Observe o cartaz do Ministério da Saúde.
O cartaz faz campanha contra um mosquito porque ele
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 15.1. O ar
O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo liberado para o espaço.
A principal causa desse problema ambiental é:
- Ciências - Fundamental | 1.2 O Corpo Humano e os Sentidos
Vocês sabiam que nosso corpo tem cinco sentidos? Cada um deles é muito importante para nos ajudar a perceber o mundo à nossa volta. Os órgãos dos sentidos são partes do nosso corpo que nos permitem receber informações do ambiente, como a luz, o som, o cheiro, o sabor e a textura dos objetos.
Cite três atividades do seu dia a dia que dependem do sentido da visão.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Reconhecer instrumentos de medida e relacioná-los às grandezas físicas a que se destinam
As grandezas físicas que podem ser medidas com estes instrumentos de medida são
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
[...] Melhor, se arrepare: pois num chão, e com igual formato de ramos e folhas, não dá mandioca mansa, que se come comum, e a mandioca-brava, que mata? Agora, o senhor já viu uma estranhez? A mandioca doce pode de repente virar azangada - motivos não sei; às vezes se diz que é por replantada no terreno sempre, com mudas seguidas, de manaíbas - vai em amargando, de tanto em tanto, de si mesma toma peçonhas. E, ora veja: a outra, a mandioca-brava, também é que às vezes pode ficar mansa, a esmo, de se comer sem nenhum mal. [...] Arre, ele (o demo) está misturado em tudo.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Na obra de Guimarães Rosa, destaca-se o aspecto subjetivo no contorno dos elementos dos sertões descritos. Nesse fragmento, o narrador empresta à descrição das mandiocas uma expressividade apoiada na
- Química | 2.3 Termoquímica
Na mitocôndria, ocorre o processo final das vias de degradação oxidativa, chamado de cadeia de transporte de elétrons. Nesse processo, os elétrons provindos do NADH e FADH2 são transportados por complexos proteicos dispostos espacial e energeticamente, de modo que formem um gradiente de energia livre, em que o fluxo de elétrons vai do componente de maior energia livre para o de menor. O receptor final dos elétrons é a molécula de oxigênio, que é convertida em água. O potencial redox está relacionado com a energia livre através da relação ΔG = nF(-ΔE), em que ΔG é a variação de energia livre, ΔE é a variação de potencial, n é número de elétrons e F é a constante de Faraday. Na tabela abaixo, são fornecidos alguns componentes presentes na cadeia de transporte de elétrons e os respectivos valores de potencial de redução.
Respeitando o gradiente de energia livre, o fluxo de elétrons deve percorrer a sequência mostrada em: