. Leia os textos.
Texto I
[...] e como os imperialistas, esses monstros sem entranhas, porque não lhes interessa mais que a quantidade de ouro que puderem acumular dia a dia, mês a mês e ano a ano; porque a nenhum imperialista, a nenhum capitalista, a nenhum explorador lhe interessa outra coisa, [...] não lhe interessa nem lhe interessará jamais outra coisa que seu proveito, seu próprio benefício.
Discurso de Fidel Castro na Universidade de Havana em 13 de março de 1963.
Disponível em: <www.cuba.cu/gobierno/discursos/1963/esp/f130363e.html>. Acesso em: 30 maio 2017.
Texto II
Agora, a trombeta nos conclama novamente – não um chamado para empunhar as armas, embora delas precisemos; não um chamado para a batalha, embora estejamos entrincheirados – mas um chamado para suportar o peso de uma longa e incerta luta, ano após ano, “regozijando-nos na esperança, paciente nas tribulações” – uma luta contra os inimigos comuns do homem: a tirania, a pobreza, a doença e a própria guerra.
Discurso de posse de John Fitzgerald Kennedy em 20 de janeiro de 1961. Disponível em: <www.jfklibrary.org/JFK/Historic-Speeches/Multilingual-Inaugural-Address/Multilingual-Inaugural-Address-in-Brazilian-Portuguese.aspx>. Acesso em: 30 maio 2017.
Os dois discursos exemplificam bem a polarização política da Guerra Fria, porque mostram