Explique de que forma a descoberta do ouro, no final do século XVII, contribuiu para o povoamento do interior do território brasileiro.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As palavras são apenas pedras
Postas a atravessar a corrente de um rio,
Se estão ali é para que possamos chegar à outra margem,
A outra margem é o que importa.
José Saramago
A poesia é uma forma de expressar a subjetividade, revelar os sentimentos e emoções por parte de quem a escreve. É preciso que saibamos “mergulhar” nesta profunda sensação de nostalgia que só ela nos proporciona.
Mas será que todos os alunos estão preparados para se sentirem envolvidos neste clima de encantamento? Pode ser que não, pois os mesmos preferem trabalhar com a objetividade, com algo real. Estão adaptados à revolução tecnológica que tanto assola a sociedade atualmente, onde a razão cedeu lugar para a emoção, o Ter predominou sobre o Ser.
Diante disso, o professor de literatura, de forma específica, sente dificuldade em trabalhar o conteúdo, principalmente no que se refere à leitura de obras literárias e de textos poéticos.
Durante as aulas, ele precisa despertar o interesse por parte dos alunos, mostrar que a literatura é uma arte, e como tal, é repleta de beleza, de magia e encantamento. Ler poesias valorizando a pontuação, o timbre de voz e a entonação são práticas extremamente decisivas para a obtenção do resultado almejado.
Caso contrário, a leitura passa a não fazer sentido nenhum para o aluno, a essência não é absorvida.
Dentre as práticas pedagógicas a serem aplicadas, uma ótima sugestão é a realização de um sarau de poesias aberto a toda comunidade escolar, valorizando o cenário, a iluminação do ambiente, tudo isso regado a uma música ambiente, bem condizente com o momento.
Outra sugestão é a criação de um livro de poesias sob a autoria dos próprios alunos. Não deixando de enfatizar a questão da criatividade, por se tratar de um livro, as imagens e a construção da capa são bastante relevantes.
Estas e outras práticas de ensino contribuem para diversificar a questão do ensino e da aprendizagem, como também para aprimorar o nível de interação entre os alunos, melhorando a sociabilidade, e, sobretudo, elevando a autoestima dos mesmos, pois se sentem capazes de mostrar seu instinto criativo.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/a-arte-trabalhar-texto-poetico.htm
O texto acima é uma sugestão de atividade que visa despertar a criatividade e a sensibilidade, um olhar para as coisas mais sutis como é a poesia. Proponha aos alunos que pesquisem alguns autores como Mário Quintana, Rubem Alves, Thiago de Melo, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Martha Medeiros, Cecília Meireles, entre outros e levem para a sala de aula uma seleção das poesias que mais gostaram. Abra uma roda de discussão para que todos possam compartilhar as poesias escolhidas. Dê espaço para a discussão sobre o que for lido, para que quem quiser se manifeste a respeito do que gostou, porque gostou, com o que relaciona a poesia.
Depois desse exercício, sugira que cada aluno escolha uma poesia e busque, através de uma fotografia, ilustrá-la. Peça aos alunos que levem câmera fotográfica e acompanhe-os para buscarem a imagem que casa com a poesia escolhida, no próprio espaço da escola, caso o aluno queira, ele poderá também trazer de casa algum objeto que julgue necessário fotografar para a ilustração da poesia escolhida.
Depois dos trabalhos prontos, peça que cada aluno imprima a sua foto junto com o texto digitado em uma folha de papel branco, de gramatura 180. Reúna todas as folhas para encadernação, para a capa, sugira que algum aluno escreva alguma coisa sobre a proposta do trabalho, relatando o processo de construção e uma conclusão, coloque também o nome de todos os alunos participantes.
A seguir alguns exemplos:
"Olho o ovo com um só olhar. Imediatamente percebo que não se pode estar vendo um ovo apenas: ver o ovo é sempre hoje; mal vejo o ovo e já se torna ter visto um ovo, o mesmo, há três milênios. No próprio instante de se ver o ovo ele é a lembrança de um ovo. Só vê o ovo quem já o tiver visto... ver realmente o ovo é impossível: o ovo supervisível como há sons supersônicos que o ouvido já não ouve. Ninguém é capaz de ver o ovo... o ovo é uma coisa suspensa. Nunca pousou. quando pousa, não foi ele quem pousou, foi uma superfície que veio ficar embaixo do ovo... o ovo é uma exteriorização: ter uma casca é dar-se... o ovo expõe tudo."
[Clarice Lispector]
Fotografia: Alice Okawara
Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.
[Cecília Meireles]
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Resenha e Sinopse
Leia o texto e responda.
Cem Dias Entre Céu e Mar
Amyr Klink.
Editora: Companhia Das Letras.
O navegador que atravessou o Atlântico num minúsculo barco a remo faz o relato de sua assombrosa façanha, dos preparativos cuidadosos até os embates com ondas gigantescas e a chegada triunfal ao litoral brasileiro.
Navegando ao lado dos peixes, entretendo conversas com gaivotas e tubarões, remando no meio de uma creche de baleias, Cem dias entre céu e mar é o relato de uma travessia absolutamente incomum: mais de 3 500 milhas (cerca de 6 500 quilômetros) desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo. Verdadeira odisseia moderna, neste livro Amyr Klink transporta o leitor para a superfície ora cinzenta, ora azulada do Atlântico Sul, tornando-o cúmplice de suas alegrias e seus temores, ao mesmo tempo em que narra, passo a passo, os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram a extraordinária viagem.
Disponível em: <www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=80002>.
Assinale o trecho que contém uma opinião do autor da resenha:
- Química | 2.6 Eletroquímica
A aplicação de campo elétrico entre dois eletrodos é um recurso eficaz para separação de compostos iônicos. Sob o efeito do campo elétrico, os íons são atraídos para os eletrodos de carga oposta.
Considere o processo de dissolução de sulfato ferroso em água, no qual ocorre a dissociação desse sal.
Após esse processo, ao se aplicar um campo elétrico, o seguinte íon salino irá migrar no sentido do polo positivo:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
CERCA DE 100 MILHÕES DE MENINAS TRABALHAM AO INVÉS DE ESTUDAR
Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, atualmente, cerca de 100 milhões de meninas trabalham, em todo o mundo.
Com relação ao trabalho infantil, as meninas são sempre mais prejudicadas que os meninos. Por isso, a organização decidiu dedicar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deste ano --realizado no dia 12 de junho-- às meninas, que são a maioria dos menores que se dedicam ao trabalho doméstico (em casa ou fora) e à agricultura. Entre os 5 e os 11 anos, há mais meninas que trabalham que meninos. As meninas trabalham em funções mais perigosas e, além disso, trabalham mais horas que os meninos.
Comparadas com os meninos, as meninas abandonam a escola mais frequentemente. Quando as famílias se afundam cada vez mais na pobreza e têm que escolher entre enviar seus filhos ou suas filhas à escola, são as meninas que saem perdendo. No mundo, cerca 75 milhões de crianças não estão na escola. Delas, mais da metade são meninas.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u579361.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
A reportagem mostra que há diferenças entre meninos e meninas que trabalham. Escreva as diferenças apontadas pelo texto entre meninos e meninas que trabalham
- Geografia | 2. Cartografia
A escala cartográfica que se apresenta sob a forma de um segmento de reta graduado é denominada Escala