O sapo é um anfíbio que passa por um processo de metamorfose em seu ciclo de vida. Durante essa transformação, o animal sofre mudanças significativas em sua estrutura corporal. Qual das seguintes alternativas descreve uma característica da metamorfose de sapos?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A matéria orgânica do lixo pode ser utilizada na produção de biogás, mistura gasosa em que o principal componente é o gás metano. O biogás é liberado a partir do metabolismo de microrganismos e pode ser aproveitado como combustível e na geração de eletricidade.
- A) Indique a fórmula química do gás metano.
- B) Explique a vantagem da utilização do gás metano como fonte de energia.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FUVEST 2015 1ª FASE) No desenvolvimento do sistema amortecedor de queda de um elevador de massa m, o engenheiro projetista impõe que a mola deve se contrair de um valor máximo d, quando o elevador cai, a partir do repouso, de uma altura h, como ilustrado na figura ao lado.
Para que a exigência do projetista seja satisfeita, a mola a ser empregada deve ter constante elástica dada por
Note e adote:
- forças dissipativas devem ser ignoradas; a aceleração local da gravidade é g
- Inglês - Fundamental | 09. Numbers and Time (Números e Horas)
Choose the correct response to fill in the blanks.
13, 14, _____, 16, 17, _____, 19, 20
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
1 – Acredito que este encontro com Vinícius poderia acontecer de muitas formas. O filme Vinícius seria excelente. Considero apenas que uma avaliação, quanto à maturidade da turma, seja feita pelo professor para manter seu interesse por todo o tempo do filme, então, uma seleção de cenas pode ser a melhor opção.
2 – A partir do filme, os alunos poderão conhecer um pouco da poesia e Vinícius, seus conflitos, suas músicas.
3 – Sendo assim, acredito que será surpreendente para os alunos descobrir que aquele poeta também trabalhou para crianças nos CDs Arca de Noé 1 e 2.
4 – O CD é uma possibilidade infinita para o trabalho com artes. Desde a possibilidade do teatro bem como as artes visuais. É importante reforçar que se trata de um clássico.
5 – Comece perguntando se os alunos conhecem estes CDs, se alguém tem em casa e pode trazer para mostrar para a turma. (Você professor já deverá ter conseguido o seu, é claro!) Entrevistas poderão ser feitas com pessoas conhecidas, convidando-as para se lembrar de algumas músicas.
6 – Esta aula, então, poderá ser feita de audição musical seguida das letras para as crianças acompanharem o CD. Uma brincadeira pode ser feita, do tipo: começa uma música e uma votação decide se ela será ouvida na totalidade ou não, e assim por diante. O resultado das entrevistas também poderá ser relatado aqui.
7 – Sugiro: A arca de Noé, O gato, A porta, A foca, O pinguin, A casa, Aula de piano, Girassol, O ar, A galinha d´angola.
8 – Então o professor poderá chamar atenção para o modo como a capa dos discos foi feita, propor que as crianças escolham uma das músicas ouvidas e façam uma capa de CD no padrão da capa original, seguindo como inspiração a música escolhida.
Referências:
Filme: Vinícius com direção de Miguel Faria Junior – 2005
Sobre Vinícius:
No youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=ORvRwYEykQE&feature=player_embedded#! – A casa
http://www.youtube.com/watch?v=9wZZixGDktA&NR=1 – A arca de noé
Obs.: Conforme a maturidade da turma, estes desenhos poderão ser feitos no Paint no computador, impressos coloridos em transparências e apresentados na sala com um ou mais projetores. Tudo poderá ser filmado, desde as aulas até o desenhar no computador, enfim até a apresentação final. Que belo documentário para uma reunião de pais.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
De acordo com as leis brasileiras, as crianças: