ZIEGLER, M.F. Energia Sustentável. Revista IstoÉ. 28 abr. 2010. (Foto: Reprodução/Enem)
A fonte de energia representada na figura, considerada uma das mais limpas e sustentáveis do mundo, é extraída do calor gerado
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
No ar que respiramos existem os chamados “gases inertes”. Trazem curiosos nomes gregos, que significam “o Novo”, “o Oculto”, “o Inativo”. E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por esse motivo ficaram sem ser observados durante séculos: só em 1962 um químico, depois de longos e engenhosos esforços, conseguiu forçar “o Estrangeiro” (o xenônio) a combinar-se fugazmente com o flúor ávido e vivaz, e a façanha pareceu tão extraordinária que lhe foi conferido o Prêmio Nobel.
LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,1994 (adaptado).
Qual propriedade do flúor justifica sua escolha como reagente para o processo mencionado?
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que: - Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Ângulo é um conceito matemático que pertence especificamente a uma de suas disciplinas, a geometria. É a união de duas linhas cuja origem é compartilhada. Desta forma, um ângulo está formado por dois lados que o formam e por sua origem ou vértice, isto é, o ponto de união.
Em sua denominação se costuma usar letras maiúsculas. Assim, o ângulo AOB é formado pelo vértice A e vértice B, sendo O a origem de A e B.
Disponível em: <https://conceitos.com/angulo/>. Acesso em: 30 dez. 2018.
Disponível em: <https://pt.dreamstime.com/ilustra%C3%A7%C3%A3o-stock-%C3%ADcones-dos-%C3%A2ngulos-ajustados-no-fundo-branco-vetor-image92474806>. Acesso em: 30 dez. 2018.
Analise as afirmativa:
- Dois ângulos que possuem o mesmo vértice, um lado comum e nenhum ponto interno comum são denominados ângulos adjacentes.
- Quando a soma das medidas de dois ângulos é igual a 90°, eles são chamados de ângulos complementares.
- Quando a soma das medidas de dois ângulos é igual a 180°, eles são chamados de ângulos suplementares.
- O ângulo de 180º é chamado de ângulo raso.
Com base nas afirmativas acima, marque a opção correta:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El eclipse
Cuando Fray Bartolomé Arrazola se sentió perdido aceptó que ya nada podría salvarlo. La selva poderosa de Guatemala lo había apresado, implacable y definitiva. Ante su ignorancia topográfica se sentó con tranquilidad a esperar la muerte. Al despertar se encontró rodeado por un grupo de indígenas de rostro impasible que se disponía a sacrificarlo ante un altar, un altar que a Bartolomé le pareció como el lecho en que descansaría, al fin, de sus temores, de su destino, de sí mismo. Tres años en el país le habían conferido un mediano dominio de las lenguas nativas. Intentó algo. Dijo algunas palabras que fueron comprendidas. Entonces floreció en él una idea que tuvo por digna de su talento y de su cultura universal y de su arduo conocimiento de Aristóteles. Recordó que para ese día se esperaba un eclipse total de sol. Y dispuso, en lo más íntimo, valerse de aquel conocimiento para engañar a sus opresores y salvar la vida. – Si me matáis – les dijo – puedo hacer que el sol se oscurezca en su altura. Los indígenas lo miraron fijamente y Bartolomé sorprendió la incredulidad en sus ojos. Vio que se produjo un pequeño consejo, y esperó confiado, no sin cierto desdén. Dos horas después el corazón de Fray Bartolomé Arrazola chorreaba su sangre vehemente sobre la piedra de los sacrifícios (brillante bajo la opaca luz de un sol eclipsado), mientras uno de los indígenas recitaba sin ninguna inflexión de voz, sin prisa, una por una las infinitas fechas en que se producirían eclipses solares y lunares, que los atrónomos de la comunidad maya habían previsto y anotado en sus códices sin la valiosa ayuda de Aristóteles.
Monterroso, A. Obras completas y otros cuentos. Bogotá: Norma, 1994 (adaptado).
No texto, confrontam-se duas visões de mundo: a da cultura ocidental, representada por Frei Bartolomé Arrazola, e a da mítica pré-hispânica, representada pela comunidade indígena maia. Segundo a narrativa,
- Biologia | 10.5 Cordados
Observe o lagarto a seguir.
Nessa situação, o benefício conseguido por esse animal é a