Todos nós devemos ficar atentos quando circulamos pelas ruas e avenidas. Com a colaboração de todos o trânsito ficará mais seguro e evitaremos muitos problemas.
Veja na imagem a seguir como Tiago está atravessando a rua.
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-meios-de-transporte/meios-de-transporte-17.php. Acesso em 08/12/2011.
A atitude de Tiago ao atravessar a rua está certa ou errada? Justifique a sua resposta.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
A imagem a seguir mostra uma técnica usada na produção de alimentos.
Disponível em: http://goo.gl/2M7IEy. Acesso em: 16 abr. 2015.
Essa técnica é importante na produção de alimento pois
- Arte | 2. Pré-História
Pintura Rupestre.
Disponível em: http://www.fashionbubble2.com/wp-content/uploads/2008/12/cena-de-caca-pre-historica.jpg. Acesso em 2/maio/2009.
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).
Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. Disponível em: <http://loja.ligahq.com.br/niquel-nausea-siga-seus-instintos.html>. Acesso em: 31 out.2014.
Enunciado:
O diálogo intertextual na tirinha se estabelece por meio
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a tirinha a seguir para responder à questão.
Disponível em: <itibancomics.wordpress.com>. Acesso em: 29 set. 2013.
Os textos de cada quadrinho pretendem transmitir uma situação comunicativa entre pai e filho. Explique o recurso utilizado pelo autor, no último quadrinho, para mostrar a exasperação do pai diante do que Calvin pode ter feito.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Leia a música a seguir.
É preciso saber viver Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver! Titãs. Disponível em: <http://www.kboing.com.br/titas/1-48872/>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Enunciado:
O título e o refrão da música são os mesmos: É preciso saber viver.
A oração destacada é uma oração subordinada substantiva reduzida de infinitivo. De acordo com a função que exerce no período, ela é classificada como: