementos naturais de grande importância na região Nordeste. São eles os rios
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A tela acima, de autoria de José Cândido Portinari, se refere ao trabalho dos brasileiros nas plantações de café, atividade econômica principal no Brasil durante a República Velha e a Era Vargas. Retire duas informações sobre esse trabalho e como foi representado pelo pintor.