O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.
Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 03. Energia Térmica, Vida e Novos Materiais
Texto base: 11106747
Texto para a questão: A Revolução Industrial foi um período de grande transformação econômica e social que aconteceu na Europa entre os séculos XVIII e XIX. Uma das principais causas dessa revolução foi o desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias, em especial das máquinas térmicas. As máquinas a vapor foram criadas a partir do estudo e compreensão das leis termodinâmicas e do processo de transformação de energia. Com a invenção dessas máquinas, a produção em massa de bens se tornou possível, o que acelerou o desenvolvimento industrial e econômico em todo o mundo. Hoje em dia, as máquinas térmicas continuam sendo utilizadas em diversas áreas da indústria, da geração de energia elétrica à produção de alimentos.
Enunciado:
Durante a revolução industrial, as máquinas térmicas foram fundamentais para o aumento da produção nas indústrias. Essas máquinas são movidas por combustíveis, que podem ser de diferentes tipos. João é um estudante curioso e, ao visitar uma fábrica, perguntou ao engenheiro responsável sobre os combustíveis utilizados nas máquinas térmicas. O engenheiro explicou que, naquela fábrica, as máquinas eram movidas principalmente por um combustível fóssil derivado do petróleo, que é formado pela decomposição de restos de organismos marinhos, como algas e plâncton, que se acumularam no fundo do mar ao longo de milhões de anos.
Qual é o combustível fóssil utilizado nas máquinas térmicas da fábrica?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Analiza la imagen a seguir: Disponible en: <http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=ekaterinachatski.com>. Acceso el: 05 abr. 2015.
Enunciado:
A) ¿Cuál es el género textual de la imagen?
B) ¿De qué trata la imagen
- Biologia | 12.6 Populações
Leia o texto a seguir:
Com base em análises estatísticas, genéticas e em modelos evolutivos, Mauro Galetti (UNESP) e sua equipe estudaram uma palmeira – palmito-juçara (Euterpe edulis) – importante fonte de alimento para mais de 50 espécies de aves da Mata Atlântica, como papagaios, sabiás e tucanos, que se alimentam de seus frutos, além de ter importância econômica. Para isso, coletaram nove mil sementes de 22 populações da palmeira espalhadas ao longo da costa sudeste do Brasil. Ao combinarem todos esses dados, os pesquisadores verificaram que, em locais onde as aves de maior porte haviam sido extintas há mais de 50 anos, tanto pela caça predatória quanto pelo desmatamento, as populações das palmeiras produziam apenas frutos pequenos, enquanto em áreas de floresta mais conservada e com quantidade de aves suficiente para desempenhar sua função ecológica de dispersão de sementes, as palmeiras produziam frutos de tamanhos mais variados, com sementes pequenas e grandes.
História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil. Leia os textos.
Texto I
[...] e como os imperialistas, esses monstros sem entranhas, porque não lhes interessa mais que a quantidade de ouro que puderem acumular dia a dia, mês a mês e ano a ano; porque a nenhum imperialista, a nenhum capitalista, a nenhum explorador lhe interessa outra coisa, [...] não lhe interessa nem lhe interessará jamais outra coisa que seu proveito, seu próprio benefício.
Discurso de Fidel Castro na Universidade de Havana em 13 de março de 1963.
Disponível em: <www.cuba.cu/gobierno/discursos/1963/esp/f130363e.html>. Acesso em: 30 maio 2017.
Texto II
Agora, a trombeta nos conclama novamente – não um chamado para empunhar as armas, embora delas precisemos; não um chamado para a batalha, embora estejamos entrincheirados – mas um chamado para suportar o peso de uma longa e incerta luta, ano após ano, “regozijando-nos na esperança, paciente nas tribulações” – uma luta contra os inimigos comuns do homem: a tirania, a pobreza, a doença e a própria guerra.
Discurso de posse de John Fitzgerald Kennedy em 20 de janeiro de 1961. Disponível em: <www.jfklibrary.org/JFK/Historic-Speeches/Multilingual-Inaugural-Address/Multilingual-Inaugural-Address-in-Brazilian-Portuguese.aspx>. Acesso em: 30 maio 2017.
Os dois discursos exemplificam bem a polarização política da Guerra Fria, porque mostram
Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico DefinidoLeia o poema a seguir e responda a questão.
Vou-me embora vou-me embora
Vou-me embora pra Belém
Vou colher cravos e rosas
Volto a semana que vem
Vou-me embora paz na terra
Paz da terra repartida
Uns têm terra muita terra
Outros nem pra uma dormida
Não tenho onde cair morto
Fiz gorar a inteligência
Vou reentrar no meu povo
Reprincipiar minha ciência
Vou-me embora vou-me embora
Volto semana que vem
Quando eu voltar minha terra
Será dela ou de ninguém.
(AGUIAR, Vera (org.). Poesia Fora da Estante. Porto Alegre: Editora Projeto, 2007. p. 17)
Observe alguns versos do poema de Mário Quintana:
Volto a semana que vem
Não tenho onde cair morto
Os pronomes relativos em destaque cumprem sintaticamente a função de